Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 487/75, de 4 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Permite a integração dos requisitados ao Comissariado do Desemprego em lugares dos quadros dos organismos em que prestam serviço.

Texto do documento

Decreto-Lei 487/75

de 4 de Setembro

Ao abrigo do Decreto 21699, de 19 de Setembro de 1932, encontra-se colocado em diversos departamentos da administração pública pessoal requisitado ao Comissariado do Desemprego em regime de comparticipação, o qual vem sendo utilizado em serviços de carácter permanente.

Esta situação carece de ser revista dado que estes subsidiados só são de recrutar para trabalhos de curta duração e não para suprir as deficiências dos quadros normais de pessoal.

Entende o Governo oportuno efectuar esta revisão, facilitando aos indivíduos que se encontram na situação acima referida há mais de dois anos e com boas informações de serviço o ingresso nos quadros ou além deles dos organismos onde estão colocados, em lugares de categoria correspondente às funções que exercem, com dispensa dos requisitos legais de admissão.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 3.º, n.º 1, alínea 3), da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

ARTIGO 1.º

(Integração)

1. Os indivíduos requisitados ao Comissariado do Desemprego, em regime de comparticipação, nos termos dos artigos 54.º a 85.º do Decreto 21699, de 19 de Setembro de 1932, que prestem serviço em quaisquer departamentos da administração pública directamente dependentes do Estado ou das autarquias locais ou, ainda, em serviços autónomos, há mais de dois anos e com boas informações de serviço, poderão ser integrados, independentemente do limite de idade estabelecido para ingresso na função pública, em lugares dos quadros desses organismos, de categoria correspondente às funções que exercem, desde que possuam as habilitações literárias legalmente fixadas para provimento nos mesmos.

2. Os indivíduos requisitados ao Comissariado do Desemprego, em regime de comparticipação nos termos dos mesmos preceitos, que não se encontram nas condições previstas no número anterior, serão contratados ou assalariados além dos quadros, em categorias correspondentes às funções que exercem, pelos organismos em que prestem serviço, com dispensa dos requisitos legais estabelecidos.

ARTIGO 2.º

(Processo de integração)

A integração a que se refere o artigo anterior efectuar-se-á através de mera publicação de listas no Diário do Governo, com dispensa de mais formalidades, inclusive o visto do Tribunal de Contas, salvo a anotação neste organismo, quando for caso disso.

ARTIGO 3.º

(Situação jurídica)

Os servidores, após integração a que se referem os artigos anteriores, adquirirão a qualidade de funcionários públicos ou administrativos, consoante as hipóteses, passando a ser titulares do complexo de direitos, deveres e incompatibilidades inerentes a tal situação.

ARTIGO 4.º

(Entrada em vigor)

Este diploma entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - Alfredo António Cândido de Moura - José Joaquim Fragoso - José Inácio da Costa Martins.

Promulgado em 27 de Agosto de 1975.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/09/04/plain-223947.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/223947.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1932-09-30 - Decreto 21699 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações - Gabinete do Ministro

    Cria junto do Ministério das Obras Públicas e Comunicações o Comissariado do Desemprego, de funcionamento e administração autónomos. Face à crise de desemprego é criado um sistema de comparticipação nos ordenados dos trabalhadores que venham a ser contratados quer por empresas particulares quer públicas. Cabe ainda ao comissariado organizar o registo dos desempregados, receber as verbas destinadas ao fundo de desemprego e promover a colocação dos desempregados.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda