Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 672/75, de 15 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Determina que seja exercida pelo Banco de Portugal a competência atribuída ao extinto Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias pela alínea a) do n.º 2 da cláusula 139.ª do contrato colectivo de trabalho em vigor para a actividade bancária.

Texto do documento

Portaria 672/75

de 15 de Novembro

O contrato colectivo de trabalho dos empregados bancários, aprovado por decisão arbitral de 6 de Julho de 1973, publicado no Boletim do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, de 22 do referido mês, dispõe, nas alíneas a) e b) do n.º 2 da sua cláusula 139.ª, que ao Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias incumbirá:

a) Pagar aos beneficiários as mensalidades e subsídios cujo pagamento, nos casos de cessação de actividade, manifesta falta de recursos ou falência, não possa comprovadamente ser efectuado pelo respectivo estabelecimento bancário;

b) Repartir esse encargo pelos demais estabelecimentos bancários, proporcionalmente ao número total dos empregados pertencentes a cada um dos estabelecimentos.

Considerando, porém, que o Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias foi extinto pelo Decreto-Lei 296/75, de 19 de Junho, devendo a respectiva liquidação processar-se até 31 de Dezembro de 1975, cumpre-me determinar quais as entidades que, respectivamente, sucederão ao Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias no pagamento das mensalidades de invalidez e sobrevivência que lhe estão convencionalmente cometidas e na repartição anual pelas instituições bancárias existentes do correspondente encargo.

Considerando ainda que compete, por um lado, ao Ministério das Finanças, através da Secretaria de Estado do Tesouro, a coordenação e orientação superior do sistema nacional de crédito e, por outro, ao Banco de Portugal a centralização da generalidade das atribuições e actividades de interesse comum da banca até agora desenvolvidas pelo Grémio, afigura-se correcto cometer ao primeiro a competência prevista na alínea b) do n.º 2 da cláusula 139.ª do contrato colectivo vigente e ao segundo a estabelecida na alínea a) do mesmo número e cláusula.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Trabalho e do Tesouro, ouvidos os Sindicatos dos Empregados Bancários de Lisboa, Porto e Coimbra, e ao abrigo do artigo 26.º do Decreto-Lei 49212, de 28 de Agosto de 1969:

1. Passará a ser exercida pelo Banco de Portugal a competência atribuída ao extinto Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias pela alínea a) do n.º 2 da cláusula 139.ª do contrato colectivo de trabalho em vigor para a actividade bancária.

2. O Ministério das Finanças, através de despacho do Secretário de Estado do Tesouro, fixará, anualmente, sob proposta do Banco de Portugal, a repartição do encargo decorrente da execução do n.º 1, nos termos estabelecidos na alínea b) do n.º 2 da referida cláusula 139.ª 3. O Banco de Portugal, nos termos do n.º 1, assegurará o cumprimento do disposto na alínea a) do n.º 2 da cláusula 139.ª do contrato colectivo, relativamente aos actuais beneficiários de mensalidades de invalidez e sobrevivência a cargo do extinto Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias.

4. Na concretização do preceituado no número anterior, o Banco de Portugal pagará aos seguintes pensionistas do extinto Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias treze mensalidades anuais, no valor, respectivamente, de:

Emílio da Conceição Caetano, reformado do extinto Banco do Comércio e do Ultramar, 5500$00.

José Maria da Costa Tavares Pacheco, reformado do extinto Banco Agrícola de S.

Miguel, 4295$00.

Gilda Rita Brandão Cardoso de Sousa Mello, viúva de um antigo empregado do extinto Banco Agrícola de S. Miguel, 3000$00.

Dr. Francisco Bruno de Miranda Barbosa, secretário-geral, aposentado, do extinto Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias, 13560$00.

5. A presente portaria entra imediatamente em vigor.

Ministérios das Finanças e do Trabalho, 6 de Novembro de 1975. - O Secretário de Estado do Tesouro, Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva. - O Secretário de Estado do Trabalho, Francisco Manuel Marcelo Monteiro Curto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/11/15/plain-223440.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/223440.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-08-28 - Decreto-Lei 49212 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Direcção-Geral do Trabalho e Corporações

    Regula e uniformiza a estrutura das convenções colectivas de trabalho e a forma da sua elaboração e publicação - Estabelece os princípios que devem reger os respectivos contratos e acordos.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-19 - Decreto-Lei 296/75 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Extingue, entrando imediatamente em fase de liquidação, o Grémio Nacional dos Bancos e Casas Bancárias.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda