Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 535/2004, de 3 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 535/2004. - Louvo o tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes pelos importantes e destacados serviços que tem vindo a prestar à instituição e ao País, na qualidade de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana.

Possuidor de um currículo ímpar, revelador de uma brilhante carreira, e detentor de qualidades profissionais e pessoais excepcionais, vem desempenhando a nobre e complexa tarefa de conduzir a actividade da GNR em prol do mais elevado interesse público e dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e das instituições democráticas. Tem vindo a fazê-lo com irrepreensível lealdade, inexcedível sentido de missão, empenho e competência profissional e com extrema inteligência, persistência e alcance, sempre em prossecução dos superiores desígnios da instituição.

Coube-lhe iniciar a sua missão num período particularmente sensível, marcado por exigências inadiáveis de alteração da estrutura e organização interna e, simultaneamente, pela necessidade de assegurar e reforçar a actuação da Guarda no contexto nacional e internacional, desafio que tem vindo a enfrentar com discernimento e notável capacidade de análise e de acção.

Pessoa de elevadíssima cultura e craveira intelectual, oficial general de perfil e conduta exemplar, gestor público de reconhecido mérito, detentor de extraordinárias capacidades de liderança, comando e direcção, amplamente reconhecidas por todos aqueles que com ele têm o privilégio de trabalhar e bem patentes nos prestigiantes cargos que já desempenhou, soube o tenente-geral Carlos Manuel Mourato Nunes desenvolver na GNR um modelo de gestão eficiente e eficaz, imprimindo uma dinâmica de modernidade, propiciadora de um clima de motivação e confiança, bem reflectido no evidente mérito das actuações desta força de segurança, grangeando reconhecimento generalizado.

Detentor de uma visão clara, esclarecida e estratégica, também no quadro da actuação da Guarda no âmbito do Euro 2004, soube promover uma abordagem rigorosa na avaliação dos diversos riscos e ameaças, meticulosa no planeamento e equilibrada, oportuna e eficaz na intervenção, em perfeito entendimento do papel da instituição num quadro de cooperação alargada, evidenciando uma conduta pautada por objectivos de excelência profissional e bem servir, que em muito dignificaram e prestigiaram a Guarda e o País.

Militar dotado de elevados dotes de carácter, lealdade, espírito de sacrifício e disciplina, o tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes detém amplas qualidades humanas, uma irrepreensível cultura de responsabilidade e um profundo sentido de Estado, referenciando-se como ilustre servidor do seu País, sendo assim credor de que os serviços prestados à causa pública sejam qualificados como extraordinários, relevantes e distintíssimos.

Assim, ao abrigo dos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de Maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar com a medalha de ouro de serviços distintos de segurança pública o tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes.

12 de Julho de 2004. - O Ministro da Administração Interna, António Jorge de Figueiredo Lopes.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2234295.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda