A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 41/77, de 16 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 39672, de 20 de Maio de 1954 , que aprovou o Código da Estrada, no referente à aprendizagem nas vias públicas da condução de veículos automóveis.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 41/77

de 16 de Junho

A saturação dos serviços das Direcções e Secções de Viação, embora resulte fundamentalmente do anacronismo de certos meios utilizados, cuja superação só se verificará com o recurso à informática, assenta também em exageros burocráticos que se afiguram caducos e passíveis de correcção.

Pelo presente diploma pretende simplificar-se o que diz respeito à licença de aprendizagem da condução, documento actualmente passado caso a caso e que se limita a comprovar que o instruendo apresentou um atestado médico-sanitário e possui a idade mínima exigida na lei.

A alteração, agora promovida, do artigo 51.º do Código da Estrada traduz-se numa permissão genérica da aprendizagem da condução, desde que o instruendo ande munido com o atestado médico-sanitário e faça prova da satisfação do requisito de idade, dispensando-se a passagem do documento, que mais não era que uma redundância estéril, e transferindo-se, como consequência lógica, o pagamento da taxa devida para o momento em que é requerido o exame.

Com esta medida ficarão mais desafogados os serviços e dela beneficiará a generalidade do público, uma vez que se acelerará a tramitação necessária para a realização dos exames.

Nestes termos:

Considerando o disposto no § único do artigo 1.º do Decreto-Lei 39672, de 20 de Maio de 1954:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único. O n.º 1 do artigo 51.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei 39672, de 20 de Maio de 1954, passa a ter a seguinte redacção:

1. A aprendizagem nas vias públicas da condução de veículos automóveis será permitida desde que o instruendo se encontre munido do atestado médico-sanitário a que se refere o n.º 3 do artigo 50.º e do bilhete de identidade ou certidão comprovativa de que se encontra nas condições previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 47.º A contravenção do disposto neste número será punida com a multa de 500$00, e em caso de reincidência, com a multa de 1000$00.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 31 de Maio de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/06/16/plain-222169.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/222169.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda