Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 41/77, de 16 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 39672, de 20 de Maio de 1954 , que aprovou o Código da Estrada, no referente à aprendizagem nas vias públicas da condução de veículos automóveis.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 41/77

de 16 de Junho

A saturação dos serviços das Direcções e Secções de Viação, embora resulte fundamentalmente do anacronismo de certos meios utilizados, cuja superação só se verificará com o recurso à informática, assenta também em exageros burocráticos que se afiguram caducos e passíveis de correcção.

Pelo presente diploma pretende simplificar-se o que diz respeito à licença de aprendizagem da condução, documento actualmente passado caso a caso e que se limita a comprovar que o instruendo apresentou um atestado médico-sanitário e possui a idade mínima exigida na lei.

A alteração, agora promovida, do artigo 51.º do Código da Estrada traduz-se numa permissão genérica da aprendizagem da condução, desde que o instruendo ande munido com o atestado médico-sanitário e faça prova da satisfação do requisito de idade, dispensando-se a passagem do documento, que mais não era que uma redundância estéril, e transferindo-se, como consequência lógica, o pagamento da taxa devida para o momento em que é requerido o exame.

Com esta medida ficarão mais desafogados os serviços e dela beneficiará a generalidade do público, uma vez que se acelerará a tramitação necessária para a realização dos exames.

Nestes termos:

Considerando o disposto no § único do artigo 1.º do Decreto-Lei 39672, de 20 de Maio de 1954:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único. O n.º 1 do artigo 51.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei 39672, de 20 de Maio de 1954, passa a ter a seguinte redacção:

1. A aprendizagem nas vias públicas da condução de veículos automóveis será permitida desde que o instruendo se encontre munido do atestado médico-sanitário a que se refere o n.º 3 do artigo 50.º e do bilhete de identidade ou certidão comprovativa de que se encontra nas condições previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 47.º A contravenção do disposto neste número será punida com a multa de 500$00, e em caso de reincidência, com a multa de 1000$00.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 31 de Maio de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/06/16/plain-222169.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/222169.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda