A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 753/76, de 19 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Fixa os vencimentos do presidente e vice-presidente do Instituto de Alta Cultura.

Texto do documento

Decreto-Lei 753/76

de 19 de Outubro

Considerando que o Decreto-Lei 613/73, de 15 de Novembro, que reorganiza o Instituto de Alta Cultura, é omisso no que respeita à fixação dos vencimentos dos vice-presidentes que, por força do disposto na alínea b) do n.º 1 do seu artigo 19.º, não sejam funcionários públicos;

Considerando que tal omissão não poderá em caso algum ser tida como intencional, já que o quadro anexo ao referido diploma expressamente refere que o presidente e vice-presidentes serão abonados de vencimento, tratando-se, pois, de uma lacuna que importa preencher;

Considerando que, além do mais, tal situação conduz na prática a que os vice-presidentes do Instituto de Alta Cultura, que porventura não sejam funcionários públicos, trabalhem sem remuneração, o que é manifestamente injusto;

Considerando ainda que o mesmo diploma não admite a possibilidade de pessoas de reconhecida competência, ainda que não sejam professores universitários, possam presidir ao Instituto de Alta Cultura:

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos do artigo 201.º, n.º 1, alínea a), da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O presidente e vice-presidentes do Instituto de Alta Cultura têm direito, respectivamente, ao vencimento das categorias B e C da tabela inserta no artigo 1.º do Decreto-Lei 506/75, de 18 de Setembro, podendo optar pelo seu vencimento anterior, no caso de serem funcionários públicos.

Art. 2.º A alínea a) do n.º 1 do artigo 19.º do Decreto-Lei 613/73, de 15 de Novembro, passa a ter a seguinte redacção:

a) O lugar de presidente será provido por escolha do Primeiro-Ministro e do Ministro da Educação e Investigação Científica de entre professores universitários ou individualidades de reconhecida competência.

Art. 3.º O presente diploma produz efeitos a partir do dia 1 de Janeiro de 1976.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Mário Soares - Manuel da Costa Brás - Henrique Medina Carreira - Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia.

Promulgado em 6 de Outubro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/10/19/plain-220582.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/220582.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda