A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 678/76, de 15 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Suprime os artigos 184.º, 185.º e 186.º do Regulamento Geral dos Serviços de Pilotagem das Barras e Portos do Continente e das Ilhas Adjacentes, promulgado pelo Decreto n.º 41668, de 7 de Junho de 1958, e acrescenta ao referido Regulamento, os artigos 163.º-A a 163.º-F.

Texto do documento

Portaria 678/76

de 15 de Novembro

O porto de Sines, não obstante não se encontrar ainda em situação de exploração comercial, regista já um movimento de navegação que justifica a criação imediata, ali, de uma secção de pilotos, tendo em vista, para além do exercício das funções específicas de pilotagem, que se tornam necessárias, acompanhar e colaborar no desenvolvimento do porto e da sua segurança. Por outro lado, há que planificar e preparar as condições de instalação e funcionamento definitivo dos serviços de pilotagem com a dimensão e as exigências adequadas ao volume e qualidade do tráfego marítimo que se espera virá a demandar aquele porto num futuro próximo.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 2.º do Decreto-Lei 567/75, de 3 de Outubro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Marinha Mercante, o seguinte:

1. São suprimidos os artigos 184.º, 185.º e 186.º do Regulamento Geral dos Serviços de Pilotagem das Barras e Portos do Continente e das Ilhas Adjacentes, promulgado pelo Decreto 41668, de 7 de Junho de 1958.

2. São acrescentados ao referido Regulamento os artigos 163.º-A a 163.º-F com a seguinte redacção:

Sines Art. 163.º-A. Há uma secção local de pilotos, constituída pelo seguinte pessoal:

Dois pilotos.

§ único. O processo de recrutamento dos candidatos para o preenchimento das duas primeiras vagas será feito por concurso documental, cujas normas serão definidas por despacho do Secretário de Estado da Marinha Mercante.

Art. 163.º-B. As instalações e o material a utilizar pelo pessoal são fornecidos pelo Gabinete da Área de Sines, de acordo com as suas disponibilidades, e deverão no futuro passar a constituir património de qualquer secção de pilotos, nas condições que oportunamente vierem a ser fixadas.

Art. 163.º-C. A pilotagem do porto compreende o percurso entre uma distância não superior a três milhas da entrada e o interior do porto ou docas.

Art. 163.º-D. Os navios que fundearem no exterior do porto e numa área até três milhas da entrada terão de o fazer obrigatoriamente sob as indicações da pilotagem.

Art. 163.º-E. Os pilotos darão inteiro cumprimento às disposições regulamentares e especiais da Capitania do Porto de Sines, tendo em vista a segurança do porto.

Art. 163.º-F. As taxas a cobrar e o respectivo regime serão os que resultarem da aplicação dos artigos 103.º a 116.º do presente Regulamento.

Secretaria de Estado da Marinha Mercante, 27 de Outubro de 1976. - O Secretário de Estado da Marinha Mercante, António José Borrani Crisóstomo Teixeira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/11/15/plain-219758.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219758.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1958-06-07 - Decreto 41668 - Ministério da Marinha - Direcção-Geral da Marinha

    Aprova e publica em anexo o Regulamento Geral dos Serviços de Pilotagem das Barras e Portos do Continente e Ilhas Adjacentes.

  • Tem documento Em vigor 1975-10-03 - Decreto-Lei 567/75 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Transfere para a Secretaria de Estado da Marinha Mercante a competência relativa aos serviços de pilotagem das barras e portos do continente e ilhas adjacentes e autoriza o Secretário de Estado da Marinha Mercante a alterar, por portaria, o Regulamento Geral dos Serviços de Pilotagem das Barras e Portos do Continente e das Ilhas Adjacentes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda