Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 22362/2007, de 26 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia presidente do Instituto Camões, I. P., a licenciada Maria Simonetta Bianchi Aires de Carvalho Luz Afonso.

Texto do documento

Despacho 22 362/2007

Considerando que a nova Lei Orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros, aprovada pelo Decreto-Lei 204/2006, de 27 de Outubro, na sequência do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado, determinou a reestruturação do Instituto Camões, I. P., conforme preceituado no n.º 5 do artigo 27.º;

Considerando que o Decreto-Lei 119/2007, de 27 de Abril, veio concretizar esta reestruturação, cometendo novas atribuições ao Instituto Camões, I. P., e introduzindo alterações na sua estrutura interna, flexibilizando-a;

Considerando que importa preparar as estruturas internas para a assunção das novas atribuições cometidas na coordenação da rede de docência do Português no estrangeiro ao nível do ensino básico e secundário e, em simultâneo, assegurar a continuidade da acção desenvolvida nos domínios tradicionais de intervenção do Instituto Camões, I. P.;

Considerando o desempenho da actual presidente do Instituto Camões, I. P., nomeada para o exercício daquelas funções através do despacho conjunto 333/2004, de 2 de Junho:

Determina-se:

1 - Nos termos do n.º 5 do artigo 17.º e do n.º 1 do artigo 29.º do Decreto-Lei 204/2006, de 27 de Outubro, do artigo 4.º do Decreto-Lei 119/2007, de 27 de Abril, e do n.º 1 do artigo 18.º e do n.º 1 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, é nomeada presidente do Instituto Camões, I. P., a licenciada Maria Simonetta Bianchi Aires de Carvalho Luz Afonso.

2 - A nomeada reúne os requisitos legais, académicos e profissionais para o desempenho do cargo em apreço, conforme curriculum vitae que se publica em anexo.

3 - Nos termos do n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, a nomeada pode optar pela retribuição base do cargo ou categoria de origem.

4 - O presente despacho produz efeitos a partir de 2 de Maio de 2007.

4 de Setembro de 2007. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Marques Amado.

ANEXO

Simonetta Luz Afonso, museóloga e gestora cultural, nasceu em Lisboa em 1946, é licenciada em História e realizou uma pós-graduação em Museologia, iniciando a sua actividade profissional como conservadora de museus em 1972 no Palácio Nacional da Pena e a partir de 1974 no Palácio Nacional de Queluz, que dirigiu entre 1983 e 1991. Aí dedicou especial atenção ao estudo do edifício e dos jardins, à sua conservação e à relação com os diversos tipos de público, lançando programas inovadores de história ao vivo e estabelecendo uma relação privilegiada com a comunidade.

Entre 1980 e 1983, dirigiu o Instituto de Conservação e Restauro implementando a primeira fase de reestruturação e modernização e lançando os primeiros cursos de formação a nível nacional na área de conservação do património.

Entre 1991 e 1996, foi directora-geral do então recém-criado Instituto Português de Museus, tendo iniciado uma campanha a nível nacional, com recurso a fundos comunitários, de reestruturação e modernização dos museus portugueses, com especial atenção para os problemas da conservação e da preservação das colecções, angariação de novos públicos, inventariação e informatização do património cultural móvel e apresentação regular de exposições.

Participou activamente na promoção e internacionalização da cultura e do património portugueses como comissária das exposições do Festival Europália 91 que teve lugar na Bélgica e na Holanda, como comissária de Portugal para a Expo 98 e Hannover 2000 e como promotora e organizadora de grandes exposições em museus prestigiados nos EUA, no Japão, no Brasil, em França, em Espanha ou em Itália.

É membro de organizações profissionais no campo da museologia e da conservação do património e tem-se dedicado ao estudo do mecenato e às questões de gestão cultural.

Conservadora do Museu da Assembleia da República cuja programação realizou e é desde Maio de 2004 presidente do Instituto Camões.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/09/26/plain-219454.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219454.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2006-10-27 - Decreto-Lei 204/2006 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto-Lei 119/2007 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova a orgânica do Instituto Camões, I. P..

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda