A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho-extracto 10798/2007, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição de uma comissão permanente encarregue de apreciar os pedidos de inclusão de novas denominações comerciais de espécies na lista em anexo à Portaria n.º 587/2006, de 22 de Junho.

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 10 798/2007

A Portaria 587/2006, de 22 de Junho, aprovou, em anexo, a lista das denominações comerciais das espécies autorizadas em Portugal, dando cumprimento ao disposto no artigo 2.º do Regulamento (CE) n.º 2065/2001, da Comissão, de 22 de Outubro, e no Regulamento (CE) n.º 104/2000, do Conselho, de 17 de Dezembro de 1999, no que respeita à informação ao consumidor no sector dos produtos da pesca e aquicultura.

A mesma portaria previu também, no seu n.º 7, que as alterações à referida lista se fariam por simples publicitação no site da Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura (DGPA) das novas denominações comerciais admitidas, considerando-se assim devidamente autorizadas.

Para apreciação dos pedidos de inclusão naquela lista de novas denominações comerciais das espécies e concessão das respectivas autorizações provisórias e definitivas, o despacho 11 721/2003 (2.ª série), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 138, de 17 de Junho de 2003, constituiu uma comissão permanente com essas funções.

Dado o interesse que esta matéria reveste para os operadores do sector, designadamente para o comerciante e industrial de pescas, considera-se conveniente alargar a composição daquela comissão permanente a elementos representativos destes sectores, sendo também conveniente definir as regras do seu funcionamento e procedimentos de inclusão na lista de novas denominações comerciais autorizadas em Portugal.

Nesse sentido, determino o seguinte:

1 - É constituída uma comissão permanente encarregue de apreciar os pedidos de inclusão de novas denominações comerciais de espécies na lista aprovada em anexo à Portaria 587/2006, de 22 de Junho, que terá a seguinte composição:

a) Dois membros efectivos indicados pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura, a um dos quais caberá a coordenação da comissão;

b) Um membro efectivo e um membro suplente a indicar pelo conselho directivo do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos;

c) Um membro efectivo e um membro suplente a indicar pela DOCAPESCA - Portos e Lotas, S. A.;

d) Um membro efectivo e um membro suplente a indicar pela Associação dos Comerciantes de Pescado (ACOPE);

e) Um membro efectivo e um membro suplente a indicar pela Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF).

2 - Os membros referidos na alínea a) do número anterior serão designados pelo director-geral da DGPA e a indicação dos restantes membros será feita por simples comunicação ao coordenador da comissão até cinco dias úteis após a publicação do presente despacho.

3 - Poderão ser admitidas alterações à composição da comissão permanente assim constituída, por simples comunicação ao seu coordenador, referido no n.º 1, alínea a), desde que feita com a antecedência de cinco dias úteis em relação a qualquer reunião ordinária ou extraordinária.

4 - A comissão permanente deverá reunir ordinariamente uma vez de seis em seis meses, devendo emitir parecer sobre os pedidos de inclusão de novas denominações comerciais de espécies, e extraordinariamente sempre que for convocada pelo coordenador.

5 - No exercício das suas funções a comissão poderá consultar outras entidades do sector das pescas.

6 - Os pareceres serão aprovados por maioria simples dos votos dos membros presentes na reunião, cabendo voto de qualidade ao coordenador em caso de empate.

7 - A autorização provisória ou definitiva de novas denominações comerciais para espécies efectiva-se pela sua simples inclusão na lista publicitada no site da DGPA.

8 - É revogado o despacho 11 721/2003 (2.ª série), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 138, de 17 de Junho de 2003.

8 de Maio de 2007. - O Secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das

Pescas, Luís Medeiros Vieira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/06/05/plain-213521.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/213521.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-06-22 - Portaria 587/2006 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Fixa a lista das denominações comerciais autorizadas em Portugal relativamente à comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda