A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 186/78, de 17 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas à integração nas delegações regionais do Ministério da Indústria e Tecnologia dos serviços externos da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

Texto do documento

Despacho Normativo 186/78

Com a finalidade de assegurar uma maior unidade das diferentes intervenções do Ministério da Indústria e Tecnologia no âmbito regional e simplificar as relações entre a Administração e o público nas áreas de competência deste Ministério, o Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, que criou a nova orgânica, prevê, no seu artigo 54.º, a criação de delegações regionais com sede no Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro, bem como a definição por portaria das respectivas áreas de jurisdição.

Dado que estas áreas foram já definidas pela Portaria 459/78, de 12 de Agosto, impõe-se de seguida, e ao abrigo do artigo 48.º daquele diploma, estabelecer os termos em que deverá ser feita a integração nas delegações regionais dos serviços externos da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais até à extinção efectiva destes organismos. Ao mesmo tempo, estabeleceram-se as normas gerais de representação regional dos subsectores energéticos e extractivo, nos termos do artigo 11.º, n.º 3, do mesmo diploma, sem prejuízo de posterior regulamentação ao abrigo da citada disposição do artigo 48.º Nestes termos, determino:

1 - Quanto às circunscrições industriais da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e às delegações da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais:

1.1 - As delegações regionais, criadas nos termos do artigo 54.º do Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, integram os serviços externos da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais pela forma seguinte:

A Delegação Regional do Porto compreende:

A 1.ª Circunscrição Industrial (do Porto) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A 6.ª Circunscrição Industrial da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A Delegação do Porto da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais;

A Delegação de Mirandela da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

A Delegação Regional de Lisboa compreende:

A 3.ª Circunscrição Industrial (de Lisboa) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A 7.ª Circunscrição Industrial (de Castelo Branco) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A Delegação de Santarém da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

A Delegação Regional de Évora compreende:

A 4.ª Circunscrição Industrial (de Évora) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A Delegação de Évora da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

A Delegação Regional de Coimbra compreende:

A 2.ª Circunscrição Industrial (de Coimbra) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais;

A Delegação de Coimbra da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

A Delegação Regional de Faro compreende:

A 5.ª Circunscrição Industrial (de Faro) da Direcção-Geral dos Serviços Industriais.

1.2 - Cada uma das delegações regionais integra ainda atribuições e actividades que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito das circunscrições da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e das delegações da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas Industriais, nos termos estabelecidos nas leis orgânicas respectivas.

1.3 - Os directores das delegações regionais assumirão os poderes necessários ao exercício das referidas atribuições, para além de quaisquer outros em que sejam investidos por delegação dos directores-gerais dos serviços operativos e de inspecção, já autorizada por despacho de 22 de Maio de 1978, sem prejuízo do que venha a ser estabelecido ao abrigo do disposto na parte final do artigo 48.º do Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro.

2 - Os serviços externos da Direcção-Geral de Minas e Serviços Geológicos, da Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos e da Direcção-Geral dos Combustíveis serão adstritos às delegações regionais, com os ajustamentos territoriais necessários, pela forma seguinte:

À Delegação Regional do Porto são adstritas:

A Direcção de Fiscalização Eléctrica do Norte;

A Circunscrição Mineira do Norte;

A Delegação da Direcção-Geral de Combustíveis.

À Delegação Regional de Coimbra é adstrita:

A Direcção de Fiscalização Eléctrica do Centro.

À Delegação Regional de Lisboa é adstrita:

A Circunscrição Mineira do Sul.

2.1 - Os serviços referidos no número anterior integrarão as atribuições das direcções-gerais que representam na área da delegação regional, nos termos das delegações de competência conferidas aos respectivos dirigentes ao abrigo do n.º 3 do artigo 11.º do Decreto-Lei 548/77, de 31 de Dezembro, sem prejuízo do que venha a ser estabelecido ao abrigo do disposto na parte final do artigo 48.º do mesmo diploma.

2.2 - Todavia, as Direcções-Gerais de Geologia e Minas e de Energia deverão providenciar no sentido de, no mais curto prazo, dotarem as delegações dos meios e poderes necessários, ainda que respeitando a individualização e dependência que julguem conveniente para os respectivos subsectores, de modo que o exercício desconcentrado das suas competências se adapte à organização territorial das delegações.

2.3 - A forma de organização e funcionamento destes serviços será estabelecida nos diplomas orgânicos das respectivas direcções-gerais.

2.4 - Os responsáveis dos mesmos serviços dependem nos aspectos funcionais do respectivo director-geral em tudo o que respeite às atribuições específicas da direcção-geral e ainda do director de delegação regional em tudo o que respeite às atribuições da própria delegação.

2.5 - Os mesmos serviços receberão apoio administrativo das delegações regionais nos assuntos referentes a expediente, a pessoal administrativo e ao pessoal auxiliar e nestes aspectos os seus dirigentes dependem do director da delegação regional.

3 - Este despacho produz efeitos a partir de 1 de Setembro de 1978, salvo para as delegações regionais que não possuam naquela data director nomeado, caso em que produzirá efeitos a partir da data de tomada de posse do respectivo director regional.

Ministério da Indústria e Tecnologia, 14 de Agosto de 1978. - O Ministro da Indústria e Tecnologia, Carlos Montês Melancia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/08/17/plain-213446.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/213446.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-12-31 - Decreto-Lei 548/77 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Indústria e Tecnologia.

  • Tem documento Em vigor 1978-08-12 - Portaria 459/78 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Define as áreas de jurisdição das delegações regionais do Ministério da Indústria e Tecnologia.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-12-18 - Despacho Normativo 335/78 - Ministério da Indústria e Tecnologia - Gabinete do Ministro

    Altera o n.º 2 do Despacho Normativo n.º 186/78, de 14 de Agosto, que estabelece disposições relativas à integração nas delegações regionais dos serviços externos da Direcção-Geral dos Serviços Industriais e da Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda