Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 285/2003, de 16 de Maio

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 285/2003. - Louvo o TCOR ART NIM 17438079, Henrique Manuel Ferreira Botelho, pela forma extraordinariamente dedicada, muito competente e eficiente como vem desempenhando, desde 12 de Abril de 2002, a importante função de director do Centro para a Geodesia e Cartografia (CGC), para todos os efeitos legais equiparada a director de serviço, do Instituto Geográfico Português (IGP).

Após a criação do IGP, na dependência do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, operada a 15 de Março de 2002 com a publicação do Decreto-Lei 59/2002, houve que proceder com celeridade às adequações funcionais e estruturais determinadas pela nova lei orgânica. Ao CGC foram estabelecidas como atribuições primárias a execução e manutenção do referencial geodésico nacional, a produção de diferentes séries cartográficas nacionais e a verificação da qualidade técnica da informação cartográfica produzida pelas empresas privadas, sempre que solicitado, para obtenção do grau de homologada.

O tenente-coronel Botelho, na qualidade de director do CGC, viu-se confrontado, portanto, com a necessidade de implementar um conjunto de modificações decorrentes directamente da aplicação da lei, de orientações do conselho de direcção e outras, de sua iniciativa, a serem aplicadas com o objectivo de melhorar a qualidade do desempenho daquela unidade orgânica. As mudanças concretizadas ao longo do último ano foram diversas, destacando-se, pelo seu relevo, as seguintes: a reorganização interna do CGC, com delimitação precisa de tarefas e do espaço físico ocupado pelos seus diferentes órgãos; a modernização da série cartográfica 1:50 000, com introdução do novo sistema de referência European Terrestrial Reference System de 1989 (ETRS89); a actualização e modernização de alguns métodos de produção, nomeadamente a aposta definitiva na aerotriangulação automática e na modernização do equipamento e software usados; a reestruturação do acervo de informação geográfica disponível e constituição do respectivo banco de dados; a melhoria dos níveis de qualidade do atendimento na fototeca e outros, aproveitando para o efeito as potencialidades da tecnologia da Intranet/Internet; a diminuição significativa dos tempos de resposta às solicitações por parte dos utilizadores; a contribuição para a elaboração, no que se refere à parte técnica, de normas de produção e homologação de cartografia; e os tributos para a implementação de um sistema de qualidade e ambiente no IGP.

A escassez de recursos humanos e de meios materiais e a insuficiente dotação de verbas do PIDDAC destinadas a investimento, sentidas no período que permaneceu à frente do CGC, não intimidaram o seu director, tendo antes servido de estímulo e empenho pessoal. A sua sólida formação científica e a sua vasta experiência anterior no Instituto Geográfico do Exército permitiram-lhe que, com uma actuação calma, ponderada e bastante segura e com uma criteriosa definição de prioridades, conseguisse reunir e implementar as medidas oportunas e adequadas à criação das condições necessárias ao cumprimento dos objectivos estabelecidos. O empenho e a congregação de esforços e vontades que soube incutir junto dos diferentes técnicos superiores e técnicos profissionais, seus subordinados, contribuíram de forma decisiva para os excelentes resultados obtidos e para a criação de um bom ambiente global de trabalho que em muito facilitou a acção do conselho de direcção.

O tenente-coronel Henrique Botelho é detentor de uma vincada personalidade, de uma integridade de carácter e de uma lealdade marcantes na sua actuação. A estas características pessoais associam-se ainda invulgares capacidades de trabalho, uma permanente disponibilidade para o serviço, uma grande capacidade de planeamento e profundos conhecimentos científicos no âmbito das ciências geográficas. Por ter desenvolvido as funções de director do Centro para a Geodesia e Cartografia com excepcional zelo, esclarecida inteligência e por ter da mesma resultado lustre e prestígio para o Instituto Geográfico Português e para o País, torna-se o tenente-coronel Botelho merecedor de assumir cargos de maior responsabilidade e risco e de que os serviços por si prestados sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos.

24 de Abril de 2003. - O Presidente, Carlos Manuel Mourato Nunes, tenente-general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2120454.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-03-15 - Decreto-Lei 59/2002 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova os Estatutos do Instituto Geográfico Português, publicados em anexo, e altera o Decreto-Lei nº 193/95 de 28 de Julho (regime da produção cartográfica).

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda