A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 178/78, de 7 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições para solucionar a situação da Messa - Máquinas de Escrever, S. A. R. L..

Texto do documento

Resolução 178/78

O despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Indústria e Tecnologia de 25 de Julho de 1978, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 185, de 12 de Agosto de 1978, tomou medidas para solucionar a situação da Messa - Máquinas de Escrever, S. A. R. L., que condicionou à aceitação pelas partes interessadas das condições a fixar posteriormente em Conselho de Ministros.

Dada a urgência na resolução do problema que não permite nova análise e tendo sido já celebrado o protocolo de acordo entre o Estado, os investidores privados e os trabalhadores em que os mesmos aceitam as medidas anteriormente tomadas;

O Conselho de Ministros, reunido em 18 de Outubro de 1978, resolveu:

1.º Confirmar o despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Indústria e Tecnologia de 25 de Julho de 1978, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 185, de 12 de Agosto de 1978.

2.º Ratificar o protocolo de acordo celebrado em 4 de Agosto de 1978 entre o Estado, o grupo de investidores e os trabalhadores da Messa - Máquinas de Escrever, S. A. R.

L.

3.º Delegar poderes no Ministro da Indústria e Tecnologia para aprovar o pacto social da sociedade a constituir, bem como para nomear a pessoa que em representação do Estado outorgará na respectiva escritura de constituição da sociedade e nomear o administrador por parte do Estado na sociedade.

4.º Que o Ministro das Finanças e do Plano assegure os meios necessários para pagamento ao administrador da massa falida da Messa - Máquinas de Escrever, S. A.

R. L., do valor devido pela reserva dos bens e direitos da massa, já transmitidos para o Estado, conforme oportuno despacho do Mmo. Juiz da Comarca de Sintra.

5.º Determinar que o Estado subscreva, na sociedade a constituir, acções no montante de 60 milhões de escudos, dos quais 40 milhões constituirão capital próprio e 20 milhões serão destinados a um fundo de acções de trabalhadores, que será mantido na sociedade e gerido em conjunto pelo administrador por parte do Estado e pelo administrador eleito por designação dos trabalhadores.

6.º Que a diferença entre o valor a pagar pelo Estado pelos bens e direitos da massa falida e o capital a subscrever na nova sociedade, nos termos acima prescritos, seja levada à conta de suprimentos, os quais serão recuperados em condições a acordar com a sociedade, mas em prazo nunca superior a quinze anos e cujos juros, a fixar posteriormente, terão em conta a viabilidade da empresa.

7.º Atribuir ao IPE a titularidade das acções próprias do Estado, bem como dos suprimentos referidos no número anterior, ficando a gestão dessa participação confiada ao Ministério da Indústria e Tecnologia, sem prejuízo de alteração ulterior, nos termos do Decreto-Lei 285/77, de 13 de Julho.

Presidência do Conselho de Ministros, 18 de Outubro de 1978. - O Primeiro-Ministro, Alfredo Jorge Nobre da Costa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/11/07/plain-211983.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/211983.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-07-13 - Decreto-Lei 285/77 - Ministério do Plano e Coordenação Económica

    Define participações no capital de sociedades do sector público e transfere a titularidade do sector público para o Instituto das Participações do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda