Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 336/79, de 24 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Fisipe - Fibras Sintéticas de Portugal, S. A. R. L., a constituir hipotecas a favor da Caixa Geral de Depósitos.

Texto do documento

Decreto-Lei 336/79

de 24 de Agosto

O artigo 25.º, n.º 4, do Decreto-Lei 468/71, de 5 de Novembro, exige que as obras e os edifícios construídos em terrenos dominiais não possam ser hipotecados sem autorização da entidade competente.

É este um dos objectivos do presente diploma.

Mas não é o único.

Considerou-se ainda que a hipoteca de bens dos particulares não deve determinar uma situação de indefinição ou relativa e perdurável indisponibilidade material da parcela do domínio público onde os bens se implantam.

O Estado, se não condicionar o período de validade da autorização da garantia, pode ser remetido forçadamente no caso de reversão para uma situação de facto em que tenha de suportar o bloqueamento do seu domínio.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É autorizada a Fisipe - Fibras Sintéticas de Portugal, S. A. R. L., com sede na Avenida do Infante Santo, 2, em Lisboa, a constituir a favor da Caixa Geral de Depósitos hipotecas sobre todos os edifícios e penhores mercantis de todos os equipamentos que compõem a sua unidade industrial, construídos e montados numa parcela de terreno, junto à margem esquerda do rio Tejo, compreendendo a área aproximada de 22 ha do leito deste rio, situada na freguesia do Lavradio, concelho do Barreiro, inserida no domínio público hídrico, para garantia de empréstimos até 1500000 contos que a mesma Caixa lhe vai conceder, e destinados a investimento na sua própria indústria.

Art. 2.º Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, a garantia subsistirá no caso de se verificar reversão a favor do Estado dos bens objecto da hipoteca e do penhor.

Art. 3.º - 1 - Em qualquer caso de reversão, as hipotecas extinguir-se-ão no prazo máximo de doze anos a contar das datas da sua constituição mas nunca antes de decorrido um ano sobre a data da reversão.

2 - O disposto no número anterior não se aplica se, no termo do prazo aí indicado, pender execução hipotecária ou falência requeridas pela Caixa Geral de Depósitos.

Art. 4.º Os prazos referidos no artigo anterior poderão ser prorrogados por simples despacho do Ministro dos Transportes e Comunicações.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 31 de Julho de 1979. - Carlos Alberto da Mota Pinto - Manuel Jacinto Nunes - José Ricardo Marques da Costa.

Promulgado em 8 de Agosto de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/08/24/plain-210566.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/210566.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-11-05 - Decreto-Lei 468/71 - Ministérios da Marinha e das Obras Públicas

    Revê, actualiza e unifica o regime jurídico dos terrenos no domínio público hidrico, no qual se incluem os leitos e as margens das águas do mar, correntes de água, lagos e lagoas, de modo a facilitar o seu aproveitamento para as diversos usos de que são económicamente susceptíveis.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda