A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 226/79, de 7 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas à promoção de sargentos-ajudantes ao abrigo do Decreto-Lei n.º 116/78, de 30 de Maio.

Texto do documento

Despacho Normativo 226/79

É condição especial de promoção ao posto de sargento-chefe ter, no mínimo, dois anos de serviço efectivo a partir da promoção a sargento-ajudante, conforme dispõe o artigo 16.º do Decreto-Lei 116/78, de 30 de Maio.

Por outro lado, nos termos do artigo 37.º do mesmo diploma, é condição especial de promoção ao posto de sargento-chefe, para os sargentos-ajudantes que só neste posto adquiriram o curso de promoção, ter, no mínimo, um ano de serviço efectivo a partir da promoção a sargento-ajudante.

Embora esta última disposição seja excepcional e de vigência temporária, acontece que, praticadas as promoções pelas duas vias citadas, se pode verificar a possibilidade de sargentos-ajudantes promovidos nos termos do citado artigo 37.º - por permanecerem menos tempo no posto de sargento-ajudante - ultrapassarem outros mais antigos promovidos com observância do citado artigo 16.º Tal circunstância, alheia à intenção do legislador, poderia suscitar interpretações que contrariassem o disposto na alínea b) do artigo 18.º do referido diploma legal, quanto ao valor da antiguidade na promoção.

Assim, ao abrigo do artigo 45.º do Decreto-Lei 116/78, de 30 de Maio, determina-se o seguinte:

Os sargentos-ajudantes promovidos a este posto ao abrigo do artigo 7.º do Decreto-Lei 116/78, de 30 de Maio, mesmo que obtenham as condições de promoção ao posto imediato em data anterior aos sargentos-ajudantes colocados à sua direita, que ascenderam a este posto ao abrigo dos artigos 16.º e 21.º daquele diploma legal, serão promovidos ao posto imediato, se houver vagas, na data de promoção destes últimos, com a mesma antiguidade, continuando à sua esquerda, ou serão promovidos posteriormente, conforme as vagas que se criem.

Ministério da Administração Interna, 20 de Agosto de 1979. - O Ministro Adjunto para a Administração Interna, Manuel da Costa Brás.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/09/07/plain-209536.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/209536.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-05-30 - Decreto-Lei 116/78 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece normas com vista a reestruturar a carreira militar dos sargentos da Guarda Nacional Republicana.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-10-06 - DECLARAÇÃO DD7123 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Rectifica o Despacho Normativo n.º 226/79, de 7 de Setembro, que estabelece normas relativas à promoção de sargentos-ajudantes ao abrigo do Decreto-Lei n.º 116/78, de 30 de Maio.

  • Tem documento Em vigor 1979-10-06 - Declaração - Ministério do Comércio e Turismo - 11.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    De ter sido rectificado o Despacho Normativo n.º 226/79, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 207, de 7 de Setembro de 1979

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda