Presidente - Prof. Doutor António Manuel Soares Serrano.
Director clínico - Licenciado Manuel Gonçalves Carvalho.
Enfermeiro-director - Enfermeiro José Manuel Lúcio Chora.
Vogais:
Licenciado Vítor Rui Gomes Fialho.
Licenciado Francisco Martins Guerreiro.
2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
1 de Março de 2007. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - O Ministro da Saúde, António Fernado Correia de Campos
.
Sinopse curricular
António Manuel Soares Serrano, nascido em Mombeja, Beja, em 16 de Janeiro de 1965.Agregado em Gestão da Informação, Universidade de Évora, 2004.
Doutor em Gestão de Empresas, Universidade de Évora, 1997.
Mestre em Gestão, Sistemas de Informação, ISEG, 1993.
Licenciado em Gestão de Empresas, Universidade de Évora, 1989.
Presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo desde 24 de Outubro de 2005.
Professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora.
Director do curso de doutoramento em Sistemas de Informação desde 2005.
Director do curso de mestrado em Organização e Sistemas de Informação desde 2000.
Director-geral do Gabinete de Planeamento de Política Agro-Alimentar, de Maio a 7 de Setembro 2005.
Pró-reitor da Universidade de Évora, 1998-2002.
Presidente do conselho directivo da área departamental das Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Évora, 1999-2003.
Presidente do Departamento de Gestão de Empresas da Universidade de Évora, 1999-2003.
Secretário-geral da Fundação Luís de Molina, Évora, 1996-2003.
Assistente da Universidade de Évora, 1990-1996.
Director financeiro da empresa ACAIL, 1989-1990.
No âmbito das suas actividades académicas e científicas organizou e colaborou na organização de diversos eventos científicos nacionais e internacionais e é autor e co-autor de dezenas de trabalhos científicos e de diversos livros.
Supervisionou mais de 30 teses de mestrado e de doutoramento. Foi responsável por inúmeros projectos e contratos de prestação de serviços junto de entidades públicas e privadas. Lecciona em diversos cursos de mestrado na área da Gestão dos Sistemas de Informação e da Saúde na Universidade de Évora e colabora com regularidade com diversas universidades portuguesas e estrangeiras.
Sinopse curricular
Francisco Martins Guerreiro, natural da freguesia de Salvador, concelho de Serpa, distrito de Beja, nascido em 26 de Julho de 1953, filho de Custódio Guerreiro e de Maria Antónia Martins, residente no Bairro de António Sérgio, Rua de Frederico Laranjo, 123, 7000-692 Évora.Licenciatura em Economia pela Universidade de Évora em 1982.
Pós-graduação em Administração Hospitalar, pela ENSP, da UNL, em 1984.
Curso de formação de gestores em métodos de engenharia industrial aplicados à gestão hospitalar, pela Universidade de Boston, USA, em 1986.
Pós-graduação em Administração Pública e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Évora, em 1992.
Iniciou funções administrativas no âmbito do SNS em 1975.
Iniciou funções da carreira de administrador hospitalar em 1984.
Administrador no HESE, em funções de gestão intermédia nas áreas de: recursos humanos; gestão de doentes;
sistemas de informação; gestão de serviços clínicos, e coordenação de projectos, de 1984 a 1994.
Administrador-delegado do Hospital José Joaquim Fernandes, Beja de 1994 a 2000.
Administrador no HESE, em funções de gestão intermédia nas áreas de gestão de investimentos e serviços farmacêuticos, de 2000 a 2001.
Encarregado de missão com as funções de coordenador do eixo prioritário II, "Melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade", do POS - Saúde XXI, 2001 a 2002.
Administrador no HESE, com responsabilidades de gestão na área dos serviços complementares de diagnóstico e terapêutica, em 2002.
Administrador-delegado do HESE, em 2002.
Vogal executivo do conselho de administração do HESE, em 2003, cargo que ocupa até esta data.
Participação em acções de formação na área da gestão do sector da saúde.
Contacto com outros sistemas de saúde através de cursos, estágios e visitas de estudo realizados no UK, EUA e Canadá.
Colaboração com a ENSP como prelector em cursos de pós-graduação e mestrado e na formação de administradores hospitalares na orientação e acompanhamento de estágios e teses de fim de curso e júri de avaliação de teses. Apresentação de comunicações e prelecções em acções de formação na área de gestão do sector da saúde.
Autor e co-autor de trabalhos escritos sobre organização e gestão dos serviços de saúde. Coordenou, no HDE projectos na área dos SI para a gestão, nomeadamente:
desenvolvimento da informática; protocolos de revisão de utilização; planeamento de altas/continuidade de cuidados;
classificação de doentes em grupos de diagnósticos homogéneos; distribuição de produtos no hospital, e projecto comunitário EHLASS (European Home and Leasure Accident Surveillance System). No desempenho das funções de administrador-delegado e de vogal executivo no HESE, desde 2002, é responsável pelas áreas do planeamento e controlo de gestão, serviços financeiros, serviço de pessoal, departamento de formação e SHST. No desempenho do cargo de administrador-delegado do Hospital de Beja participou na gestão estratégica e modernização na organização hospitalar, nomeadamente nas áreas: elaboração do plano director/programa funcional; planos de investimentos; aprovação do quadro de pessoal; informatização; reestruturação do funcionamento da urgência e adequação da oferta do ambulatório;
programação de gestão da qualidade; telemedicina, e problemática do ano 2000. Integrou, desde 1996, o grupo de planeamento da Administração Regional de Saúde do Alentejo que dá apoio técnico ao conselho de administração da ARSA. Participou em vários grupos de trabalho criados no pelo Ministério da Saúde, nomeadamente: fórum hospitalar; grupos de diagnósticos ambulatórios; critérios de financiamento de 2000 e 2002, e agrupamento de hospitais por graus de pertença. Integra, desde 2001, a bolsa de auditores da qualidade do IQS, no âmbito do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais pelas normas do King's Fund Health Quality Service.
Desempenha funções de consultor de gestão na área da saúde. Integra, desde 1994, os órgãos sociais da APAH; é o presidente da assembleia geral da ALENTO - Associação para a Formação em Reanimação Cárdio-Respiratória do Alentejo.
Sinopse curricular Manuel Gonçalves Carvalho, nascido em 13 de Julho de 1961, em Lisboa.
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1985.
Inscrito na Ordem dos Médicos em 1985, com o n.º 29 785.
Internato complementar de cirurgia geral no Hospital do Espírito Santo - Évora, concluído em 1994.
Assistente de cirurgia geral do Hospital do Espírito Santo - Évora aberto em 1995.
Adjunto do director clínico do Hospital do Espírito Santo - Évora, em 30 de Janeiro de 1997, desempenhando igualmente o cargo de director do internato médico.
Grau de consultor em cirurgia geral, em Março de 2000, que lhe conferiu a categoria de assistente graduado da carreira médica hospitalar.
Nomeado adjunto da direcção clínica do Hospital do Espírito Santo - Évora, em 2000, sendo-lhe atribuídos os pelouros do programa de promoção do acesso, da gestão da lista de espera cirúrgica, da ligação à informática e da direcção da consulta externa.
Nomeado adjunto do director clínico do Hospital do Espírito Santo - Évora, em 2001, sendo-lhe atribuídos os pelouros do programa de promoção do acesso e da gestão da lista de espera cirúrgica, e coordenador das tecnologias da informação e comunicação e coordenador dos projectos de qualidade.
Nomeado director clínico do Hospital do Espírito Santo - Évora, em 2005, funções que desempenha actualmente.
José Manuel Lúcio Chora, nascido em 4 de Março de 1963, em Évora.
Curso geral de Enfermagem, em Évora (1982-1984).
Bacharelato em Enfermagem (1992).
Licenciatura em Administração de Serviços de Enfermagem, em Lisboa (1995-1997).
Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional, área de especialização de Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde, na Universidade de Évora.
Enfermeiro, 1984-1989.
Enfermeiro graduado, 1990-1999.
Enfermeiro-chefe, 2000-2005.
Enfermeiro-director, de 2005 até ao presente.
Auditor interno do sistema de classificação de doentes em enfermagem, Hospital do Espírito Santo - Évora de 1999 até ao presente.
Auditor externo do sistema de classificação de doentes em enfermagem, Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde, do Ministério da Saúde, de 1999 até ao presente.
Coordenador do grupo para utilização da informática em enfermagem na Administração Regional de Saúde do Alentejo, Instituto de Gestão Informática e Financeira, do Ministério da Saúde, 1998-2000.
Formador do sistema de classificação de doentes em enfermagem, Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde, do Ministério da Saúde, 2001 até ao presente.
Formador da unidade curricular de Administração de Serviços de Saúde, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus/Universidade de Évora, de 2000 até ao presente.
Regente da unidade curricular de Administração de Serviços de Saúde, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus/Universidade de Évora, de 2003 até ao presente.
Publicações e comunicações na área da organização e gestão de serviços de enfermagem.
Sinopse curricular
Vítor Rui Gomes Fialho, nascido em 9 de Setembro de 1970, casado.Licenciatura em Engenharia Mecânica (ramo de Termodinâmica) pelo Instituto Superior Técnico.
Formador com certificação obtida pelo IEFP (Évora), em 1997.
Especialização em Administração Hospitalar, obtida na Escola Nacional de Saúde Pública, em 2001.
Engenheiro mecânico.
Analista de projectos de frio no IFADP (Núcleo de Análise de Projectos), em 1997.
Formador responsável do curso de técnicos de climatização e refrigeração (IEFP - Évora), em 1997-1998.
Director do serviço de pós-venda da empresa EVORACAR, em 1998-1999.
Formador na Auto-Europa em automação industrial (ramo de pneumática e hidráulica), no curso de técnicos de manutenção industrial, em 2000.
Administrador hospitalar no Hospital Espírito Santo - Évora (HESE), desde 1 de Agosto de 2001.
Administrador hospitalar com funções de gestão intermédia, desde 1 de Fevereiro de 2004.
Nomeado vogal executivo do conselho de administração, desde 24 de Outubro de 2005.
Membro da Ordem dos Engenheiros, desde Maio de 2002.
Inscrito na Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, desde Maio de 2002.