Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6424/2007, de 30 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia o conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E.

Texto do documento

Despacho 6424/2007

1 - Nos termos do n.º 2 do artigo 6.º dos Estatutos anexos ao Decreto-Lei 233/2005, de 29 de Dezembro, aplicáveis nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 50-A/2007, de 28 de Fevereiro, são nomeados para o conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E.:

Presidente - Licenciado Rui de Melo Pato.

Directora clínica - Licenciada Maria Deolinda Magalhães Portelinha Soares Correia.

Enfermeiro-director - Enfermeiro Jorge Paulo de Oliveira Leitão.

Vogais:

Licenciada Marta Alexandra Fartura Braga Temido.

Licenciada Maria Paula Apolinário Ferreira de Sousa.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

1 de Março de 2007. - O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.

Sinopse curricular

Rui de Melo Pato, nasceu em 4 de Junho de 1946.

Licenciado pela Faculdade de Medicina de Coimbra no ano de 1972, conclui o internato da especialidade de pneumologia em 1979, no serviço de pneumologia do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC).

Em 1980 integra o quadro de especialistas do mesmo serviço, ficando ligado ao sector de internamento, posteriormente à alergologia respiratória e posteriormente passa a ser o responsável pelo sector de endoscopia respiratória.

De 1977 a 1980 dá aulas como assistente de pneumologia do ciclo clínico do ensino médico do CHC.

De 1990 a 1993 é nomeado director da consulta externa do Hospital Geral do CHC.

De 1983 a 1990 faz parte do staff inicial do então criado serviço de cuidados intensivos polivalente do CHC onde trabalhará durante sete anos.

Em 1991 faz concurso para o quadro de chefes de serviço e ocupa uma vaga no quadro de pneumologia.

No ano de 1993 é nomeado director do mesmo serviço.

É o autor principal de 8 trabalhos científicos e co-autor em 27.

Eleito pelos seus pares para delegado nacional da Sociedade Europeia de Pneumologia de 1995 a 1999.

Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia de 1992 a 1995.

Presidente do Colégio de Especialistas de Pneumologia da Ordem dos Médicos no ano de 1994 e membro do conselho directivo do mesmo Colégio em 1995 e 1996.

Durante o triénio 1997-2000 exerce o cargo de director clínico do Hospital Geral e simultaneamente presidente do seu conselho directivo.

Em finais de 1997 a Ministra da Saúde, Dra. Maria de Belém Roseira, ao decidir criar uma equipa de projecto para a preparação dos normativos reguladores dos centros de responsabilidade integrados, faz-lhe o convite para integrar essa equipa. É nomeado para a equipa de projecto pelo despacho 105/98.

Em Janeiro de 2000, ao terminar o cargo de director clínico do Hospital Geral, retoma as funções de director do serviço de pneumologia do CHC.

É eleito presidente do conselho disciplinar regional do Centro da Ordem dos Médicos no ano de 1999.

Foi-lhe atribuída por consenso pela Ordem dos Médicos a competência em gestão dos serviços de saúde no ano de 2003.

Em 2004 é de novo convidado a ser o director clínico do Hospital Geral do CHC.

Desde 15 de Julho de 2005 é presidente do conselho de administração do CHC.

Sinopse curricular

Maria Deolinda Magalhães Portelinha Soares Correia, filha de Luís Gonzaga Pires Portelinha, casada, nascida em 3 de Dezembro de 1951, em Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1975.

Realizou a sua formação pós-graduada no Centro Hospitalar de Coimbra (CHC), tendo em 1985 obtido o grau de assistente hospitalar de medicina interna e posteriormente o título de especialista pela Ordem dos Médicos.

Esteve colocada no Hospital Distrital de Pombal, onde exerceu funções de direcção do serviço de medicina interna durante seis anos. Regressou ao CHC em 1993, desempenhando desde então a sua actividade clínica no serviço de medicina interna do Hospital Geral, presentemente com o grau de chefe de serviço.

Foi-lhe atribuída a competência em gestão de serviços de saúde pela Ordem dos Médicos em 2003.

Ao longo da sua carreira profissional desenvolveu actividade clínico-científica e esteve envolvida na formação pós-graduada, tendo concomitantemente exercido diversas funções de organização e gestão no âmbito dos serviços de medicina, bem como no Núcleo de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

No triénio de 1997-1999 exerceu funções de adjunta do director clínico do Hospital Geral, competindo-lhe a direcção da consulta externa e do arquivo clínico.

Participou na constituição da Unidade de Saúde Coimbra Sul, competindo-lhe a coordenação da articulação do Hospital com os centros de saúde e hospitais integrados.

Exerceu funções de assessora do director clínico para a área do ambulatório, desde 2004 até Julho de 2005.

Desde 25 de Julho de 2005, exerce funções de directora clínica do conselho de administração do CHC.

Sinopse curricular Jorge Paulo de Oliveira Leitão é enfermeiro-chefe do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC)/Hospital Geral da Colónia Portuguesa do Brasil. Possui licenciatura em enfermagem e pós-graduação em Urgências/Emergências, o curso de Enfermagem Geral, o curso de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, o curso de Administração de Serviços de Enfermagem e certificado de aptidão profissional para formador emitido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., o curso de técnicas de emergência e reanimação para enfermeiros para viatura médica de emergência e reanimação (VMER), os cursos de formação pedagógica inicial de formadores e de formação contínua de formadores e o curso de suporte avançado de vida.

Participou ainda em diversos cursos, congressos e seminários, entre outros, nas áreas da gestão de serviços de saúde, medicina de emergência e da emergência pré-hospitalar.

É autor e co-autor de vários trabalhos apresentados em congressos e jornadas sobre temas ligados à saúde, co-autor de um capítulo sobre reanimação cardio-respiratória integrado num livro editado pelo serviço de cardiologia do CHC e autor de um artigo sobre o sistema integrado de emergência médica integrado num livro editado pelo serviço de cardiologia do CHC.

Iniciou a sua actividade profissional nos Hospitais da Universidade de Coimbra em Janeiro de 1986, tendo exercido nos serviços de cardiologia, medicina, unidade de cuidados intensivos coronários e unidade de transplantação hepática. Interrompeu funções para cumprir o serviço militar obrigatório (curso de oficiais milicianos no Regimento de Comandos). Desde Setembro de 1997, exerceu funções de enfermeiro-chefe no Hospital Geral da Colónia Portuguesa do Brasil do CHC, nos serviços de unidade de cuidados intensivos coronários, hospital de dia de quimioterapia, traumatologia e imagiologia. Foi adjunto da enfermeira-supervisora do conselho directivo do Hospital Geral do CHC. Foi professor titular das unidades curriculares de Cuidados Intensivos I e II do curso de Cardiopneumologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. É enfermeiro na VMER do CHC e no serviço de hélitransporte com base em Santa Comba Dão.

Integrou o dispositivo médico do INEM durante a realização do EURO 2004.

É formador do Centro de Formação de Coimbra do INEM em cursos de suporte básico de vida, suporte avançado de vida, técnicas de emergência médica e reanimação para tripulações de VMER (médicos e enfermeiros), técnicas de emergência médica para tripulantes de ambulância de socorro. É também formador nas áreas da gestão dos serviços de saúde e da prestação dos cuidados de saúde.

Desde Julho de 2005, exerce funções de enfermeiro-director do CHC.

Sinopse curricular

Marta Alexandra Fartura Braga Temido, nascida em 2 de Março de 1974.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação em Direito da Medicina pelo Centro de Direito Bio-Médico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente a realizar mestrado em Gestão e Economia da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Administradora hospitalar contratada como administradora de 3.ª classe nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Administradora-delegada do Hospital de Cantanhede.

Administradora-delegada do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua.

Administradora-delegada e vogal executiva do Hospital de Aveiro.

Actualmente a exercer funções como administradora hospitalar responsável pela área de administração vii nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Desde 15 de Julho de 2005 vogal executiva do conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra.

Sinopse curricular

Maria Paula Apolinário Ferreira de Sousa, nascida em 28 de Janeiro de 1951.

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Novembro de 1974).

Pós-graduação em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública (Março de 1977).

Administradora da Maternidade de Bissaya Barreto (de Outubro de 1977 a Dezembro de 1988).

Administradora do Hospital Pediátrico de Coimbra, em acumulação (de Janeiro a Dezembro de 1986).

Administradora-geral do Centro Regional de Oncologia de Coimbra, em regime de substituição (de Janeiro de 1989 a Fevereiro de 1991).

Administradora-delegada do Centro Regional de Oncologia de Coimbra (de Março de 1991 a Novembro de 2001).

Administradora-delegada do Hospital de Garcia de Orta (de Dezembro de 2001 a Junho de 2002).

A partir de 22 de Junho de 2002 passou a desenvolver a sua actividade de administradora hospitalar de 1.ª classe no Centro Regional de Oncologia de Coimbra, sendo responsável pela gestão do registo oncológico regional da zona centro e desempenhando funções de assessoria do administrador executivo e do conselho de administração do CROC.

Em Fevereiro de 2003 foi nomeada gestora do projecto de acreditação do IPOFG-CROC, S. A., pelo King's Fund Health Quality Service, tendo o hospital obtido a acreditação provisória em Setembro de 2004.

Foi também responsável pelo Gabinete da Qualidade e Comunicação do IPOFG-CROC, S. A.

Desde 15 de Julho de 2005 exerce funções de vogal executiva do conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2007/03/30/plain-209161.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/209161.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-12-29 - Decreto-Lei 233/2005 - Ministério da Saúde

    Transforma em entidades públicas empresariais os hospitais com a natureza de sociedade anónima, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São João e cria o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., o Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E., e o Centro Hospitalar do Nordeste, E. P. E., e aprova os respectivos Estatutos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda