Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 24251/2006, de 27 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera a composição da faixa de contenção fitossanitária constante do anexo I à Portaria 103/2006 de 6 de Fevereiro, em conformidade com o estipulado no nº 1 do artigo 6º do mesmo diploma.

Texto do documento

Despacho 24 251/2006

A Portaria 103/2006, de 6 de Fevereiro, modificada pela Portaria 815/2006, de 16 de Agosto, define a área do território nacional onde foi detectada a presença do nemátodo da madeira do pinheiro, Bursaphelenchus xylophilus (Steiner & Burher) Nickle et al., organismo de quarentena extremamente prejudicial à madeira de coníferas. Determina também, pelo artigo 6.º, a necessidade de criação de uma faixa de contenção fitossanitária [v. alínea j) do n.º 2], onde é obrigatória a remoção das coníferas conjuntamente hospedeiras do nemátodo da madeira do pinheiro e capazes de albergar a descendência do seu insecto vector [v. alínea b) do artigo 2.º da citada portaria].

Com vista a uma maior eficiência da faixa de contenção fitossanitária, tendo em conta limites físicos e administrativos e, bem assim, como o conhecimento da realidade do terreno, à data de publicação do presente despacho, determina-se, ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 6.º da referida portaria, que sejam alteradas a localização e delimitação geográfica da faixa de contenção fitossanitária, garantindo-se no entanto o cumprimento do objectivo de implementação da faixa, nomeadamente a redução da probabilidade de dispersão do nemátodo da madeira do pinheiro.

Assim, considerando as últimas informações obtidas nesta matéria, entendeu-se por bem alterar a composição da faixa de contenção fitossanitária constante do anexo I à Portaria 103/2006, de 6 de Fevereiro, na redacção da Portaria 815/2006, de 16 de Agosto, por apelo à parte final do citado no n.º 1 do artigo 6.º do mesmo diploma legal, nos termos dos mapas ora anexos.

Mapa 1 Localização e delimitação geográfica da faixa de contenção fitossanitária (ver documento original) Mapa 2 Lista das freguesias atravessadas pela faixa de contenção fitossanitária Concelhos ... Freguesias Alenquer ... Abrigada, Aldeia Gavinha, Cadafais, Carnota, Meca, Olhalvo, Ota, Ribafria, Santo Estêvão, Triana, Ventosa.

Almeirim ... Almeirim, Fazendas de Almeirim, Raposa.

Alpiarça ... Alpiarça.

Alvito ... Alvito, Vila Nova da Baronia.

Arruda dos Vinhos ... Arruda dos Vinhos, Cardosas.

Azambuja ... Aveiras de Cima, Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro.

Cartaxo ... Ereira, Lapa.

Coruche ... Couço, Erra, São José da Lamarosa.

Évora ... Nossa Senhora da Boa Fé, Nossa Senhora da Torega, Nossa Senhora de Guadalupe, São Sebastião da Giesteira.

Ferreira do Alentejo ... Alfundão, Canhestros, Ferreira do Alentejo, Figueira dos Cavaleiros, Odivelas.

Montemor-o-Novo ... Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo, Santiago do Escoural.

Mora ... Brotas, Mora.

Odemira ... Bicos, Colos, Vale de Santiago, Vila Nova de Milfontes.

Rio Maior ... Azambujeira.

Santarém ... Alcanhões, Almoster, Azóio de Baixo, Moçarria, Póvoa da Isenta, Santa Iria da Ribeira de Santarém, Marvila, São Salvador, Várzea.

Santiago do Cacém ... Abela, Alvalade, Cercal, Ermidas-Sado, São Domingos.

Sines ... Porto Covo.

Viana do Alentejo ... Alcáçovas.

Vila Franca de Xira ... Alhandra, Cachoeiras, São João dos Montes, Vila Franca de Xira.

O presente despacho tem efeitos retroactivos à data de 22 de Setembro de 2006.

14 de Novembro de 2006. - O Director-Geral, Francisco Manuel C. de

Castro Rego.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2006/11/27/plain-208755.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/208755.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-02-06 - Portaria 103/2006 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Estabelece medidas extraordinárias de protecção fitossanitária indispensáveis para o combate ao nemátodo da madeira do pinheiro.

  • Tem documento Em vigor 2006-08-16 - Portaria 815/2006 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera a Portaria n.º 103/2006, de 6 de Fevereiro (estabelece medidas extraordinárias de protecção fitossanitária indispensáveis para o combate ao nemátodo da madeira do pinheiro).

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-03-23 - Portaria 321/2007 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera os artigos 2.º e 6.º e o anexo I da Portaria n.º 103/2006, de 6 de Fevereiro, que estabelece medidas extraordinárias de protecção fitossanitária indispensáveis para o combate ao nemátodo da madeira do pinheiro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda