A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 325/80, de 15 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Cria um grupo de trabalho interdepartamental e abre os concursos para a construção das barragens do Funcho e de Beliche.

Texto do documento

Resolução 325/80

Os problemas de infra-estruturas de saneamento básico apresentam-se particularmente graves na região do Algarve, por aí se ter processado um desenvolvimento sem qualquer plano integrado do desenvolvimento turístico da região.

E crê-se fora de dúvida que, no caso do Algarve, os problemas das infra-estruturas urbanísticas para as populações residentes resultam extremamente agravados pela pressão das importantes populações turísticas que ciclicamente frequentam a sua extensa frente de mar.

A gravidade da situação existente impõe medidas imediatas que, sem prejuízo dos trabalhos em curso, de médio e longo prazos, no sentido de dotar a região de um conjunto de infra-estruturas indispensáveis ao seu equilibrado desenvolvimento urbanístico e turístico, acautelem riscos já existentes e criem as condições para que residentes e turistas não tenham de sofrer as consequências do crescimento desordenado que se tem verificado.

Também, e face às rupturas verificadas dos sistemas de esgoto e seu tratamento e às graves carências detectadas no abastecimento de água à região, e sem a recuperação urgente daqueles sistemas e o estabelecimento das adequadas estruturas de abastecimento, não parece lícito continuar-se a pensar em qualquer crescimento significativo da capacidade de alojamento na frente de mar algarvia.

Assim, o Conselho de Ministros, reunido em 27 de Agosto de 1980, resolveu:

1 - Criar um grupo de trabalho interdepartamental integrando um representante da Secretaria de Estado do Turismo, um representante da Comissão Regional de Turismo do Algarve e representantes do Ministério da Habitação e Obras Públicas (Habitação e Urbanismo, Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos e Saneamento Básico), o qual agregará a si os representantes das autarquias locais e, no prazo de trinta dias, fará uma inventariação dos principais problemas existentes no domínio do saneamento básico susceptíveis de serem solucionados a curto prazo e proporá os caminhos a seguir com vista à sua rápida resolução.

2 - Abrir imediatamente os concursos para a construção das barragens do Funcho e de Beliche, obras que representam um investimento de cerca de 700000 contos, a partir das quais será possível satisfazer muitas das carências de água existentes no Algarve.

Presidência do Conselho de Ministros, 27 de Agosto de 1980. - O Primeiro-Ministro, Francisco Sá Carneiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/15/plain-206592.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/206592.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-12-31 - Resolução 422/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro

    Constitui uma comissão coordenadora dos projectos de saneamento básico do Algarve (CSBA) e define a sua constituição e atribuições.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda