Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Rectificação 2141/2002, de 26 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Rectificação 2141/2002. - Tendo-se verificado que, por lapso, não foi publicada a licenciatura em Sociologia, bem como o respectivo plano curricular e tabela de equivalências, no diploma da reestruturação das licenciaturas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, desta Universidade, a que se refere o despacho 15 731/2002, publicado do Diário da República, 2.ª série, n.º 157, de 10 de Julho de 2002, procede-se à respectiva rectificação:

Licenciatura em Sociologia

Sistema de créditos nacionais (Decreto-Lei 173/80, de 29 de Maio)

Todas as disciplinas são teórico-práticas e têm o valor de 3 unidades de crédito cada uma.

Total de unidades de crédito da licenciatura: 120.

I

Estrutura curricular

De modo a seguir as orientações gerais fornecidas pelo presidente do conselho científico, propomos a realização de um total de 40 disciplinas, 5 disciplinas semestrais em 8 semestres, como número mínimo necessário para que seja atribuível o grau de licenciado em Sociologia. Estas disciplinas são distribuídas na seguinte estrutura curricular:

a) Disciplinas nucleares - 12 disciplinas (mínimo);

b) Disciplinas de áreas temáticas - 13 disciplinas (mínimo);

c) Disciplinas livres, área opcional ou minor - 10 disciplinas;

d) Seminário de investigação/estágio profissional - corresponde a 5 disciplinas (um semestre).

A oferta das disciplinas assim agrupadas obedece a lógicas distintas quanto ao seu grau de opcionalidade. Nas disciplinas dos tipos A

e B é mais limitada a possibilidade de escolha do estudante na medida em que se ministram conhecimentos tidos como essenciais à formação do futuro licenciado em Sociologia.

No primeiro caso, disciplinas do tipo A, oferece-se um total de 24 disciplinas para realizar pelo menos 12. Consideramos, contudo, que dada a relevância desse aspecto da formação do futuro licenciado se estabeleça um número definido de disciplinas fixas (8).

No segundo caso, disciplinas do tipo B, oferece-se um leque mais variado de possibilidades, com um total de 39 disciplinas, das quais terá o estudante de realizar 13 disciplinas, segundo os critérios que mais adiante indicamos.

Disciplinas do tipo C são todas as que figuram na lista correspondente e que se apresentam no domínio da livre escolha e ainda todas as disciplinas do tipo A ou B que não tenham sido realizadas enquanto tal. Podem ainda os estudantes escolher livremente outras disciplinas no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, de outras faculdades da Universidade Nova de Lisboa e mesmo no seu exterior, em universidades a definir. É neste contexto que se realizam os minors ou as áreas opcionais.

No caso dos estudantes de Sociologia que realizarem uma área opcional no âmbito da licenciatura, os 60 créditos necessários serão distribuídos da seguinte forma: 48 créditos na lista dos minors propostos pelo Departamento e 12 créditos em disciplinas introdutórias a outros ramos científicos que se apresentam em lista própria. No caso dos estudantes de outras licenciaturas a realização do minor em Sociologia - percursos especializados - implica 12 créditos em disciplinas fixas do tipo A e 48 créditos da lista apropriada.

Ao seminário de investigação/estágio profissional ficam atribuídos 30 ECTS (correspondente a cinco disciplinas semestrais), dada a sua importância no complemento científico e ou profissional do futuro licenciado em Sociologia.

A especificação desta proposta da comissão científica do Departamento de Sociologia, aprovada nas reuniões de 29 de Outubro, de 6 e 12 de Dezembro de 2001, e revista na sua versão final na reunião realizada em 11 de Janeiro de 2002, é a seguinte:

As disciplinas nucleares, tipo A, incluem as de formação sociológica geral, disciplinas A1, e as disciplinas metodológicas A2. Cabe a cada uma destas áreas a oferta de 12 disciplinas das quais os estudantes escolhem um mínimo de 6.

Lista das disciplinas do tipo A:

A1 -Formação Sociológica de Base;

A2 - Formação Metodológica.

As disciplinas de áreas temáticas, tipo B, estão organizadas a partir dos seguintes domínios temáticos e problemáticos, correspondentes a áreas de trabalho e de investigação: Território e Ambiente, Sociologia Histórica e Política, Demografia, Sociologia Económica, das Organizações e das Inovações e Educação e Cultura. A realização destas disciplinas garante na formação essencial do futuro licenciado em Sociologia uma abertura às especificidades do ramo científico da Sociologia, não visando, contudo, excluir outras formas de ordenação do conhecimento sociológico, mas antes apresentar um roteiro para as escolhas pessoais. Propõe-se que nas várias áreas os estudantes concretizem ou duas ou três disciplinas, o que resulta das prioridades estabelecidas ao nível da comissão científica:

Lista das disciplinas do tipo B:

B1 - Território e Ambiente (3);

B2 - Sociologia Histórica e Política (3);

B3 - Demografia (2);

B4 - Sociologia Económica, das Organizações e das Inovações (3);

B5 - Educação e Cultura (2).

As restantes disciplinas, livres, do tipo C, não obedecem ao mesmo tipo de organização das anteriores já que se enquadram num plano de livre composição curricular, aparecendo, deste modo, numa lista contínua sem outras indicações.

II

Funcionamento curricular

Na medida em que num sistema livre de agregação de unidades de crédito não é possível ordenar de forma evidente uma linha de prosseguimento de estudos adequado ao próprio ritmo de aprendizagem, é necessário definir etapas na progressão da formação dos licenciados em Sociologia. Propomos três momentos de passagem:

1) Só é possível a inscrição no 3.º semestre aos alunos que tenham completado até ao momento 8 disciplinas (das 10 previsíveis em 2 semestres). Destas, 3 deverão ser do tipo A1 (75% das que são exigidas neste tipo de disciplina)(ver nota 1);

2) Só é possível a inscrição no 5.º semestre aos estudantes que tenham completado até esse momento 16 disciplinas (das 20 previsíveis em 4 semestres). Destas, 9 deverão ser do tipo A (concretização de 75% das disciplinas exigíveis) e 7 do tipo B (54% das exigíveis);

3) Só é possível a inscrição no seminário de investigação aos estudantes que tenham completado até esse momento 32 disciplinas (menos 3 que o total das disciplinas referentes aos 7 semestres).

III

Organização curricular

O corpo docente do Departamento de Sociologia oferece 94 disciplinas semestrais(ver nota 2) (24 nucleares, 39 temáticas e 31 livres), que dão consistência à licenciatura em Sociologia e que podem ser escolhidas por estudantes de outras licenciaturas. Para os estudantes de outras licenciaturas será oferecido um minor em Sociologia, com um percurso geral que implicará realizar 10 disciplinas (pelo menos 5 nas disciplinas do tipo A e 5 nas disciplinas dos tipos B ou C ou ainda nas restantes do tipo A e ainda percursos especializados a definir.

Deste modo distinguem-se áreas opcionais para alunos da licenciatura em Sociologia e os minors no âmbito da área científica de Sociologia, que serão oferecidas para os estudantes de outros departamentos. Os minors transdepartamentais em que os docentes da área científica de Sociologia participam estão disponíveis para todos os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Especificamente para os alunos da licenciatura em Sociologia funciona um seminário de investigação/estágio profissional, o qual terá um coordenador anual designado para o efeito, com a atribuição de três horas lectivas anuais, e que terá a incumbência do funcionamento do seminário e do Gabinete de Estágios e da participação com os orientadores na organização dos júris para a defesa das dissertações/relatórios.

IV

Organização curricular da licenciatura em Sociologia por tipo de disciplinas

Maior em Sociologia

30 disciplinas (180 ECTS) escolhidas no âmbito das seguintes listas:

Disciplinas do tipo A (nucleares) - mínimo de 12 disciplinas (72 ECTS), distribuídas entre A1 e A2:

A1 - Formação sociológica de base - mínimo de seis disciplinas (36 ECTS):

Introdução à Sociologia: fundamentos(ver nota *);

Introdução à Sociologia: teorias(ver nota *);

Introdução ao Raciocínio Sociológico;

Perspectivas Sociológicas Contemporâneas;

Cultura e Sociedade;

Culturas, Grupos e Identidades Sociais;

Sociologia e Modernidade;

Estratificação e Mobilidade Social (ver nota *);

Classes e Estruturas Sociais (ver nota *);

Teorias Sociológicas - os Fundadores;

Teorias Sociológicas - os Contemporâneos;

Problemas Sociais e Problemáticas Sociológicas.

A2 - Formação metodológica - mínimo de seis disciplinas (36 ECTS):

Introdução à Teoria do Conhecimento em Ciências Sociais;

Introdução à Investigação e à Operacionalização em Ciências Sociais (ver nota *);

Operacionalização e Teorias da Medida (ver nota *);

Construção e Análise de Dados não Quantitativos;

Estatística para as Ciências Sociais: Análise Univariada;

Estatística para as Ciências Sociais: Análise Bivariada;

Metodologia de Análise Compreensiva;

Métodos e Técnicas - Amostragem e Inquérito (ver nota *);

Métodos e Técnicas - Análise de Dados (ver nota *);

Técnicas de Análise Multivariada;

Sondagens e Estudos de Mercado;

Informática para a Sociologia.

(nota *) Disciplinas fixas.

Nota. - Só é possível a inscrição no 3.º semestre aos estudantes que já tenham realizado 3 (18 ECTS) das 4 disciplinas exigidas do tipo A1.

Só é possível a inscrição no 5.º semestre aos estudantes que já tenham realizado 9 (54 ECTS) das 12 disciplinas exigidas do tipo A.

Disciplinas do tipo B (áreas temáticas) - mínimo de 13 disciplinas (78 ECTS), distribuídas segundo o seguinte critério:

B1 - Sociologia do Território e do Ambiente - mínimo de 3 disciplinas (18 ECTS):

Sociologia do Território;

Sociologia do Ambiente;

Sociologia Urbana;

Cidade e Metrópole;

Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável;

Território e Redes Sociais.

B2 - Sociologia Histórica e Política - mínimo de 3 disciplinas (18 ECTS):

Sociologia Histórica: Problemas e Conceitos;

Estados, Nações e Nacionalismo;

Processos e Movimentos Sociais Contemporâneos;

Modernidade e Globalização;

A Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea;

Sociologia Política;

Estado e Sistema Político em Portugal;

Sociologia das Revoluções;

Sociologia dos Comportamentos Políticos;

Colonialismo e Pós-Colonialismo;

Sociedade e Multiculturalidade;

Migrações, Diásporas e Transnacionalismo.

B3 - Demografia - mínimo de 2 disciplinas (12 ECTS):

Introdução à Demografia;

Princípios e Métodos de Análise Demográfica;

Sociologia dos Fenómenos Demográficos;

Cenários Demográficos Prospectivos.

B4 - Sociologia Económica, das Organizações e das Inovações - mínimo de 3 disciplinas (18 ECTS):

Sociologia das Organizações;

Sociologia do Emprego;

Sociologia Económica;

Gestão dos Recursos Humanos;

Desenvolvimento dos Recursos Humanos;

Psicossociologia das Organizações;

Sociologia Económica das Migrações;

Sociologia das Inovações;

Sociologia das Organizações Internacionais;

Metodologias de Intervenção Organizacional;

Cultura Organizacional;

Liderança e Empresarialidade;

Sociologia das Profissões.

B5 - Sociologia da Educação e da Cultura - mínimo de 3 disciplinas (12 ECTS):

Sociologia da Educação;

Sociologia da Cultura;

Sociologia das Religiões;

Sociologia da Vida Quotidiana.

Nota. - Só é possível a inscrição no 5.º semestre aos estudantes que já tenham realizado 7 (42 ECTS) das 13 disciplinas exigidas do tipo B.

Seminário de investigação/estágio profissional: 30 ECTS.

Nota. - Só é possível a inscrição no seminário de investigação/estágio profissional aos estudantes que já tenham realizado 32 (192 ECTS) das disciplinas exigidas.

Formação complementar

10 disciplinas (60 ECTS) em três percursos:

1) Minor a obter noutro grupo de disciplinas/noutra área científica;

2) Livre escolha de outras disciplinas:

Oferta disponível no Departamento de Sociologia - disciplinas do tipo C (livres):

O Espírito do Capitalismo: Actores, Crítica e Movimentos Sociais;

Sociologia da Moral e da Normatividade;

Sociologia do Turismo e Ambiente Urbano;

Sociologia e Planeamento Urbano;

Sociologia do Desenvolvimento e da Globalização;

Identidades e Comunidades Urbanas;

União Europeia: Economia, Sociedade e Território;

Planeamento Territorial;

Políticas Ambientais;

Sociologia da Saúde;

Sociologia da Família;

Sociologia do Envelhecimento;

Macroeconomia;

Metodologia da Análise Comparativa;

Sociologia do Crime e da Violência;

Sociologia do Consumo;

Sociologia dos Estilos de Vida;

Etnossociologia das Sociedades Mediterrâneas;

Religião e Modernidade;

Sociedades e Sistemas Educativos;

Sociologia da Escola;

Psicopedagogia;

Sociologia das Profissões;

Sociologia do Desporto;

Sociologia da Juventude;

Comunicação e Práticas Culturais;

Sociologia da Literatura;

Sociologia da Leitura;

Imigração e Etnicidade;

Gestão e Planeamento Estratégico das Organizações;

Avaliação de Comunidades Educativas.

3) Áreas opcionais em sociologias especializadas - os alunos da licenciatura que realizem uma das área opcionais em Sociologia escolhem, a partir da lista que de seguida se apresenta, duas das disciplinas introdutórias a outros ramos científicos (12 ECTS):

Economia;

Antropologia;

Semiologia;

Geografia Humana;

Psicologia;

Direito;

Ciência Política;

Ecologia Humana;

História Contemporânea.

Sociologia do Território e do Ambiente - 8 disciplinas (48 ECTS):

Sociologia do Território;

Sociologia do Ambiente;

Sociologia Urbana;

Cidade e Metrópole;

Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável;

Território e Redes Sociais;

Sociologia do Turismo e Ambiente Urbano;

Sociologia e Planeamento Urbano;

Sociologia do Desenvolvimento e da Globalização;

Identidades e Comunidades Urbanas;

União Europeia: Economia, Sociedade e Território;

Planeamento Territorial;

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (DGPR);

Políticas Ambientais.

Sociologia Histórica e Política - 8 disciplinas (48 ECTS):

Sociologia Histórica: Problemas e Conceitos;

Estados, Nações e Nacionalismo;

Processos e Movimentos Sociais Contemporâneos;

A Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea;

Sociologia Política;

Estado e Sistema Político em Portugal;

Sociologia das Revoluções;

Sociologia dos Comportamentos Políticos;

Colonialismo e Pós-Colonialismo;

Sociedade e Multiculturalidade;

Migrações, Diásporas e Transnacionalismo;

Modernidade e Globalização.

Sociologia Económica, das Organizações e das Inovações - 8 disciplinas (48 ECTS):

Sociologia das Organizações;

Gestão e Planeamento Estratégico das Organizações;

Sociologia do Emprego;

Sociologia Económica;

Gestão dos Recursos Humanos;

Desenvolvimento dos Recursos Humanos;

Psicossociologia das Organizações;

Sociologia Económica das Migrações;

Sociologia das Inovações;

Sociologia das Organizações Internacionais;

Cultura Organizacional;

Liderança e Empresarialidade;

Metodologias de Intervenção Organizacional;

Sociologia das Profissões.

Sociologia da Educação e da Cultura - 8 disciplinas (48 ECTS):

Sociologia da Educação;

Sociologia da Escola;

Sociedades e Sistemas Educativos;

Psicopedagogia;

Sociologia da Cultura;

Comunicação e Práticas Culturais;

Sociologia da Vida Quotidiana;

Sociologia do Consumo;

Sociologia dos Estilos de Vida;

Sociologia do Desporto;

Sociologia da Juventude;

Sociologia das Religiões;

Religião e Modernidade

Etnossociologia das Sociedades Mediterrâneas;

Imigração e Etnicidade;

Sociologia da Literatura;

Sociologia da Leitura;

Avaliação de Comunidades Educativas.

Minores oferecidos pelo Departamento de Sociologia para alunos de outras licenciaturas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. (ver nota 3)

a) Minor em Sociologia: percurso geral:

5 disciplinas (30 ECTS) do tipo A (mínimo de duas disciplinas fixas);

5 disciplinas (30 ECTS) do tipo B ou C ou ainda entre as restantes do tipo A;

b) Minor em Sociologia: percursos especializados - os alunos de outras licenciaturas que realizem um minor numa Sociologia especializada escolhem duas das disciplinas (12 ECTS) fixas do tipo A (nucleares):

Percurso especializado em Sociologia do Território e do Ambiente - 8 disciplinas (48 ECTS) - a lista das disciplinas do minor coincide com a da área opcional;

Percurso especializado em Sociologia Histórica e Política - 8 disciplinas (48 ECTS) - a lista das disciplinas do minor coincide com a da área opcional;

Percurso especializado em Sociologia Económica, das Organizações e das Inovações - 8 disciplinas (48 ECTS) - a lista das disciplinas coincide com a da área opcional;

Percurso especializado em Sociologia da Educação e da Cultura - 8 disciplinas (48 ECTS) - a lista das disciplinas do minor coincide com a da área opcional;

Minores transdepartamentais;

Minor em estudos de população e desenvolvimento - 10 disciplinas (60 ECTS):

Introdução à Demografia;

Princípios e Métodos de Análise Demográfica;

Sociologia dos Fenómenos Demográficos;

Sociologia do Envelhecimento;

Geografia da População (DGPR);

Recursos Humanos e Gestão do Território (DGPR);

Mobilidade e Desenvolvimento (DGPR);

Tecnologia de Informação Geográfica (DGPR);

Ecologia Humana (DHIEP);

Prospectiva Demográfica (DHIEP);

Demografia Social e Políticas Demográficas (DHIEP);

Teorias e Políticas de Desenvolvimento (DGPR).

Regime de transição em 2002-2003

Os alunos que se inscrevem pela primeira vez na licenciatura em Sociologia têm ao seu dispor um menu estruturado de 14 disciplinas específicas, das quais devem realizar 10 (60 créditos ECTS).

Os actuais alunos dos 3.º e 4.º anos da licenciatura em Sociologia mantêm-se nos planos curriculares em vigor.

(nota 1) Dada a actual forma de acesso ao ensino superior é necessário garantir aos alunos que se inscrevem pela primeira vez um menu predefinido nos dois primeiros semestres.

(nota 2) A quantidade de disciplinas a abrir por ano deve tomar em consideração as possibilidades objectivas do Departamento, mas garantindo sempre o direito de escolha dos estudantes. Complementarmente o número mínimo de alunos inscritos para funcionamento das disciplinas ou para desdobramento de turmas deve ser regulamentado ao nível da Faculdade.

(nota 3) A lista das disciplinas propostas em cada minor é uma lista base, o que deve ser entendido como abrindo a possibilidade de mais tarde novas disciplinas poderem vir a ser incluídas nestes minors. Regularmente, a lista dos minors é afixada pelo conselho científico de forma que se possa actualizar a lista das disciplinas. Deste modo abre-se também a possibilidade de abrir novas disciplinas ou de substituir minors, recorrendo a disciplinas já em funcionamento.

Licenciatura em Sociologia

Plano curricular antigo

Disciplina ... Tipo ... Horas ... ECTS

3.º ano

Teorias Sociológicas ... T e P ... 70+20 ... 12

Sociologia Política ... T e P ... 70+20 ... 12

Sociologia e Economia Históricas II ... T e P ... 70+20 ... 12

Métod. Técn. Inv. Sociológica I - Amostragem e Inquér. (semestral) ... T e P ... 70+20 ... 6

Métod. Técn. Inv. Sociológica II - Análise de Dados (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Problemas Sociais e Problemáticas Sociológicas (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

4.º ano

Estruturas da Sociedade Portuguesa ... T e P ... 70+20 ... 12

Seminário de Investigação ... T e P ... - ... 24

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Opção (semestral) ... T e P ... 35+10 ... 6

Tabela de equivalências

Licenciatura em Sociologia

(ver documento original)

7 de Outubro de 2002. - A Administradora, Fernanda Martinez Cabanelas Antão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2063140.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda