A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 223/81, de 17 de Julho

Partilhar:

Sumário

Autoriza a celebração de um protocolo com o Banco de Fomento Nacional sobre variações cambiais.

Texto do documento

Decreto-Lei 223/81

de 17 de Julho

Pelo Decreto-Lei 7/81, de 24 de Janeiro, foi autorizada a emissão de um empréstimo público interno, a celebrar com o Banco de Fomento Nacional, no montante de 150000 contos, com vista a possibilitar a utilização de facilidades de crédito concedidas a Portugal ao abrigo do Protocolo Luso-Francês, datado de 18 de Outubro de 1978, na parte destinada ao financiamento de um projecto a levar a cabo pela Direcção-Geral de Geologia e Minas.

Considerando que, de acordo com os compromissos assumidos internacionalmente pelo Banco de Fomento Nacional e pelo próprio Estado Português, este Banco não deve suportar o risco de câmbio das operações de crédito externo a que recorra e se torna necessário estabelecer as condições reguladoras da forma de repercussão para o Estado do risco cambial inerente à utilização das facilidades de crédito francês acima referidas:

Assim, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Fica o Ministro das Finanças e do Plano autorizado a celebrar com o Banco de Fomento Nacional um protocolo que regulará a forma de apuramento e de entrega das verbas correspondentes às variações cambiais a que se refere o presente decreto-lei.

Art. 2.º - 1 - As variações cambiais reflectidas no serviço do empréstimo correspondente à parte utilizada das facilidades de crédito facultadas ao abrigo do Protocolo Luso-Francês, de 18 de Outubro de 1978, para a concessão pelo Banco de Fomento Nacional do empréstimo ao Estado, autorizado pela Lei 8-A/80, de 26 de Maio, e pelo Decreto-Lei 7/81, de 24 de Janeiro, são de conta do Estado.

2 - As variações cambiais são calculadas tendo por base as alterações que se verifiquem no valor do franco francês face ao escudo entre as datas de utilização do crédito francês e a data de vencimento do serviço do empréstimo.

Art. 3.º - 1 - Sempre que as variações cambiais referidas no artigo 2.º se traduzam num encargo para o Estado, o Ministro das Finanças e do Plano tomará as necessárias providências para a satisfação dos respectivos quantitativos ao Banco de Fomento Nacional, que serão suportados por conta de verbas a inscrever anualmente no Orçamento Geral do Estado.

2 - No caso de as variações cambiais referidas no artigo 2.º se traduzirem favoravelmente para o Estado, as verbas correspondentes serão entregues pelo Banco de Fomento Nacional ao Estado, constituindo receita deste.

Art. 4.º Para a execução das disposições financeiras de cobertura dos encargos resultantes do presente decreto-lei, a Direcção-Geral do Tesouro fica autorizada a inscrever no Orçamento Geral do Estado para 1981 a verba necessária para aquele fim.

Art. 5.º As dúvidas suscitadas na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro das Finanças e do Plano.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 25 de Junho de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 8 de Julho de 1981.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/07/17/plain-203866.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/203866.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-05-26 - Lei 8-A/80 - Assembleia da República

    Orçamento Geral do Estado para 1980.

  • Tem documento Em vigor 1981-01-24 - Decreto-Lei 7/81 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Autoriza o Ministro das Finanças e do Plano a emitir um empréstimo interno até ao montante máximo de 150 milhares de contos e a celebrar com o Banco de Fomento Nacional o respectivo contrato.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda