A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 449/81, de 2 de Junho

Partilhar:

Sumário

Revoga a Portaria n.º 570/76, de 20 de Setembro (autoriza a Direcção-Geral do Tribunal de Contas a microfilmar a documentação relativa a processos de contas e de visto, que deva manter-se em arquivo, bem como a proceder à inutilização dos respectivos originais).

Texto do documento

Portaria 449/81

de 2 de Junho

O Decreto-Lei 29/72, de 24 de Janeiro, veio permitir que, por portaria do Ministro competente, fossem não só fixados os prazos mínimos de conservação em arquivo dos documentos na posse de serviços do Estado, como fosse autorizada a microfilmagem e consequente inutilização dos originais dos documentos que devessem manter-se arquivados.

Dando execução àquele diploma foi, relativamente ao Tribunal de Contas, oportunamente publicada a Portaria 570/76, de 20 de Setembro, a qual se mostra, face às necessidades actuais, incompleta e fonte de dúvidas várias.

Daí que com a presente portaria se pretenda dar integral e clara execução ao disposto pelo citado Decreto-Lei 29/72, com o fim de contribuir para a resolução dos graves problemas que o Tribunal vem sentindo no sector da arquivologia.

Nestes termos e ao abrigo do disposto no artigo 1.º e no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 29/72, de 24 de Janeiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Finanças e do Plano, o seguinte:

1.º Os prazos mínimos de conservação em arquivo dos documentos na posse da Direcção-Geral do Tribunal de Contas são de trinta anos para os processos de contas e de cinco anos para os processos de visto e demais documentação, contados a partir da data em que forem mandados arquivar.

2.º Findos aqueles prazos poderão os respectivos documentos ser inutilizados.

3.º A selecção de documentos com interesse histórico ou artístico fica a cargo do chefe da Divisão do Arquivo Geral e Biblioteca, não sendo permitida a sua inutilização.

4.º Não serão igualmente inutilizados os documentos que revistam interesse administrativo, competindo aos contadores-gerais proceder à respectiva indicação, no âmbito do serviço por que são responsáveis.

5.º Poderá a Direcção-Geral do Tribunal de Contas microfilmar processos e demais documentação que, nos termos do n.º 1.º, deva manter-se em arquivo, procedendo em seguida à inutilização dos respectivos originais.

6.º A microfilmagem dos processos de contas e de visto só ocorrerá, porém, decorridos, respectivamente, 10 e 3 anos contados a partir da data referida no n.º 1.º 7.º A microfilmagem, quando respeite a processos de contas ou de visto com incidentes, abrangerá toda a documentação que os integre; quando respeite a processos de contas sem incidentes, abrangerá apenas a capa do processo, o relatório do competente funcionário da Direcção-Geral e os documentos nele referidos, a conta de gerência e o acórdão e documentos neste mencionados; quando respeite a processos de visto sem incidentes, abrangerá apenas o diploma de provimento e as declarações a que se referem as alíneas a) e b) do artigo 7.º do Decreto-Lei 146-C/80, de 22 de Maio.

8.º O chefe da Divisão do Arquivo Geral e Biblioteca ficará responsável pela regularidade das operações de microfilmagem.

9.º A inutilização dos processos e demais documentação a operar nos termos da presente portaria será feita com garantia da sua destruição.

10.º A selecção e indicação a que se referem os n.os 3.º e 4.º, bem como a execução do disposto pelo n.º 5.º, carecem de homologação do presidente do Tribunal.

11.º É revogada a Portaria 570/76, de 20 de Setembro.

Ministério das Finanças e do Plano, 15 de Maio de 1981. - O Ministro das Finanças e do Plano, João António de Morais Leitão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/06/02/plain-203163.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/203163.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-01-24 - Decreto-Lei 29/72 - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Torna extensivo à generalidade dos serviços de natureza pública, estabelecendo as normas para a sua uniformização, o uso da microfilmagem dos documentos em arquivo, com a consequente inutilização dos respectivos originais.

  • Tem documento Em vigor 1976-09-20 - Portaria 570/76 - Ministério das Finanças

    Autoriza a Direcção-Geral do Tribunal de Contas a microfilmar a documentação relativa a processos de contas e de visto, que deva manter-se em arquivo, bem como a proceder à inutilização dos respectivos originais.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-22 - Decreto-Lei 146-C/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado das Finanças

    Regula o visto do Tribunal de Contas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda