Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1071/2015, de 16 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major de Engenharia, NIM 17118191, Sidónio Carneiro Dias

Texto do documento

Louvor 1071/2015

Louvo o Major de Engenharia, NIM 17118191, Sidónio Carneiro Dias, pelas excecionais qualidades e virtudes militares reveladas no desempenho das funções de Staff Officer Chemical, Biological, Radiological And Nuclear (CBRN) and Environmental Protection (KV SPT 119), no Quartel-General da Kosovo Force (KFOR), no período de 15 de julho de 2014 a 15 de julho de 2015.

Oficial responsável pelo planeamento e coordenação anual das inspeções da KFOR às fábricas industriais locais, abandonadas ou em produção, designadas por Toxic Industrial Materials (TIM) Sites, assim como pela condução e monitorização das respetivas inspeções, totalizando trinta (30) no período em avaliação, contribuindo desta forma para a proteção da força, um ambiente seguro e para o desenvolvimento de capacidades locais.

Salienta-se as relevantes qualidades pessoais demonstradas na coordenação e estreita ligação com as Autoridades Locais envolvidas nas inspeções aos TIM, tendo desenvolvido excelentes relações com os inspetores do Ministério do Ambiente (Ministry of Environment and Spatial Planning), os especialistas CBRN da Kosovo Security Force, com os representantes da Agência de Gestão de Emergências (Emergency Management Agency), com a Agência para a Proteção Radiológica e Nuclear (Kosovo Agency for Radiation Protection and Nuclear Safety) assim como com a NATO Liaison and Advisory Team (NLAT), atualizou conjuntamente a base de dados dos produtos químicos e radiológicos existentes nos TIM Sites, alertou e aconselhou sobre as melhores medidas de segurança a adotar, demonstrando ser um militar com elevada competência e extraordinário desempenho no âmbito técnico-profissional.

Contribuiu de forma empenhada e com o seu conhecimento para o projeto da KARPNS de inventariação de todas as fontes radiológicas existentes no Kosovo, para no futuro todas serem recolhidas e armazenadas em local seguro. Como principal especialista CBRN da KFOR teve papel preponderante no apoio à decisão do Comando da KFOR respondendo em tempo através da elaboração de relatórios e avaliações in situ, por exemplo na situação dos tanques de amónia na fábrica Llamkos Galvan Steel.

Destaca-se também a forma como desenvolveu todo o trabalho de Estado-Maior nomeadamente a elaboração de ordens de operações, a emanar pelo centro de operação (Joc Orders), atualização mensal do tactical level assessment da KFOR, atualização das Normas de Execução Permanente, preparação e apresentação de briefings em Conferências, organização e condução de reuniões com os Multinational Battle Groups East and West (MNBG-E, MNBG-W), pautando-se pela afirmação constante de elevados dotes de abnegação e espírito de sacrifício.

Efetuou inspeções aos Campos Militares, Bases Avançadas, Postos de Controlo e áreas para antenas de comunicações, totalizando quarenta e cinco (45) no período de um ano, no sentido de implementar as melhores práticas ambientais definidas para as Operações NATO. Avaliou e analisou os relatórios ambientais mensais das Unidades, respondendo aos incidentes ambientais nos Campos Militares com a sua supervisão e propostas corretivas, supervisionou a recolha de análises ao ar no sentido de verificar a qualidade ambiental no teatro de operação.

Desenvolveu um trabalho fundamental de controlo e monitorização no fecho de Campos Militares, designadamente o Gate 1, OP Cooke e OP 1, garantindo a não existência de contaminação no solo através da recolha de análises ao solo, verificação da qualidade e resultados das mesmas, contribuindo desta forma para o prestígio e bom nome da NATO perante as populações locais.

Apoiou a United Nation Mission in Kosovo (UNMIK) na implementação de medidas de proteção ambiental. Tendo o QG da KFOR iniciado a implementação, no final de 2014, de um novo programa informático para partilha da documentação, Document Handling System (DHS), teve um papel preponderante na transferência dos dados para o novo Sistema e na organização dos mesmos, evidenciando elevada competência profissional.

Pelo exposto o Major Carneiro Dias contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, fazendo jus ao público louvor com que agora é distinguido, em reconhecimento dos seus serviços que devem ser considerados relevantes e de elevado mérito.

15 de julho de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209086413

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2025170.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda