Louvo o Dr. Rui Jorge de Carvalho Vicente Ferreira pelo modo extraordinariamente competente, dedicado, e eficiente como desempenhou as exigentes funções de Presidente do Conselho de Administração da EMPORDEF - Empresa Portuguesa de Defesa, SGPS, SA, holding das indústrias de defesa portuguesas.
Revelando uma elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, merece especial destaque o seu papel na reorganização do setor empresarial do Estado na área da Defesa.
Destaque especial para o seu relevante papel no processo relacionado com a Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A., tendo, com o seu desempenho e atuação, nomeadamente na relação com os serviços da Comissão Europeia, garantido a continuidade da atividade de construção naval em Viana do Castelo. Desta forma, enquanto dirigente, o Dr. Rui Vicente Ferreira pautou a sua ação por um vincado sentido de serviço público e de salvaguarda dos superiores interesses do País, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe ao Dr. Rui Jorge de Carvalho Vicente Ferreira.
23 de outubro de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
209089038