A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 112/81, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Determina a transferência da verba de 100000 contos, integrada na dotação de capital atribuída à EMMA e que não chegou a ser-lhe concebida, para a Unicer - União Cervejeira, E. P..

Texto do documento

Despacho Normativo 112/81

1 - A Unicer - União Cervejeira, E. P., viu o seu programa de investimentos, para 1980 aprovado pelo Despacho Normativo 315/80, de 10 de Setembro.

2 - Para cobertura financeira desse programa foi previsto, pelo citado despacho normativo, o recurso a capital alheio em 86,7% e a um autofinanciamento de 13,3%.

3 - A ausência de atribuição de qualquer dotação de capital através do OGE/80 ficou a dever-se à exiguidade de verbas a distribuir pelas empresas públicas, tendo-se atendido, na sua distribuição, como é óbvio, às prioridades previsíveis.

4 - Verifica-se agora que, por um lado, a Unicer realizou o investimento previsto em cerca de 90% e, por outro, que não lhe foi possível gerar fundos internamente, tendo o investimento sido integralmente coberto com capital alheio.

5 - Os motivos que levaram à ausência de autofinanciamento do investimento condicionaram igualmente a capacidade de gerar fundo de maneio, tendo conduzido a empresa a uma situação de desequilíbrio financeiro, a que urge pôr cobro.

6 - Por outro lado, foi atribuída à EMMA - Empresa Mineira e Metalúrgica do Alentejo, E.

P., para cobertura financeira dos projectos de investimento e participações financeiras inseridos no PISEE-80 e aprovados pelo Despacho Normativo 220/80, de 17 de Julho, uma dotação de capital de 600000 contos.

7 - No entanto, o programa de investimentos e participações financeiras da EMMA sofreu um atraso, pelo que a dotação de capital que lhe foi concedida foi apenas de 500000 contos, ficando assim liberta uma verba de 100000 contos.

8 - Em consequência do anteriormente exposto, determina-se que a verba de 100000 contos, integrada na dotação de capital atribuída à EMMA pelo Despacho Normativo 220/80, de 17 de Julho, e que não chegou a ser-lhe concedida, seja transferida para a Unicer - União Cervejeira, E. P., sendo de imediato posta à disposição da empresa.

Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia, 18 de Março de 1981. - Pelo Ministro das Finanças e do Plano, Mário Martins Adegas, Secretário de Estado do Tesouro. - Pelo Ministro da Indústria e Energia, Alberto António Justiniano, Secretário de Estado da Indústria.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/04/09/plain-202206.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/202206.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-28 - Despacho Normativo 220/80 - Ministério das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia

    Determina quais os projectos da EMMA - Empresa Mineira e Metalúrgica do Alentejo, E. P., incluídos no Programa de Investimentos do Sector Empresarial do Estado para 1980.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-26 - Despacho Normativo 315/80 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia

    Consideram-se incluídos no Programa de Investimentos do Sector Empresarial do Estado para 1980 os projectos da Unicer, E. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda