Louvo, por proposta da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, o Engenheiro Hélio Jorge Tavares Igreja pela forma eficiente, dedicada e competente como desempenhou as funções de técnico especialista do seu gabinete, para as matérias relacionadas com a aquisição, gestão, administração, disposição e rentabilização das infraestruturas e demais património imobiliário afeto à defesa nacional, designadamente o abrangido pela Lei das Infraestruturas Militares.
O contributo do Eng. Hélio Igreja foi uma mais-valia para este gabinete pela sua vasta experiência e conhecimentos aplicados das questões relativas às modalidades de gestão e rentabilização do património imobiliário, contribuindo com grande sucesso e ao seu nível de intervenção para a racionalização do acervo patrimonial afeto à defesa nacional.
Frontal, determinado, com visão esclarecida e muito dinâmico, soube construir pontes no permanente e construtivo diálogo que estabeleceu e manteve com municípios e entidades institucionais, tendo em vista definir linhas estratégicas de colaboração para encontrar as soluções mais adequadas para a disponibilização de património imobiliário disponibilizado pelas Forças Armadas.
Atento quanto precede, expresso o meu público reconhecimento ao Eng. Hélio Igreja, que pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais manifestadas contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 2.ª classe ao Eng. Hélio Igreja.
23 de outubro de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
209079464