Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3190/2002, de 9 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 3190/2002 (2.ª série). - Curso de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (deliberações n.os 617/99, de 6 de Setembro, e 1600/2001, de 9 de Outubro). - O conselho científico aprova o elenco das disciplinas fixas e optativas, unidades de crédito, numeri clausis e calendário escolar para o ano lectivo de 2001-2002 (Decreto-Lei 216/92, de 13 de Outubro):

Elenco das disciplinas para os alunos que se inscrevem no 1.º ano do respectivo mestrado

Áreas de especialização:

Sistemas Inteligentes e Multimédia;

Conectividade e Sistemas Distribuídos;

Programação e Sistemas de Informação.

Conectividade e Sistemas Distribuídos

Disciplina ... Nível ... Sem. ... UC

Arquitectura de Sistemas Computacionais ... M ... 1 ... 3

Microprocessadores ... M ... 1 ... 3

Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ... M ... 1 ... 3

Redes com Integração de Serviços ... M ... 1 ... 3

Algoritmos e Aplicações de Segurança ... M ... 2 ... 3

Arquitecturas Avançadas ... M ... 2 ... 3

Edifícios Inteligentes e Domótica ... M ... 2 ... 3

Aplicações em Redes de Grande Escala ... M ... 2 ... 3

Redes de Alto Débito ... M ... 2 ... 3

Integração de Sistemas Empresariais ... A ... 1 ... 4

Computação em Sistemas Distribuídos ... A ... 2 ... 4

Redes de Acesso ... A ... 2 ... 4

Tópicos Avançados em Conectividade e Sistemas Distribuídos ... A ... 1 e 2 ... 4

Sistemas Inteligentes e Multimédia

Disciplina ... Nível ... Sem. ... UC

Interfaces Homem-Máquina ... M ... 1 ... 3

Modelação e Visualização Tridimensional ... M ... 1 ... 3

Complementos de Inteligência Artificial ... M ... 1 ... 3

Raciocínio ... M ... 1 ... 3

Técnicas de Procura ... M ... 1 ... 3

Introdução aos Agentes Autónomos ... M ... 1 ... 3

Interfaces Multimodais Inteligentes ... M ... 2 ... 3

Complementos de Visualização ... M ... 2 ... 3

Aprendizagem ... M ... 2 ... 3

Planeamento de Acções ... M ... 2 ... 3

Programação por Restrições ... A ... 1 ... 4

Ambientes Virtuais Distribuídos ... A ... 1 ... 4

Computação Afectiva ... A ... 1 ... 4

Partilha e Reutilização de Conhecimento ... A ... 2 ... 4

Tópicos Avançados em Sistemas Inteligentes e Multimédia ... A ... 1 e 2 ... 4

Programação e Sistemas de Informação

Disciplina ... Nível ... Sem. ... UC

Análise e Síntese de Algoritmos ... M ... 1 e 2 ... 3

Programação em Lógica ... M ... 1 ... 3

Engenharia da Programação ... M ... 1 ... 3

Introdução aos Agentes Autónomos ... M ... 1 ... 3

Arquitectura Organizacional de Sistemas de Informação ... M ... 1 ... 3

Arquitecturas de Software ... M ... 2 ... 3

Arquitectura Tecnológica dos Sistemas de Informação ... M ... 2 ... 3

Integração de Sistemas Empresariais ... A ... 1 ... 4

Programação por Restrições ... A ... 1 ... 4

Processos e Ferramentas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação ... A ... 2 ... 4

Tópicos Avançados em Programação e Sistemas de Informação ... A ... 1 e 2 ... 4

Arquitectura de Programas ... A ... 1 ... 4

Elenco das disciplinas para os alunos que se inscrevem no 2.º ano curricular do respectivo mestrado

Áreas principais de especialização (em número de cinco):

1) Informação e Conhecimento;

2) Conectividades e Sistemas Distribuídos;

3) Sistemas Interactivos e Multimédia;

4) Ciência da Computação;

5) Sistemas Industriais.

O aluno deve escolher duas cadeiras do tipo A na sua área principal de especialização.

Áreas secundárias de especialização - não aplicáveis de acordo com o regulamento do mestrado em vigor.

Áreas científicas (AC):

ASO - Arquitectura e Sistemas Operativos;

CGM - Computação Gráfica e Multimédia;

IA - Inteligência Artificial;

MTP - Metodologia e Tecnologia da Programação;

RC - Redes de Computadores;

SI - Sistemas de Informação;

TC - Teoria da Computação.

Informação e Conhecimento

Disciplina ... AC ... Nível ... Sem. ... UC

Tópicos Avançados em Inteligência Artificial ... IA ... A ... 1 e 2 ... 4

Computação Afectiva ... IA ... A ... 1 ... 4

Tópicos Avançados em Metodologia e Tecnologia da Programação ... MTP ... A ... 1 e 2 ... 4

Programação por Restrições ... IA ... A ... 1 ... 4

Integração de Sistemas Empresariais ... SI ... A ... 1 ... 4

Processos e Ferramentas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação ... SI ... A ... 2 ... 4

Partilha e Reutilização do Conhecimento ... IA ... A ... 2 ... 4

Tópicos Avançados em Sistemas de Informação ... SI ... A ... 2 ... 4

Conectividade e Sistemas Distribuídos

Disciplina ... AC ... Nível ... Sem. ... UC

Tópicos Avançados em Arquitectura e Sistemas Operativos ... ASO ... A ... 1 ... 4

Tópicos Avançados em Redes de Computadores ... RC ... A ... 1 ... 4

Tópicos Avançados em Arquitectura e Sistemas Operativos ... ASO ... A ... 2 ... 4

Tópicos Avançados em Redes de Computadores ... RC ... A ... 2 ... 4

Computação em Sistemas Distribuídos ... ASO ... A ... 2 ... 4

Redes de Acesso ... RC ... A ... 2 ... 4

Sistemas Interactivos e Multimédia

Disciplina ... AC ... Nível ... Sem. ... UC

Tópicos Avançados em Computação Gráfica e Multimédia ... CGM ... A ... 1 e 2 ... 4

Tópicos Avançados em Sistemas de Informação ... SI ... A ... 1 e 2 ... 4

Integração de Sistemas Empresariais ... SI ... A ... 1 ... 4

Ambientes Virtuais Distribuídos ... CGM ... A ... 1 ... 4

Processos e Ferramentas de Desenvolvimento de Sistemas de Informação ... SI ... A ... 2 ... 4

Sistemas Industriais

Disciplina ... AC ... Nível ... Sem. ... UC

Tópicos Avançados em Arquitectura e Sistemas Operativos ... ASO ... A ... 1 e 2 ... 4

Ambientes Virtuais Distribuídos ... CGM ... A ... 1 ... 4

Tópicos Avançados em Computação Gráfica e Multimédia ... CGM ... A ... 2 ... 4

Computação em Sistemas Distribuídos ... ASO ... A ... 2 ... 4

Ciência da Computação

Disciplina ... AC ... Nível ... Sem. ... UC

Tópicos Avançados em Teoria da Computação ... TC ... A ... 1 e 2 ... 4

Tópicos Avançados em Metodologia e Tecnologia da Programação ... MTP ... A ... 1 e 2 ... 4

Novos Paradigmas da Computação ... TC ... A ... 1 ... 4

Lógica Modal ... TC ... A ... 1 ... 4

Complementos de Lógica Matemática ... TC ... A ... 2 ... 4

Criptografia ... TC ... A ... 2 ... 4

Disciplinas propedêuticas

Disciplinas ... Semestre

Bases de Dados ... 1.º

Programação com Objectos ... 1.º

Sistemas Operativos ... 1.º

Análises e Concepção de Sistemas de Informação ... 2.º

Análise e Síntese de Algoritmos ... 2.º

Computação Gráfica ... 2.º

Inteligência Artificial ... 2.º

Redes I ... 2.º

Numerus clausus

(N.º 10)

Numerus clausus - 60.

Prazos de candidaturas - De 16 de Julho a 13 de Agosto de 2001.

Prazos, matrícula e inscrição - De 1 a 30 de Setembro de 2001.

O grau de mestre será conferido após obtenção de 12 créditos pós-graduados em disciplinas do tipo M e 8 créditos pós-graduados em disciplinas do tipo A, bem como a elaboração e aprovação de uma dissertação, nos termos do artigo 5.º do Decreto-Lei 216/92, de 13 de Outubro.

Número de unidades de créditos pós-graduados necessários à concessão do grau - 20.

Duração normal do curso - dois anos lectivos, incluindo o período para a elaboração da tese.

Duração mínima do curso - 12 meses.

9 de Janeiro de 2002. - Pelo Presidente, (Assinatura ilegível.)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1979842.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-10-13 - Decreto-Lei 216/92 - Ministério da Educação

    Estabelece o quadro jurídico da atribuição dos graus de mestre e de doutor pelas instituições de ensino universitário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda