Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2353/2002, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 2353/2002 (2.ª série). - Na sequência de despacho reitoral de 13 de Julho de 2001 e sob proposta do conselho científico, ao abrigo da alínea d) do artigo 25.º da Lei 108/88, de 24 de Setembro, da alínea e) do artigo 17.º e da alínea g) do n.º 2 do artigo 22.º dos Estatutos da Universidade de Aveiro (Despacho Normativo 52/89, de 1 de Junho, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 140, de 21 de Junho de 1989) conjugado com o Regulamento sobre a Criação de Cursos de Formação Especializada na Universidade de Aveiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 288, de 15 de Dezembro de 2000, determino o seguinte:

1.º

Criação

Com base no Regulamento sobre a Criação de Cursos de Formação Especializada na Universidade de Aveiro, e em coordenação com os programas de formação pós-graduada de Departamento de Electrónica e Telecomunicações e da Secção Autónoma de Ciências da Saúde, é criado na área de especialização de Sistemas e Serviços o curso de formação especializada de média duração em Telemática na Saúde.

O curso Telemática na Saúde pretende formar quadros com um conjunto de conhecimentos e competências permitindo que tenham um papel consciente interventivo no processo de prestação de cuidados de saúde, que está significativamente alterado pela introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação. O presente curso, bem como o curso em Boas Práticas em Serviços Telemáticos de Saúde, poderão ser o embrião de um futuro mestrado em Tecnologias da Informação na Saúde, a implementar a médio prazo.

O actual contexto, resultante da aprovação no Conselho Europeu da Feira do documento orientador eEurope 2002 - Uma Sociedade da Informação para Todos, bem de outros documentos estratégicos na área da Saúde, permite esperar uma procura consistente, tanto para formação académica como para formação contínua e especializada de profissionais de saúde. Este curso insere-se também nos objectivos de formação pós-graduada da Universidade de Aveiro.

2.º

Organização curricular

O curso de formação especializada em Telemática na Saúde está organizado nas seguintes disciplinas semestrais com um total de 9 unidades de crédito:

Disciplina ... Área de especialização ... Área científica ... Escolaridade T/TP/P ... UC

Redes e Sistemas de Comunicação. ... Sistemas e serviços. ... Telecomunicações. ... 2/0/2 ... 3

Sistemas de Informação na Saúde. ... Sistemas e serviços. ... Sistemas de informação. ... 2/0/2 ... 3

Ética e Protecção de Dados. ... Sistemas e serviços. ... Tecnologias de Saúde. ... 3/0/0 ... 3

3.º

Certificação

A aprovação no conjunto das três disciplinas exigidas é certificada por um diploma no curso de formação especializada de média duração em Telemática na Saúde. Além da área de especialização, o diploma deve enunciar as disciplinas, o número de créditos e a classificação obtida. A aprovação no curso terá de ocorrer até final do ano lectivo subsequente à inscrição.

4.º

Creditação

Este curso de formação especializada confere unidades de crédito elegíveis para obtenção de equivalência em outros cursos de formação especializada ou de mestrado.

5.º

Numerus clausus

A definir para cada edição do curso, em função dos recursos materiais e humanos disponíveis e em articulação com outros cursos de pós-graduação da responsabilidade dos Departamentos proponentes.

6.º

Acesso

São admitidos à candidatura à matrícula candidatos com um grau de licenciatura numa área que forneça uma preparação adequada para frequência do curso.

7.º

Frequência

O curso deve ser frequentado em regime de tempo integral.

8.º

Recursos necessários

Os Departamentos de Electrónica e Telecomunicações e a Secção Autónoma de Ciências da Saúde disponibilizarão os docentes e o equipamento necessários à leccionação do curso, podendo contar com a colaboração externa.

9.º

Propinas

As propinas correspondentes à frequência do curso serão estabelecidas anualmente pela Reitoria, de acordo com o estipulado no artigo 15.º do Regulamento sobre a Criação de Cursos de Formação Especializada na Universidade de Aveiro.

7 de Janeiro de 2002. - A Reitora, em exercício, Isabel Alarcão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1975167.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda