Despacho 2020/2002 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo da Faculdade de Motricidade Humana de 7 de Novembro de 2001, proferido por delegação de competência publicada no Diário da República, 2.ª série, de 8 de Fevereiro de 2001:
Doutora Hyvärinen Lea Varpu Marjatta - autorizado o contrato administrativo de provimento no período de 7 a 24 de Novembro de 2001, por conveniência urgente de serviço, como professora catedrática visitante além do quadro desta Faculdade. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
3 de Janeiro de 2002. - O Secretário, João Fernando Pires Mendes Jacinto.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 14.º do Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, alterado, por ratificação, pela Lei 19/80, de 16 de Julho.
A Professora Hyvärinen Lea Varpu Marjatta, docente de Ofltalmologia da Universidade de Tampere, investigadora sénior na área da subvisão, com particular incidência no que respeita ao desenvolvimento de testes clínicos de visão, é membro de diversas sociedades científicas, tendo-lhe sido atribuídos vários títulos honoríficos em várias partes do mundo. É ainda co-autora do livro de textos da Academia Americana de Oftalmologia sobre a reabilitação da baixa visão e do livro de textos da Lighthouse sobre baixa visão pediátrica. É assim uma das mais proeminentes figuras a nível mundial nesta área da reabilitação, apresentando um currículo científico ímpar. Trata-se, portanto, de uma personalidade de grande prestígio internacional e uma das mais influentes ofltalmologistas da actualidade.
A oportunidade de se poder contar com a contribuição desta personalidade académica no mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficência Visual na disciplina de Fundamentos da Sub-Visão virá enriquecer o nível de formação pretendida no curso, pelo que se entende dever ser contratada como professora catedrática visitante.
24 de Setembro de 2001. - Vítor da Fonseca - Leonor Moniz Pereira.