A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 140/2001, de 26 de Novembro

Partilhar:

Texto do documento

Resolução 140/2001 (2.ª série). - Pela resolução 4/SP/2001, da secção permanente do senado, em reunião de 27 de Julho de 2001, foi aprovada a alteração ao regulamento do curso de licenciatura em Filosofia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que passa a ter a seguinte redacção:

Regulamento do Curso de Licenciatura em Filosofia

1.º

Curso de licenciatura

A Universidade do Porto, através da Faculdade de Letras, confere o grau de licenciado em Filosofia.

2.º

Área científica do curso

A área científica do curso é a de Filosofia.

3.º

Organização do curso

1 - O curso condicente à obtenção da licenciatura em Filosofia organiza-se em disciplinas semestrais obrigatórias e opcionais, e um seminário anual.

2 - A todas as disciplinas correspondem unidades de crédito segundo o Sistema Europeu de Créditos.

3 - As opções que o aluno frequentará organizam-se em áreas opcionais, podendo o Departamento de Filosofia proceder à criação de novas áreas ou à alteração das existentes (nomeadamente através da criação de outras disciplinas), sem prejuízo da distribuição das unidades de crédito a seguir determinadas. Sendo a situação ideal aquela em que o Departamento de Filosofia oferece todas as disciplinas das áreas opcionais a que se propõe, poderá no entanto e enquanto tal não for possível ser pedida a leccionação de cadeiras a outros departamentos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mediante protocolos interdepartamentais.

4 - Constará da certidão de licenciatura a informação sobre a área opcional frequentada com aproveitamento pelo discente. A frequência com aproveitamento da área opcional em Ensino da Filosofia assegura uma das condições de acesso ao estágio pedagógico.

5 - Para transitar de ano, o aluno deve garantir a aprovação em dois terços das unidades de crédito.

§ 1.º Qualquer aluno pode optar posteriormente por se inscrever em disciplinas de anos precedentes ao que está inscrito, que não frequentou ou em que teve aproveitamento.

6 - Considera-se licenciado o aluno que garantir aprovação em 42 disciplinas semestrais mais o seminário anual (4.º ano), num total de 120 unidades de crédito.

§ 1.º Para efeito de creditação no Sistema Europeu de Créditos, cada disciplina semestral dos 1.º e 2.º anos corresponde a 6 ECTS e cada disciplina semestral dos 3.º e 4.º anos corresponde a 5 ECTS. O seminário do 4.º ano corresponde a 10 ECTS.

4.º

Estrutura curricular

1 - A estrutura curricular da licenciatura consta de quadro anexo.

2 - O plano de estudos será fixado por despacho reitoral, a publicar no Diário da República.

5.º

Classificação final

A classificação final do curso é a média aritmética, arredondada às unidades, considerando como unidade a fracção não inferior a cinco décimas das disciplinas inerentes à estrutura do plano de estudos.

Artigo 6.º

Entrada em funcionamento

O curso entrará em funcionamento progressivamente, um ano curricular em cada ano lectivo, a partir do ano lectivo de 2001-2002, substituindo o modelo actualmente em curso e previsto na Portaria 850/87, de 3 de Novembro.

7 de Novembro de 2001. - O Reitor, José Ângelo Novais Barbosa.

ANEXO N.º 1

A área científica do curso e o número de unidades de crédito do plano de estudos da licenciatura em Filosofia são os seguintes:

1) Área científica do curso Filosofia;

2) Duração normal do curso - oito semestres lectivos;

3) Número total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau 120 UC.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1956707.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-11-03 - Portaria 850/87 - Ministério da Educação

    Aprova a reestruturação curricular dos cursos ministrados pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda