Portaria 1898/2001 (2.ª série). - No decorrer do ano de 1964, por ocasião da primeira visita do navio-escola Sagres II a New Bedford, o comandante Joseph Silverstein, então primeiro-tenente empenhou-se esforçadamente no apoio ao navio e à sua guarnição, com entusiasmo contagiante, repetidamente manifestado sempre que o navio fazia escala naquele porto dos Estados Unidos.
Na pronta resolução de problemas administrativos, nas facilidades obtidas para a guarnição do Sagres, nas recepções oferecidas em sua casa a oficiais e cadetes do navio, na amizade com que acompanhava os oficiais portugueses que em Newport frequentaram o Naval War College, onde, por diversas vezes, lhes serviu de anfitrião, o comandante Silverstein cimentou um forte relacionamento com Portugal e com a nossa Marinha.
A estreita ligação que manteve com o navio-escola Sagres levou-o a embarcar por diversas vezes em viagens de instrução daquele navio, chegando a deslocar-se expressamente dos Estados Unidos quando a viagem não incluía escalas na América do Norte.
Considerando, pois, que os serviços prestados ao longo de tantos anos muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Marinha, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 395/85, de 11 de Outubro, concedo a medalha da cruz naval de 2.ª classe ao commander Joseph Silverstein, United States Naval Reserve, retired.
6 de Novembro de 2001. - O Chefe do Estado-Maior da Armada, Nuno Gonçalo Vieira Matias, almirante.