A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 326/84, de 10 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a colocação e venda no continente de açúcar da Região Autónoma dos Açores, proveniente de beterraba sacarina produzida na mesma Região, até ao limite de 7200 t em 1984 e em 1985.

Texto do documento

Decreto-Lei 326/84

de 10 de Outubro

A cultura da beterraba sacarina na Região Autónoma dos Açores é já tradicional e mostra-se de toda a conveniência a criação de condições que propiciem o incremento da mesma.

Por outro lado, até agora não era permitida a colocação e venda no continente do açúcar proveniente de beterraba sacarina da Região Autónoma dos Açores, a não ser quando processada em termos de operação de importação.

Reconhece-se, porém, actualmente - até pelos efeitos múltiplos que a montante a produção de beterraba tem na economia açoriana - a conveniência de se criarem condições para um melhor aproveitamento da capacidade disponível da indústria açucareira desta Região Autónoma, tornando obrigatória a refinação pela indústria açoriana do açúcar destinado ao consumo da Região Autónoma dos Açores e permitindo a colocação e venda daquele açúcar no continente, sem que, no entanto, sejam postos em causa os interesses da indústria refinadora continental.

Deste modo, o objectivo último é promover a produção local de beterraba sacarina, pelo que parece aconselhável admitir já a entrada no continente do açúcar regionalmente produzido.

Para o efeito, atribui-se desde já à indústria de refinação açoriana uma quota para abastecimento do continente em 1984 e em 1985 tal que o excesso de capacidade nominal instalada em qualquer das empresas refinadoras fique igualmente repartido.

Nestes termos, ouvido o Governo Regional dos Açores:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É autorizada a colocação e venda no continente de açúcar da Região Autónoma dos Açores, proveniente de beterraba sacarina produzida na mesma Região, até ao limite de 7200 t em 1984 e em 1985.

2 - A referida quota será revista após 1985 em função da produção local de beterraba sacarina face ao consumo de açúcar da Região Autónoma.

Art. 2.º A colocação e venda no continente do açúcar referido no artigo anterior será efectuada pela indústria açucareira regional.

Art. 3.º A colocação no continente do açúcar a que o presente diploma se refere não é, para todos os efeitos, considerada importação.

Art. 4.º É obrigatório, salvo em situações devidamente justificadas e sancionadas pelo Serviço Regional do Açúcar e do Álcool, que o açúcar destinado ao consumo na Região Autónoma dos Açores seja totalmente refinado pela indústria açoriana de refinação.

Art. 5.º É revogado o artigo 4.º do Decreto 15830, de 11 de Agosto de 1928.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Agosto de 1984. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - Ernâni Rodrigues Lopes - José Veiga Simão - Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Promulgado em 27 de Setembro de 1984.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 28 de Setembro de 1984.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1984/10/10/plain-19538.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19538.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1928-08-10 - Decreto 15830 - Ministério das Finanças - Secretaria Geral

    Estabelece o novo regime do açúcar nos Açores.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda