A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1163/82, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Regulamenta as transferências de área de actuação profissional, estabelecimento ou serviço, quanto à carreira de enfermagem.

Texto do documento

Portaria 1163/82
de 17 de Dezembro
Pelo Decreto-Lei 305/81, de 12 de Novembro, que aprovou a nova carreira de enfermagem, é concedida aos enfermeiros de todos os graus da carreira a possibilidade de transferência de área de actuação profissional, estabelecimento ou serviço, dentro do mesmo grau.

Condicionando a nova carreira o acesso aos vários graus a uma maior especialização técnica, esta só tem significado real se em cada serviço de determinada especialidade estiverem os enfermeiros com ela habilitados.

Sendo essa a filosofia da nova carreira, nem por isso ressalta com clareza no seu articulado.

Torna-se, portanto, necessário regulamentar as transferências de área de actuação profissional, estabelecimento ou serviço, de modo a racionalizar o exercício das especializações, condicionando-o.

Não se pretende com esta medida restringir a formação de especialistas ou limitar-lhes o exercício, mas sim colocar a pessoa certa no lugar certo.

Assim, tendo em atenção o disposto no artigo 21.º do Decreto-Lei 305/81, de 12 de Novembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Saúde, o seguinte:

1.º A transferência de área de actuação profissional, estabelecimento ou serviço, no grau 3 da carreira, para além do preceituado no artigo 12.º do Decreto-Lei 305/81, de 12 de Novembro, somente poderá concretizar-se no caso de o requerente possuir a especialização da área para onde pretende ser transferido.

2.º Nos graus 4 e 5 da carreira não é exigido o condicionalismo do número anterior, dado ser mais ampla a zona de acção, podendo o supervisor administrar vários serviços de enfermagem constituídos por especialidades diversas.

Secretaria de Estado da Saúde, 22 de Novembro de 1982. - O Secretário de Estado da Saúde, Adalberto Paulo da Fonseca Mendo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/193224.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-11-12 - Decreto-Lei 305/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Aprova a carreira de enfermagem.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda