Louvo o Adjunto de Operações Nacional (ADON), Eng. Miguel Lérias da Cruz, pela elevadíssima competência profissional, extraordinário empenho e eficiência como tem desempenhado estas funções no Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CNOS/ANPC).
Possuidor de elevado espírito de missão, de uma forte determinação e perseverança, de um alto sentido das responsabilidades, sólida formação técnica e profundos conhecimentos dos procedimentos operacionais, aliou sempre essas ferramentas de base a uma permanente disponibilidade, a uma extrema dedicação pelo serviço e a relevantes qualidades pessoais das quais se destacam a esmerada educação, a frontalidade, a lealdade e a camaradagem. Essa conjugação de atributos ficou bem patenteada no excecional desempenho alcançado no desempenho das abrangentes e exigentes funções de ADON e na forma como cumpriu sempre as inúmeras tarefas que lhe foram cometidas.
No âmbito das muitas ocorrências do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), quer nas funções de Comandante de Assistência às Operações (CAS) quer como elemento do Comando, quando confrontado com estas situações que exigiam um grau de resposta imediato, onde a capacidade de alguns teria falhado, a todas reagiu adequadamente e de uma forma extremamente profissional, em tempo real, com denodo e exemplar mestria, reiterando assim uma reconhecida coragem moral, abnegação, excelente espírito de missão e elevada competência profissional, particularmente nos períodos de maior exigência operacional como foram os das fases mais críticas dos DECIF de 2013, 2014 e 2015.
No desempenho cumulativo das funções de responsável pela supervisão da complexa e exigente área dos Meios Aéreos do CNOS/ANPC, revelou um profundo conhecimento destas matérias e uma invulgar capacidade de trabalho que aliados a um elevado espírito de colaboração se traduziram num desempenho com excelentes resultados, concorrendo com a sua ação para o normal funcionamento da Autoridade.
Nomeado Oficial de Ligação da ANPC a várias organizações, sempre demonstrou elevado interesse, grande espírito de iniciativa e singular competência técnica na condução dos assuntos referentes a esta função, adotando permanentemente uma postura construtiva e fortemente dinâmica, que muito tem contribuído para um desempenho metódico, rigoroso e de grande qualidade. Participou ainda em várias reuniões e conferências no exterior do país, onde o seu nível de desempenho sempre prestigiou as cores nacionais.
Pela forma esclarecida, empenhada e rigorosa como tem vindo a desempenhar as suas funções e pelas qualidades demonstradas e os resultados práticos das mesmas é o ADON Miguel Lérias da Cruz creditado como um precioso colaborador do seu Comandante Operacional Nacional, da ANPC e do Ministério da Administração Interna, tornando-o merecedor deste público louvor e devendo os serviços por si prestados a Portugal serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.
13 de outubro de 2015. - O Secretário de Estado da Administração Interna, João Rodrigo Pinho de Almeida.
209043394