A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 311/83, de 1 de Julho

Partilhar:

Sumário

Determina que o artigo 254.º do Código das Custas Judiciais seja aplicável a certos serviços dependentes do Ministério da Justiça.

Texto do documento

Decreto-Lei 311/83
de 1 de Julho
Criado pelo Decreto-Lei 104/80, de 10 de Maio, o Gabinete de Gestão Financeira do Ministério de Justiça e já aprovado o respectivo diploma regulamentar, naquele departamento se deverão processar, excluídas as verbas do Orçamento do Estado, a arrecadação das receitas e a realização das despesas.

Não existe, assim, razão para dispensar os mecanismos normais estabelecidos na respectiva legislação, ou seja, a submissão ao regime de delegações do Cofre Geral dos Tribunais junto dos serviços autorizados a arrecadar receitas próprias, o que implica a elaboração de orçamento anual, prestação de contas e a efectivação das despesas com respeito pelas regras estabelecidas.

Deste modo se evita a proliferação, no mesmo Ministério, de fundos autónomos passíveis de criar situações de injustiça relativa.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - O disposto no artigo 254.º do Código das Custas Judiciais é aplicável aos serviços dependentes do Ministério da Justiça autorizados por lei ou por despacho do Ministro a arrecadar receitas próprias e, por força destas, a efectuar despesas.

2 - As receitas próprias cobradas pelos serviços referidos no número anterior revertem para o Cofre Geral dos Tribunais.

3 - O disposto nos números anteriores não tem aplicação aos serviços que forneçam mão-de-obra remunerada ou que produzam bens ou mercadorias para outros serviços do Estado ou para venda ao público.

Art. 2.º Este diploma entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 1984, mas os serviços elaborarão até 15 de Novembro do ano corrente o seu orçamento de despesas para o ano seguinte e remetê-lo-ão ao Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Justiça.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 26 de Maio de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - José Manuel Meneres Sampaio Pimentel.

Promulgado em 8 de Junho de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 8 de Junho de 1983.
O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/190806.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-05-10 - Decreto-Lei 104/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Justiça

    Cria o Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Justiça.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda