A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 732/84, de 20 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção do artigo 32.º da secção III do Regulamento dos Regimes Especiais de Candidatura à Matrícula e Inscrição em Estabelecimentos e Cursos de Ensino Superior, aprovado pela Portaria n.º 582-B/84, de 8 de Agosto.

Texto do documento

Portaria 732/84
de 20 de Setembro
Tem sido reconhecido dever considerar-se a situação dos estudantes do território de Macau como merecedora de um enquadramento adequado que tenha em conta as especificidades daquele território;

Estando em curso a adopção de medidas que por forma mais definitiva recolherão as actuais preocupações por forma a assegurar um tratamento harmonioso relativo à problemática do ingresso no ensino superior;

E atendendo a que se suscitaram algumas dúvidas de interpretação respeitantes à aplicação no tempo da Portaria 422/84, de 28 de Junho, e a que não podem ser alheias as expectativas criadas aos estudantes daquele território decorrentes da sua aplicação:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação, aprovar o seguinte:

1.º O artigo 32.º da secção III do Regulamento dos Regimes Especiais de Candidatura à Matrícula e Inscrição em Estabelecimentos e Cursos de Ensino Superior, aprovado pela Portaria 582-B/84, de 8 de Agosto, passa a ter a seguinte redacção:

ARTIGO 32.º
(Âmbito)
1 - São abrangidos por este regime os estudantes do território de Macau, independentemente da idade, que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

a) Hajam aí frequentado e concluído o 12.º ano de escolaridade;
b) Sejam titulares de uma das habilitações de acesso fixadas pela Portaria 262/84, de 24 de Abril;

c) Comprovadamente residam no território à data de 30 de Abril do ano em que se efectua a candidatura, em companhia dos pais ou encarregados de educação, que exerçam a sua actividade profissional em Macau e a quem tenham acompanhado na sua ida para o território.

2 - Os estudantes do território de Macau que se assumam como maiores e independentes do respectivo agregado familiar, além das condições previstas nas alíneas a) e b) do n.º 1 terão de ter concluído a habilitação precedente do 12.º ano no território de Macau e fazer prova de possuir meios locais de subsistência.

2.º É aditada ao n.º 2 do artigo 44.º da secção IX do Regulamento referido no n.º 1 uma alínea c), com a seguinte redacção:

c) Os bolseiros do território de Macau.
3.º A presente portaria vigora para o ano lectivo de 1984-1985.
Ministério da Educação.
Assinada em 5 de Setembro de 1984.
Pelo Ministro da Educação, Maria Helena Carvalho dos Santos Oliveira Lopes, Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Educação.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/185655.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-04-24 - Portaria 262/84 - Ministério da Educação

    Regula as condições de admissão à primeira matrícula e inscrição no ensino superior, no ano lectivo de 1984-1985.

  • Tem documento Em vigor 1984-06-28 - Portaria 422/84 - Ministério da Educação

    Regulamenta as condições de ingresso dos estudantes de Macau no ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 1984-08-08 - Portaria 582-B/84 - Ministério da Educação

    Aprova o Regulamento dos Regimes Especiais de Candidatura à Matrícula e Inscrição em Estabelecimentos e Cursos de Ensino Superior.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda