Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 514/2015, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-fragata Fuzileiro, NII 21090, Clemente Manuel Fernandes Gil

Texto do documento

Louvor 514/2015

Louvo o Capitão-de-fragata Fuzileiro, NII 21090, Clemente Manuel Fernandes Gil, pela forma altamente honrosa e muito meritória como desempenhou as funções de Advisory Task Force J3 Current Operations Specialist no Quartel-General da Missão de Treino da União Europeia (MHQ da EUTM-MALI), em Bamako, e de Senior National Representative (SNR) no Teatro de Operações (TO) do MALI, de 28 de setembro de 2014 a 25 de maio de 2015.

No desempenho das suas tarefas de especialista em operações correntes da Advisory Task Force (ATF), entidade primariamente responsável por apoiar a reforma do setor da defesa, evidenciou de uma forma natural as suas excecionais qualidades militares, profissionais e humanas, contribuindo com a sua brilhante conduta para o sucesso do cumprimento da missão da ATF e da EUTM-M.

Integrando um Grupo de Trabalho da ATF, órgão responsável pela reforma das Forças Armadas Malianas, demonstrou a sua vasta experiência operacional, a par de uma permanente disponibilidade para o serviço e um perfeito sentido do dever, qualidades objetivamente materializadas no seu empenhamento sem reservas junto dos homólogos do Exército Maliano, garantindo que todos os processos de reforma das Forças Armadas pelos quais era responsável tivessem a adequada e sustentada implementação. De salientar neste âmbito, que o Capitão-de-fragata Fernandes Gil foi responsável por elaborar, entre outros, a Lei de Orientação e de Programação Militar (LOPM) 2105-2019 para a República do MALI, os documentos sobre a organização, o posicionamento e estado operacional das unidades até escalão pelotão e a documentação relacionada com os aspetos doutrinários e de reestruturação das Forças Armadas. A sistematização conseguida com a execução destes trabalhos, foi considerada uma peça crucial para o desenvolvimento do processo de reforma do sector da defesa, e em particular das Forças Armadas do MALI tendo o seu empenhamento sido alvo de um amplo reconhecimento formal, quer por parte do General Comandante da EUTM, quer ainda pelas próprias autoridades do país, refletido na atribuição da medalha da Cruz de Mérito Militar, distinção destinada a reconhecer publicamente serviços relevantes prestados à Defesa Nacional.

Concorrentemente com as funções de Current Operations Specialist na ATF, desempenhou de forma notável as funções de SNR, tendo chamado a si a responsabilidade de prestar todo o apoio à EUTM-M, em estreita coordenação com o Quartel-General de Operações Especiais (QGOE), numa fase inicial e posteriormente com a Célula de Planeamento de Operações Especiais (CPOE) e o Centro de Situação de Operações Conjunto do Comando Operacional Conjunto. Neste âmbito, destacam-se as iniciativas por si desenvolvidas, bem como o permanente cuidado monitorização diária da STT e da FACTT, apesar da distância de cerca de 60 km, a que estas Equipas se encontravam de Bamako. O inexcedível apoio que prestou a estes elementos ficou materializado no acompanhamento, no âmbito administrativo logístico, sempre que tal era solicitado e ainda na realização de visitas regulares ao KTC para constatar, in locu, as condições de trabalho das equipas de treino e de moral e bem-estar. De relevar a forma empenhada como apoiou a projeção e retração de elementos e equipas de treino nacionais, na coordenação de apoios de transporte e proteção das equipas de treino para KOULIKORO, e na colaboração na preparação da visita ao TO de Altas Entidades Nacionais, atividades que frequentemente implicaram o recurso às línguas francesa, inglesa e castelhana.

Pautando a sua conduta por um perfeito sentido do dever e assinalável espírito de missão, é ainda de evidenciar no Capitão-de-Fragata Fernandes Gil a iniciativa que chamou a si, no sentido de prorrogar a sua comissão normal de 6 meses no TO, para que, desta forma, pudesse acompanhar as equipas de treino até ao seu regresso de SÉGOU, onde se encontravam integradas na Mobile Training Team (MTT), no refrescamento do GTIA BALAZAN.

Oficial de sólida formação moral, de fino trato e com uma perfeita interpretação das determinações superiores, destacou-se ainda pela facilidade com que se integrou no ambiente multinacional, próprio do Quartel-General da EUTM-M e num adequado e salutar relacionamento intercultural, qualidades que facilmente lhe granjearam a maior estima e respeito por parte das mais variadas entidade locais e internacionais no Mali, concorrendo desta forma para a projeção do bom nome de Portugal e das suas Forças Armadas.

Pelo conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares é o Capitão-de-fragata Fernandes Gil merecedor deste público reconhecimento pela ação que desenvolveu, de forma brilhante e com excecional zelo, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e o País, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.

6 de julho de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

209019986

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1854669.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda