A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 38/2005, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Ratifica a alteração ao Plano Director Municipal de Faro para concretização de um programa de realojamento social no município de Faro.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2005
Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Faro aprovou, em 15 de Julho de 2004, uma alteração ao Plano Director Municipal de Faro, ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 174/95, de 19 de Dezembro, alterado pela deliberação da Assembleia Municipal de Faro de 18 de Março de 1998, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 132, de 8 de Junho de 1998.

A presente alteração incide sobre o Regulamento do Plano Director Municipal, em cujo artigo 63.º é introduzido um novo n.º 4, e ainda sobre a planta de ordenamento (desenho n.º 1.A), a planta de condicionantes - servidões administrativas e outras restrições de utilidade pública ao uso dos solos (desenho n.º 2.A) e planta de condicionantes - Reserva Agrícola Nacional (desenho n.º 2.B.2).

A alteração opera uma transformação do actual uso do solo, implicando uma reclassificação de solo rural para urbano e a requalificação de espaço agrícola indiscriminado, parcialmente incluído na Reserva Agrícola Nacional para espaço urbanizável de expansão II - Hs, por forma a viabilizar um programa de habitação social para realojamento, bem como os respectivos equipamentos colectivos complementares.

Sendo esta alteração necessária para a execução de um empreendimento integrado num programa de habitação social para realojamento, a sua tramitação decorreu ao abrigo do Decreto-Lei 115/2001, de 7 de Abril, designadamente a discussão pública, que se realizou por 30 dias úteis, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 2.º daquele diploma legal.

De mencionar que a presente alteração se fundamentou num estudo prévio cuja proposta de desenho urbano, submetida a discussão pública, prevê que a estrutura urbana da operação municipal de loteamento a realizar para implementação da presente alteração garante a dotação da respectiva área não só com equipamentos sociais e desportivos de suporte à população a realojar mas também com equipamentos que, suportando a operação de realojamento, vêm colmatar as carências já há muito sentidas pela população do Patacão, como seja o caso de uma extensão de saúde.

De referir ainda que, de acordo com os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de Faro, se encontra prevista para a respectiva área de intervenção a construção de um centro comunitário a localizar no lote destinado a equipamento colectivo, constante da planta com a referida proposta de desenho urbano, a qual contemplará, designadamente, valências como um centro de dia, uma creche, um infantário, um ATL, um cibercentro, uma bibliotecta e uma sala polivalente.

Verifica-se a conformidade formal da presente alteração com as disposições legais e regulamentares em vigor.

Foi emitido parecer favorável pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Considerando o disposto nos n.os 6 e 8 do artigo 80.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, na redacção conferida pelo Decreto-Lei 310/2003, de 10 de Dezembro:

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Ratificar a alteração ao Plano Director Municipal de Faro, cujos n.º 4 do artigo 63.º do Regulamento, planta de ordenamento (desenho n.º 1.A), planta de condicionantes - servidões administrativas e outras restrições de utilidade pública ao uso dos solos (desenho n.º 2.A) e planta de condicionantes - Reserva Agrícola Nacional (desenho n.º 2.B.2), alterados, se publicam em anexo à presente resolução, dela fazendo parte integrante.

2 - Na área de intervenção da presente alteração, ficam revogadas as disposições do Plano Director Municipal de Faro.

Presidência do Conselho de Ministros, 13 de Janeiro de 2005. - O Primeiro-Ministro, Pedro Miguel de Santana Lopes.


Alteração pontual ao Regulamento do Plano Director Municipal de Faro para concretização de um programa de realojamento

Artigo 63.º
Espaço urbanizável de expansão II
...
4 - O espaço urbanizável de expansão II - Hs (habitação social), contíguo ao espaço urbanizável de expansão II do aglomerado urbano do Patacão, destina-se exclusivamente à execução de um programa de habitação social e de equipamentos colectivos, a implementar através de um plano de pormenor ou operação municipal de loteamento, no âmbito dos quais deverão ser observadas as regras seguintes:

a) Índice de utilização bruto - (igual ou menor que) 0,5;
b) Número máximo de pisos - dois, com excepção dos equipamentos colectivos, que poderão ter, pontualmente, três pisos;

c) Estacionamento mínimo - um lugar de estacionamento por 75 m2 de superfície de pavimento, a distribuir por estacionamento público e privado;

d) Afectação dos espaços para equipamentos colectivos ou outros serviços urbanos exigidos pela ocupação prevista para o terreno.

(ver plantas no documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/182281.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

  • Tem documento Em vigor 2001-04-07 - Decreto-Lei 115/2001 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Simplifica os procedimentos de alteração a planos municipais de ordenamento do território e alvarás de loteamento urbano no âmbito da execução e concretização dos programas de realojamento regulados pelo Decreto-Lei n.º 226/87, de 6 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 163/93, de 7 de Maio (Programa Especial de Realojamento nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto), bem como dos programas de construção de habitação a custos controlados destinado a arrendamento.

  • Tem documento Em vigor 2003-12-10 - Decreto-Lei 310/2003 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Altera pela segunda vez o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro (áreas clandestinas). Republicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda