Despacho 16 462/2000 (2.ª série). - A carreira profissional do subinspector Telmo Nascimento Bernardes Silva, ao longo de 36 anos, foi caracterizada pela devoção ao serviço e pela continuada preocupação em dignificar a instituição a que pertence.
Soube, aliás, de maneira excepcional, manter uma continuada eficiência no trabalho com uma permanente afabilidade de trato com as pessoas que com ele se relacionavam no âmbito das suas relações de trabalho.
A sua sólida formação humana e técnica permitiu-lhe, na natural decorrência do seu empenhamento profissional, participar na resolução de casos de investigação complexa e potenciadores de risco.
Já na situação de aposentado vem mantendo permanente disponibilidade para, sem contrapartidas, colaborar com a Polícia Judiciária tanto em matéria de investigação criminal como no relacionamento com a comunidade.
Merece, pois, o reconhecimento do Ministro da Justiça e da sociedade.
Nestes termos, por proposta do director-geral da Polícia Judiciária, ouvido o Conselho Superior de Polícia e tendo em conta o disposto nos artigos 102.º do Decreto-Lei 295-A/90, de 21 de Setembro, e 3.º, n.º 1, e 8.º do Regulamento de Louvores da Polícia Judiciária, louvo o subinspector aposentado Telmo Nascimento Bernardes Silva, ao qual atribuo o crachat de prata.
27 de Julho de 2000. - O Ministro da Justiça, António Luís Santos Costa.