A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 542/85, de 3 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Homologa o protocolo de colaboração celebrado entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Hospital de Santa Maria.

Texto do documento

Portaria 542/85
de 3 de Agosto
Considerando que algumas das disciplinas constantes do plano de estudos aprovado para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa deverão ser ministradas em instituições hospitalares, de acordo com o regime previsto no Decreto-Lei 312/84, de 26 de Setembro;

Considerando que para tal efeito, foi celebrado um protocolo de colaboração entre a aludida Faculdade e o Hospital de Santa Maria;

Considerando ainda que, face ao disposto no n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 312/84, de 26 de Setembro, a eficácia do referido protocolo está condicionada à homologação ministerial:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Educação e da Saúde, homologar o protocolo de colaboração celebrado entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Hospital de Santa Maria, que segue em anexo à presente portaria.

Ministérios da Educação e da Saúde.
Assinada em 16 de Julho de 1985.
O Ministro da Educação, João de Deus Rogado Salvador Pinheiro. - O Ministro da Saúde, António Manuel Maldonado Gonelha.


Protocolo entre a Faculdade de Medicina de Lisboa e o Hospital de Santa Maria, de acordo com o n.º 3 do artigo 1.º do Decreto-Lei 312/84, de 26 de Setembro.

I
Serviços e disciplina
1 - Em todos os serviços de acção médica do Hospital de Santa Maria (HSM) poderão realizar-se actividades de ensino pré e pós-graduado da responsabilidade da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FML), do Hospital de Santa Maria ou de ambos.

2 - Todas as disciplinas do ciclo clínico do currículo pré-graduado (Portaria 816/82, de 28 de Agosto) serão ensinadas nos respectivos serviços clínicos e ou laboratórios, garantindo-se a estabilidade dos serviços e do seu pessoal e respectivas chefias. As listagens das correspondências mútuas serão elaboradas pela comissão mista prevista no capítulo IV deste protocolo.

3 - As correspondências e ligações entre as disciplinas pré-clínicas, básicas e novas disciplinas e os serviços hospitalares ou novos serviços serão fixadas caso a caso pela comissão mista, respeitando-se as valências e hierarquia do quadro hospitalar.

II
Pessoal
1 - A posição hospitalar do pessoal docente contratado pela FML é definida pelo Decreto-Lei 312/84 (artigos 4.º, 5.º, 8.º e 9.º).

2 - A contratação pela FML do pessoal médico do HSM é definida pelo mesmo decreto-lei (artigos 10.º e 11.º). Todo o pessoal médico hospitalar do quadro permanente (assistentes e chefes de serviço) deverá ser contratado pela FML na posição de convidado, salvo recusa expressa e de acordo com os respectivos directores de serviço e professores coordenadores da correspondente área de ensino.

III
Encargos
A distribuição de encargos financeiros com pessoal é definida pelo Decreto-Lei 312/84.

IV
Comissão mista
1 - A comissão mista da FML e do HSM será paritária e constituída por 6 membros, todos por inerência das funções que desempenham nas respectivas instituições e que faz parte da Comissão enquanto tais:

Presidente do conselho directivo da FML;
Presidente do conselho de gerência do HSM;
Presidente do conselho científico da FML;
Director clínico do HSM;
Administrador-geral do HSM;
Presidente da assembleia de representantes da FML.
2 - As suas atribuições são:
A) Garantir a aplicação do Decreto-Lei 312/84 e do presente protocolo;
B) Pronunciar-se sobre:
a) A correspondência e interligação entre as disciplinas da FML e os serviços do HSM (capítulo I deste protocolo);

b) Criação, extinção ou transformação de serviços com implicações óbvias no ensino;

c) Alterações curriculares que se repercutam na actividade dos serviços do HSM;

d) Atribuição de verbas de investimento para actividades assistenciais, de educação e investigação;

C) Ser informada prioritariamente e pronunciar-se sobre:
a) Abertura de concursos para lugares dos quadros permanentes do HSM e da FML afectos a disciplinas ou serviços incluídos no protocolo;

b) Designação de cargos de direcção dos serviços de acção médica.
3 - Este protocolo não prevalece sobre as normas e regulamentos próprios a cada instituição.

4 - A comissão reúne, pelo menos, 4 vezes por ano e sempre que o seu presidente a convocar, por iniciativa própria ou a pedido de uma da instituições.

A presidência é assegurada em rotativismo pelos membros de FML e do HSM, em regime a estabelecer pela própria comissão.

O secretariado é assegurado pelo conselho de gerência do HSM.
O expediente é assegurado pelos órgãos correspondentes das duas instituições.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/180991.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-08-28 - Portaria 816/82 - Ministério da Educação

    Altera o plano de estudos do curso de licenciatura em Medicina ministrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa aprovado pela Portaria nº 1036/81 de 5 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1984-09-26 - Decreto-Lei 312/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e da Saúde

    Define o regime de recrutamento e provimento de pessoal docente nas faculdades de medicina e de ciências médicas e, bem assim, a respectiva articulação entre as instituições hospitalares ou outras dependentes do Ministério da Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda