A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 110/86, de 21 de Maio

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 9.º e 21.º e adita um artigo 19.º-A ao Código do Imposto de Capitais.

Texto do documento

Decreto-Lei 110/86
de 21 de Maio
Com o propósito de tributar rendimentos de características mais marcadamente reais, quando estipulados em moeda estrangeira, introduz-se no Código do Imposto de Capitais uma norma que permite a sua equivalência em escudos pela cotação à data do respectivo vencimento.

Por outro lado, no intuito de criar condições para o financiamento das empresas pelos detentores do seu capital, reduz-se de 18% para 15% a taxa de imposto de capitais sobre juros de suprimentos ou de outros abonos feitos pelos sócios às sociedades, ficando assim o seu regime equiparado ao dos depósitos a prazo, já que se encontra temporariamente suspenso o imposto complementar que sobre eles incide.

Finalmente, continuando a verificar-se os motivos que determinaram o afastamento da presunção juris et de jure de existência de rendimentos no caso de suprimentos e outros abonos feitos pelos sócios às sociedades, mantém-se, durante o ano de 1986, a sua não aplicação.

Nestes termos:
No uso da autorização conferida pelas alíneas a) a e) do n.º 1 do artigo 23.º da Lei 9/86, de 30 de Abril, o Governo decreta, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 9.º e 21.º do Código do Imposto de Capitais passam a ter a seguinte redacção:

Art. 9.º ...
1.º ...
2.º ...
3.º ...
4.º ...
5.º Os rendimentos abrangidos pelo artigo 3.º que derivem de capitais cujo valor global não exceda 10000$00 por cada titular, sendo esse limite fixado em 20000$00 quando se trate de tornas em partilhas judiciais.

6.º ...
7.º ...
§ 1.º Os rendimentos referidos no n.º 5.º derivados de capitais cujo valor global está fixado em 10000$00 deixarão de beneficiar de isenção a partir da data em que o mesmo titular passe a auferir rendimentos resultantes de capitais cuja soma exceda aquele limite.

§ 2.º A isenção estabelecida na primeira parte do n.º 5.º não se aplica aos rendimentos de capitais que, por virtude de recebimentos parciais das importâncias manifestadas, fiquem reduzidos a um quantitativo igual ou inferior a 10000$00.

Art. 21.º ...
§ 1.º ...
§ 2.º ...
§ 3.º ...
§ 4.º Quando se trate de rendimentos e juros a que se referem os n.os 5.º e 7.º do artigo 6.º, a taxa será de 15%.

§ 5.º ...
Art. 2.º É aditado ao Código do Imposto de Capitais o artigo 19.º-A, com a seguinte redacção:

Art. 19.º-A. Quando os juros de obrigações ou de depósitos em instituições de crédito legalmente autorizadas a recebê-los sejam estipulados em moeda estrangeira ou de território sob administração portuguesa, a sua equivalência em escudos será estabelecida pela cotação à data do vencimento.

Art. 3.º As disposições do § único do artigo 7.º e da parte final do n.º 2.º do artigo 19.º do Código do Imposto de Capitais não serão aplicáveis no ano de 1986.

Art. 4.º A alteração introduzida no § 4.º do artigo 21.º do Código do Imposto de Capitais aplica-se aos rendimentos sujeitos a imposto de capitais, secção B, cujo acto que determina a obrigação da entrega do imposto ao Estado ocorra a partir da data da entrada em vigor do presente diploma.

Art. 5.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 8 de Maio de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe.

Promulgado em 15 de Maio de 1986.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 21 de Maio de 1986.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17949.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2021-05-18 - Lei 28/2021 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda