A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 88/86, de 8 de Maio

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações a alguns artigos do Decreto-Lei n.º 405/84, de 31 de Dezembro, que sujeita ao regime de contingentação anual a importação de veículos automóveis.

Texto do documento

Decreto-Lei 88/86

de 8 de Maio

A evolução verificada no sector automóvel levou a que o grau de industrialização já alcançado na fabricação de certos tipos de veículos não se coadune com a sua produção em instalações de montagem funcionando em regime de depósito franco, já que, por vezes, há que fazer intervir no processo produtivo equipamentos e instalações industriais exteriores ao depósito franco.

Uma vez que certas disposições do Decreto-Lei 405/84, de 31 de Dezembro, poderão indiciar que se mantém a obrigatoriedade da produção em instalações de montagem funcionando em regime de depósito franco, obrigatoriedade que se não deseja, torna-se necessário clarificar tal situação.

Aproveita-se do mesmo passo a oportunidade para proceder a ajustamentos da sua redacção tidos como necessários para melhor clareza.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo único. Os artigos 5.º, 12.º, 13.º e 15.º do Decreto-Lei 405/84, de 31 de Dezembro, passam a ter a redacção seguinte:

Art. 5.º - 1 - Para além dos contingentes atribuídos nos termos do artigo 4.º, serão autorizadas, a requerimento da entidade interessada, importações adicionais em valor que não exceda o valor nacional acrescentado nas mercadorias exportadas a que se refere o artigo 11.º 2 - Não serão permitidas importações adicionais nos termos do número anterior como contrapartido de exportações de veículos automóveis, no estado CKD ou CBU, de marca diversa daquela a importar, salvo no caso de terem o mesmo representante.

Art. 12.º - 1 - Os componentes importados e que se destinem a ser incorporados nos veículos automóveis produzidos em instalações de montagem que funcionem em regime de depósito franco entrarão nelas nesse regime.

2 - ............................................................................

Art. 13.º - 1 - ............................................................

2 - ............................................................................

3 - Compete à Direcção-Geral da Indústria a aplicação das coimas previstas neste artigo e à Direcção-Geral das Alfândegas a sua execução.

Art. 15.º - 1 - Os contingentes referidos nas alíneas a) e b) do artigo 2.º, no artigo 3.º e no artigo 4.º, bem como as respectivas condições de utilização, serão fixados por portaria dos Ministros das Finanças e da Indústria e Comércio, a qual será publicada no ano imediatamente anterior para o qual os contingentes são fixados.

2 - Portaria idêntica à prevista no número anterior fixará os mecanismos processuais necessários à execução do presente diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 26 de Março de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Fernando Augusto dos Santos Martins.

Promulgado em 14 de Abril de 1986.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 21 de Abril de 1986.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1986/05/08/plain-17713.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17713.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-12-31 - Decreto-Lei 405/84 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo

    Sujeita ao regime de contingentação anual a importação de veículos automóveis desmontados (estado CKD) e montados (estado CBU) destinados às actividades industrial e comercial.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-12-31 - Decreto-Lei 406/87 - Ministério das Finanças

    Sujeita a restrições quantitativas a importação de veículos automóveis montados (CBU) originários de terceiros países com excepção dos preferenciais, posições 87.02, 87.03 e 87.04 (Nomenclatura Combinada).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda