Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 82/2000, de 1 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 82/2000. - Louvo o major-general piloto aviador (NIM 000266-G), José Augusto Barrigas Queiroga, pela forma como tem chefiado o Centro de Operações Conjunto, e onde as suas qualidades militares e capacidades profissionais constituíram elemento importante para o funcionamento daquele centro de operações durante um período de intensa actividade operacional e de exercícios das Forças Armadas.

É de evidenciar que desde que o major-general Queiroga chefia o Centro de Operações Conjunto, o Sistema de Forças Nacional continuou empenhado, no âmbito da NATO, na operação de estabilização na Bósnia-Herzegovina; participou em acções externas do interesse do Estado e em apoio de acções diplomáticas nas áreas da República da Guiné-Bissau e da República do Congo; na operação aérea Allied Force; toma parte na operação de estabilização no Kosovo; iniciou a preparação e o empenhamento, no âmbito da ONU, em Timor Leste.

Para além das operações atrás referidas, várias componentes desse Sistema de forças foram igualmente empenhadas em missões de interesse público em todo o território nacional, nomeadamente na área do Comando Operacional dos Açores.

Cumulativamente com a actividade operacional descrita, importa ressaltar que os exercícios conjuntos e combinados mantiveram sem grandes alterações o ritmo planeado.

Todas estas acções têm sido coordenadas, seguidas e controladas pelo Centro de Operações Conjunto, no âmbito da sua missão e atribuição, sob a chefia do major-general Queiroga, o qual, dispondo de um Estado-Maior reconhecidamente pequeno, tornou aquele órgão altamente eficiente e capaz para o comando operacional do Sistema de Forças.

Na sua acção sobressaiem a rápida avaliação da situação, a inteligência, a capacidade de decisão e natural aptidão para o comando e controlo, sem burocracias e procedimentos inúteis, permanente contacto directo com os comandos executantes, aptidão para a direcção e recurso ao trabalho de equipa, elevado sentido de responsabilidade e permanente disponibilidade.

A tão elevadas capacidades, desenvolvidas ao longo de uma vida militar onde a experiência de campanha se evidencia, aliam-se virtudes militares de carácter, simplicidade natural e sã camaradagem, elevado espírito de missão, extrema lealdade e sentido de disciplina.

É pela qualidade do trabalho desenvolvido, pelo elevado espírito de cooperação e leal camaradagem de armas evidenciados, que os serviços prestados pelo major-general piloto aviador Queiroga devem ser reconhecidos, deles tendo resultado lustre para a Nação e para a instituição militar e ser qualificados de extraordinários, relevantes e muito distintos.

7 de Janeiro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1747533.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda