A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 695/86, de 20 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Confere à Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, a qualidade de órgão delegado do Instituto Nacional de Estatística, no âmbito das obrigações estatísticas nacionais decorrentes do Tratado CECA.

Texto do documento

Portaria 695/86
de 20 de Novembro
Atendendo a que as obrigações estatísticas decorrentes do Tratado CECA se revestem de uma especificidade técnica que se afasta da vocação e competências do Instituto Nacional de Estatística, encontra-se a Direcção-Geral da Indústria em situação privilegiada para realizar as operações estatísticas exigidas. Assim, reconhecendo-se toda a vantagem na participação da Direcção-Geral da Indústria neste domínio, importa definir a posição jurídica e institucional deste organismo face ao Instituto Nacional de Estatística e aos órgãos estatísticos das Comunidades.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional e da Indústria e Energia, o seguinte:

1.º É conferida à Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, a qualidade de órgão delegado do Instituto Nacional de Estatística, ao abrigo do n.º 1 do artigo 11.º do Decreto-Lei 427/73, de 25 de Agosto.

2.º Na qualidade de órgão delegado, poderá a Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, realizar, no âmbito das obrigações estatísticas nacionais decorrentes do Tratado CECA , as operações de competência do Instituto Nacional de Estatística previstas no artigo 13.º do Decreto-Lei 427/73, de 25 de Agosto, nos termos e condições estabelecidos em protocolo firmado entre os dois organismos.

§ único. Sem prejuízo da coordenação global assumida pelo Instituto Nacional de Estatística no que se refere às informações a fornecer ao Serviço de Estatística das Comunidades Europeias, a Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, exercerá, relativamente à mesma área, por delegação do Instituto Nacional de Estatística, as funções de coordenação no âmbito do Ministério da Indústria e Comércio.

3.º O protocolo a que se refere o número anterior estabelecerá o programa de actividades, delimitará a área de intervenção e de colaboração dos dois organismos e será objecto de revisão anual.

4.º A Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, fica sujeita às normas do Sistema Estatístico Nacional e particularmente ao princípio do segredo estatístico estabelecido no artigo 15.º do Decreto-Lei 427/73, de 25 de Agosto.

5.º A Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística fica investida de todas as prerrogativas inerentes à qualidade de órgão delegado do Instituto Nacional de Estatística.

6.º A participação em reuniões das Comunidades Europeias, em particular do Serviço de Estatística, EUROSTAT, e de outros organismos internacionais, que versem matérias estatísticas relacionadas com a área objecto da presente delegação de competências, deverá ser preparada e assegurada conjuntamente pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística.

7.º Sem prejuízo dos princípios que vierem a ser definidos no quadro da reestruturação do Sistema Estatístico Nacional em estudo, a delegação de competências conferida pela presente portaria cessará:

a) Por mútuo acordo, a qualquer momento;
b) Por iniciativa do Instituto Nacional de Estatística ou da Direcção-Geral da Indústria, Serviço de Estudos, Planeamento e Estatística, no início do segundo ano civil seguinte àquele em que tal for solicitado.

Secretarias de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional e da Indústria e Energia.

Assinada em 7 de Novembro de 1986.
O Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, José Albino de Silva Peneda. - O Secretário de Estado da Indústria e Energia, Luís Manuel Pêgo Todo-Bom.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/174117.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda