A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 619/74, de 14 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção dos n.os 1 e 3 da base II anexa ao Decreto-Lei n.º 39188, de 25 de Abril de 1953 (contrato de concessão da TAP).

Texto do documento

Decreto-Lei 619/74

de 14 de Novembro

A independência dos territórios de Angola e Moçambique, objectivo do processo de descolonização em curso, implica que a TAP - Transportes Aéreos Portugueses, deixará em breve de ter o exclusivo dos serviços aéreos para aqueles territórios, o qual lhe é assegurado pelo respectivo contrato de concessão.

Entende, porém, o Governo que dentro do espírito que preside ao referido processo de descolonização se deve assegurar, desde já, às empresas de transporte aéreo de Angola e de Moçambique a possibilidade de estabelecerem ligações aéreas desses territórios com Portugal continental, em paralelismo com a TAP. Importa, pois, alterar o contrato de concessão na parte que respeita ao exclusivo da concessionária.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo Provisório decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os n.os 1 e 3 da base II anexa ao Decreto-Lei 39188, de 25 de Abril de 1953, passam a ter a redacção seguinte:

BASE II

1. A concessão é dada em regime de exclusivo, sem prejuízo das obrigações emergentes de acordos e convenções internacionais que o Estado tenha celebrado ou venha a celebrar ou das autorizações que o Governo tenha concedido ou venha a conceder às empresas de territórios ultramarinos para a exploração de serviços entre esses territórios e Portugal continental.

2. ............................................................................

3. O exclusivo abrange apenas as linhas referidas no n.º 1 da base I e as mencionadas no n.º 2 da mesma base que forem integradas no serviço concedido. O Governo poderá, contudo:

a) Estender o benefício do exclusivo a quaisquer outras linhas que a concessionária venha a explorar;

b) Estabelecer restrições de tráfego nas linhas que assegurem as ligações entre territórios ultramarinos.

Art. 2.º Fica o Ministro do Equipamento Social e do Ambiente autorizado a contratar com Transportes Aéreos Portugueses, S. A. R. L., nos termos da alteração referida no artigo anterior, a modificação aos n.os 1 e 3 do artigo 2.º do contrato de concessão do serviço público de transportes aéreos de passageiros, carga e correio celebrado em 19 de Maio de 1953.

Art. 3.º Este diploma entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - José Augusto Fernandes.

Promulgado em 7 de Novembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/11/14/plain-170452.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/170452.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1953-04-25 - Decreto-Lei 39188 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Ministro das Comunicações a contratar, nos termos das bases anexas ao presente diploma, a concessão do serviço público de transportes aéreos de passageiros, carga e correio, em determinadas linhas.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2011-06-16 - Decreto-Lei 70/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina, de forma expressa, no âmbito do programa SIMPLEGIS, que certos decretos-leis não se encontram em vigor, em razão de caducidade, revogação tácita anterior ou revogação efectuada pelo presente decreto-lei.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda