1 - Foi publicado no Diário da República 2.ª série n.º 83 de 29/04/2008, e na Bolsa de Emprego Público da mesma data, o processo de selecção do titular do cargo de Direcção Intermédia de 1.º grau (Director do Museu Nacional do Azulejo).
2 - Analisadas as candidaturas verificou-se que a Licenciada Maria Antónia Aleixo Pinto de Matos reúne todas os requisitos do perfil pretendido, ou seja:
a) Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa;
b) Experiência profissional comprovada nas áreas de competência do Departamento de Gestão;
c) Experiência na coordenação de equipas pluridisciplinares.
3 - Visto estarmos perante uma candidatura que preenche as condições para exercer o cargo, conforme se constata pela nota curricular em anexo, ao abrigo do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 51/2005 de 30 de Agosto, é nomeada em regime de comissão de serviço por três anos, renovável por iguais períodos de tempo, A licenciada Maria Antónia Aleixo Pinto de Matos no cargo de Director do Museu Nacional do Azulejo (cargo de direcção intermédia de 1.º grau).
4 - A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008.
13 de Agosto de 2008. - O Director, Manuel Bairrão Oleiro.
Síntese curricular
Nome: Maria Antónia Aleixo Pinto de Matos
Categoria: conservadora Assessora Principal
Nacionalidade: Portuguesa
Habilitações literárias:
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa
I. Habilitações profissionais
Curso de Conservador de Museus (1981/1983)
Estágios Profissionais
Bolseira do Governo francês no Musée National des Arts Asiatiques - Guimet, Paris, em 1991.
II. Funções desempenhadas
Conservadora Assessora Principal no Museu Nacional de Arte Antiga (2005/2008)
Directora da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves (1994/2005)
Directora do Instituto Português de Museus (1996/1997).
Chefe de Divisão de Museus do Instituto Português de Museus (1992/1994), cargo que acumulou com o de directora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (1993).
Adjunta da Directora das Exposições da Europália 91 - Portugal (1991).
Assessora para os Assuntos Culturais (1988) e Adjunta (1990) do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Conservadora do Museu Nacional do Traje (1984/1988)
III. Experiência profissional
Inventariação informatizada das colecções, conservação e restauro das obras e elaboração de novo programa museológico; promoção da investigação e publicação quer do acervo, quer das obras que integraram as exposições temporárias promovidas, acompanhamento das obras de conservação e ampliação do edifício da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, entre outras actividades culturais (1994/2006).
Responsável pelos catálogos das dezoito exposições Europália 91 - Portugal, com participação na recolha, embalagem e transporte das obras de arte e montagem e desmontagem das exposições na Bélgica (1991).
Coordenadora das exposições: Azul e Branco da China. Porcelana ao tempo dos Descobrimentos Portugueses. Colecção Amaral Cabral (1997); Pintura na colecção Amaral Cabral (1998); António Firmo da Costa. Um Ourives de Lisboa através da sua Obra (2000); Uma Família de Coleccionadores. Poder e Cultura. Antiga Colecção Palmela (2001); Da Flandres e do Oriente. Escultura Importada. Colecção Miguel Pinto (2002); Henri Burnay. De banqueiro a coleccionador (2003);
Acompanhamento da embalagem, transporte, montagem e desmontagem das exposições em Portugal e no estrangeiro, designadamente nos Estados Unidos da América, França, Bélgica, Itália e Japão.
Comissária Científica da exposição Caminhos da Porcelana. Dinastia Ming e Qing, Expo 98 (1998); Do Neolítico ao último Imperador. A perspectiva de um coleccionador de Macau (1994); Adjunta dos comissários da exposição Do Tejo aos Mares da China (1992)
VI. Actividade de Formação como Formadora
Orientadora de workshops e formadora em acções nas áreas da conservação preventiva e embalagem e transporte de bens museológicos.
VII. Docência
Leccionação de disciplinas nas áreas científicas da porcelana chinesa, conservação preventiva, montagem de exposições e artes decorativas na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Belas Artes, na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Évora e na Missão de Macau, em Lisboa.
VIII. Publicações
Autora das obras: Porcelana Chinesa na Colecção Calouste Gulbenkian, 2003; Porcelana Chinesa da Fundação Carmona e Costa, co-autora com Mary Salgado, 2002; A Casa das Porcelanas. Cerâmica Chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 1996.
É autora de textos e fichas em numerosos catálogos e revistas de arte oriental internacionais, nomeadamente:"Chinese Porcelain in Portuguese Written Sources", 2002/03;"Christian Iconography in Chinese Porcelain", 2001;"Chinese Porcelain in Portuguese Public Collection" (2000);"The Portuguese Trade", 1999;"A porcelana chinesa: referência essencial na faiança portuguesa de Seiscentos", 1994;"Casa-Museo Dr. António Anastácio Gonçalves. Recuerdo de un Coleccionista", 2000; Conservação do Património em Exposições Temporárias: obras em trânsito, 1998
IX Conferências / Seminários
Na qualidade de oradora, participou em dezenas de Conferências e Seminários, em Portugal e no estrangeiro, sobre Porcelana chinesa, Conservação preventiva na embalagem e transporte de obras de arte e montagem de exposições.
Recebeu Louvor do Comissário-Geral para a Europália 91 - Portugal, Dr. Emílio Rui Vilar, publicado no Diário da República, 2.ª série de 27-7-1992
Agraciada com o grau de Oficial da Ordem de Mérito, por alvará de 9-12-1991, concedido pela Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas.