A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 170/86, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Comete à Direcção-Geral do Tesouro a gestão de todos os assuntos referentes à dívida externa do Estado, quer directa, quer garantida.

Texto do documento

Decreto-Lei 170/86

de 30 de Junho

A gestão da dívida pública externa do Estado, quer directa, quer garantida, tem estado a cargo de dois departamentos do Ministério das Finanças, decorrendo a respectiva competência apenas da forma como é titulada a dívida.

Revela-se, no entanto, da maior conveniência que a referida gestão se concentre num único departamento, de modo a conseguir-se uma maior racionalização e eficácia.

Tendo presentes as competências e atribuições da Direcção-Geral do Tesouro na administração financeira do Estado e o facto de estar a seu cargo a maior parte das operações da dívida pública externa, entendeu-se ser aquele organismo o mais vocacionado para o efeito.

Assim:

O Governo decreta, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É cometida à Direcção-Geral do Tesouro a gestão de todos os assuntos referentes à dívida externa do Estado, quer directa, quer garantida.

Art. 2.º - 1 - Os contratos, títulos e quaisquer outros documentos de obrigação relativos à dívida externa directa do Estado, ou à dívida externa de qualquer entidade que seja garantida pelo Estado, são assinados, em nome e representação do Estado Português, pelo Ministro das Finanças ou pelas entidades em quem tenha sido delegada competência para o efeito.

2 - A assinatura do Ministro das Finanças, bem como das entidades referidas no número anterior, pode ser substituída por reprodução mecânica, sempre que os documentos ou títulos a emitir sejam em número elevado.

Art. 3.º - 1 - Os empréstimos externos representados por títulos devem estar autorizados por uma obrigação geral assinada pelo Ministro das Finanças.

2 - A obrigação geral será elaborada pela Direcção-Geral do Tesouro, tendo em atenção os diplomas legais que tiverem autorizado o empréstimo, e está sujeita a visto do Tribunal de Contas e a publicação no Diário da República.

3 - O empréstimo fica em condições de ser emitido após o cumprimento das formalidades a que se refere o número anterior.

Art. 4.º Aos empréstimos externos emitidos pelo Estado são aplicáveis todas as disposições vigentes sobre dívida externa que não contrariem o disposto no presente diploma.

Art. 5.º A Direcção-Geral do Tesouro praticará ou autorizará, sempre que necessário, as operações sobre títulos e certificados previstas no artigo 16.º do Decreto-Lei 43453, de 30 de Dezembro de 1960.

Art. 6.º - 1 - Compete à Direcção-Geral do Tesouro preparar anualmente o projecto de orçamento dos encargos da dívida pública externa a incluir no Orçamento do Estado.

2 - O disposto no número anterior abrange o serviço da dívida externa, qualquer que seja a entidade devedora da administração central.

Art. 7.º A Junta do Crédito Público e a Direcção-Geral do Tesouro apreciarão e negociarão com as entidades credoras todos os aspectos legais e contratuais que condicionem a transferência de competências previstas no presente decreto-lei, os quais carecem de aprovação do Ministro das Finanças.

Art. 8.º A transferência da competência da Junta do Crédito Público para a Direcção-Geral do Tesouro, relativamente aos empréstimos em vigor, processar-se-á na data que for acordada com as entidades credoras.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Maio de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe.

Promulgado em 18 de Junho de 1986.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 18 de Junho de 1986.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1986/06/30/plain-17007.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17007.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-12-30 - Decreto-Lei 43453 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral dos Serviços da Junta do Crédito Público

    Altera algumas disposições da Lei nº 1933 (dívida pública) e cria o Fundo de regularização da dívida pública e o Fundo de renda vítalicia, em substituição do Fundo de amortização da dívida pública. Autoriza o Ministro das Finanças a mandar emitir, por intermédio da Junta do Crédito Público, titulos de dívida pública nominativos e amortizáveis, denominados certificados de aforro, destinados a conceder uma aplicação remuneradora aos pequenos capitais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-02-16 - Decreto-Lei 77-A/87 - Ministério das Finanças

    Autoriza o Ministro das Finanças a contrair, em nome e representação da República Portuguesa, um empréstimo de 15000 milhões de ienes japoneses e a proceder a correspondente emissão de títulos, assim como a operações de permuta de divisas (swap).

  • Tem documento Em vigor 1987-04-20 - Portaria 322/87 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças

    Autoriza a contratação de dois empréstimos externos com dois consórcios de bancos liderados pelos Bank of Tokyo International, Ltd., Kreditbank, S.A. Luxembourgeoise e S. G. Warburg Securities e pelos Kreditbank, S.A. Luxembourgeoise e Bank of Tokyo Internacional, Ltd., sendo a assinatura dos documentos com eles relacionados da competência do Ministro das Finanças.

  • Tem documento Em vigor 1987-07-03 - Portaria 552-A/87 - Ministério das Finanças

    Autoriza a contracção de um empréstimo externo no montante de 700 milhões de francos franceses, representado por notas promissórias, a subscrever por instituições financeiras estrangeiras lideradas pelo Crédit Commercial de France, com posterior oferta ao público, e a proceder à correspondente emissão de títulos.

  • Tem documento Em vigor 1987-07-10 - Portaria 597-A/87 - Ministério das Finanças

    Autoriza a contratação de um empréstimo externo no montante de 300 milhões de marcos alemães, em duas séries, representado por obrigações, a subscrever por instituições financeiras estrangeiras lideradas pelo Commerzbank Aktiengesellschaft, com posterior oferta ao público, e a proceder à correspondente emissão de títulos.

  • Tem documento Em vigor 1987-08-25 - Portaria 734/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Aprova a tabela de preços dos serviços prestados pelo Laboratório de Apoio à Direcção de Serviços de Protecção à Produção Animal da Direcção Regional de Agricultura do Algarve.

  • Tem documento Em vigor 1998-02-03 - Lei 7/98 - Assembleia da República

    Regula o regime geral da emissão e gestão da dívida pública directa ao Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda