Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Edital 874/2008, de 21 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Abertura de concurso documental para a disciplina de Tecnologia Mecânica I do curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria

Texto do documento

Edital 874/2008

Nos termos do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP), aprovado pelo Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, torna-se público que, por despacho de 12 de Agosto de 2008 do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, sob proposta do conselho científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, se encontra aberto, pelo prazo de 30 dias (de calendário) a partir da data de publicação do presente edital no Diário da República, concurso documental para recrutamento de um professor-adjunto para a disciplina de Tecnologia Mecânica I do curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

2 - Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º do ECPDESP considera-se disciplina afim a disciplina de Tecnologia de Mecânica II do curso de Engenharia Mecânica.

3 - Ao concurso são admitidos os candidatos que se encontrem nas condições previstas no artigo 17.º do ECPDESP.

4 - O conteúdo funcional é o descrito no artigo 3.º, n.º 4, do ECPDESP.

5 - Prazo de validade - o concurso é válido para o lugar indicado, caducando com o preenchimento do mesmo.

6 - Os candidatos deverão apresentar um requerimento de admissão ao concurso, dirigido ao presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rua General Norton de Matos, apartado 4133, 2411-901 Leiria, onde deverão constar:

Nome completo, filiação, naturalidade, data e local de nascimento, estado civil, residência ou endereço de contacto e número de telefone, data e validade do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, graus académicos, categoria profissional e cargo que actualmente ocupa, indicação do concurso a que se candidata, do número do edital, com referência ao Diário da República em que foi publicado, bem como lista dos documentos que acompanham o requerimento.

7 - Os candidatos deverão fazer acompanhar os seus requerimentos dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do bilhete de identidade;

b) Certificado do registo criminal;

c) Documento comprovativo dos requisitos de robustez e aptidão física, nos termos do artigo 2.º do Decreto-Lei 319/99, de 11 de Agosto;

d) Documento comprovativo de ter cumprido as obrigações da Lei do Serviço Militar (quando aplicável);

e) Fotocópia dos documentos comprovativos dos graus académicos e do preenchimento das demais condições exigidas no n.º 3 do presente edital;

f) Três exemplares do curriculum vitae, detalhado, devidamente datado e assinado;

g) Três exemplares de quaisquer documentos que o candidato considere relevantes para a aplicação dos critérios de selecção e ordenação, designadamente os relativos ao seu currículo científico e ou técnico e a experiência de leccionação no ensino superior.

8 - É dispensada a apresentação dos documentos referidos nas alíneas b), c) e d) do n.º 7 aos candidatos que declarem nos respectivos requerimentos, sob compromisso de honra, a situação precisa em que se encontram relativamente ao conteúdo de cada uma daquelas alíneas.

9 - 9.1 - Nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 16.º do ECPDESP, são critérios de selecção e ordenação dos candidatos:

a) Currículo científico e ou técnico (CCT), sendo considerados os seguintes factores:

i) Grau académico mais elevado (GA), seja o grau de Doutor ou inferior, na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II;

ii) Participação em projectos de investigação ou desenvolvimento, na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (PP);

iii) Publicações na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (Pu);

iv) Comunicações em conferências ou palestras na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (Co);

b) Experiência de leccionação, no ensino superior (ELES), da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II, sendo considerados os seguintes factores:

1) No ensino superior politécnico (Po);

2) No ensino superior universitário (Un).

9.2 - A classificação final, ponderada pelos referidos factores, é a seguinte:

Final = 0,7 x CCT + 0,3 x ELES

sendo:

CCT = 0,6 x GA + 0,1 x PP + 0,2 x Pu + 0,1 x Co

onde:

9.2.1 - Grau académico (GA) - considera-se apenas o grau mais elevado:

i) Com grau de Doutor na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I: GA=100 pontos;

ii) Com grau de Doutor na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II: GA=50 pontos;

iii) Habilitação legalmente admissível, inferior ao grau de Doutor, na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I: GA=15 pontos;

iv) Habilitação legalmente admissível, inferior ao grau de Doutor, na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II: GA=10 pontos;

Projectos de investigação ou desenvolvimento na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (PP):

i) Havendo participação activa em 5 ou mais projectos relevantes: PP=100 pontos;

ii) Não havendo participação activa em 1 a 4 projectos relevantes: PP=50 pontos;

iii) Não havendo participação activa em projectos relevantes: PP=0 pontos;

Publicações, em revistas científicas de referência, autoria ou co-autoria de livros ou capítulos de livros técnico-científicos, na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (Pu):

i) Havendo 10 ou mais publicações: Pu=100 pontos;

ii) Havendo entre 6 e 9 publicações: Pu=50 pontos;

iii) Havendo 1 a 5 publicações: Pu=30 pontos;

iv) Não havendo publicações: Pu=0 pontos;

Comunicações em conferências ou palestras na área da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou na área da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II (Co):

i) Havendo 20 ou mais: Co=100 pontos;

ii) Havendo entre 10 e 19: Co=50 pontos;

iii) Havendo 1 a 9: Co=25 pontos;

iv) Não havendo: Co=0 pontos;

Experiência de leccionação da disciplina de Tecnologia Mecânica I ou da disciplina afim de Tecnologia Mecânica II no ensino superior (ELES):

i) Com experiência de 3 anos ou mais no Po: ELES=100 pontos;

ii) Com experiência de 1 a 3 anos no Po: ELES=75 pontos;

iii) Com experiência de 3 anos ou mais no Un: ELES=80 pontos;

iv) Com experiência de 1 a 3 anos no Un: ELES=60 pontos;

v) Com experiência inferior a 1 ano: ELES=0 pontos;

Havendo experiência, quer no Po quer no Un, a valoração no factor não pode ultrapassar os 100 pontos.

9.3 - Em caso de empate na classificação final, será dada uma pontuação extra de 10 pontos nos factores PP, Pu ou Co, ao candidate com maior número de participação em projectos, publicações ou comunicações.

10 - O prazo para conclusão do procedimento de análise dos documentos e ordenação fundamentada dos candidatos é de 90 dias.

11 - A apresentação das candidaturas pode ser feita pessoalmente ou por correio, através de carta registada com aviso de recepção, com o endereço indicado no n.º 6 do presente edital.

12 - 12.1 - O não cumprimento do estipulado no presente edital ou a entrega dos documentos fora do prazo implica a eliminação dos candidatos.

12.2 - A não apresentação dos documentos referidos na alínea g) do n.º 7 implica a não valoração dos elementos que deveriam comprovar.

13 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidade entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.

14 - O júri do concurso, designado pelo conselho científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, nos termos do artigo 21.º do ECPDESP, terá a seguinte constituição:

Presidente - Professor Doutor Paulo Jorge da Silva Bártolo, professor-coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

Vogais efectivos:

Professor Mestre José Pires de Sousa, professor-adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

Professor Doutor Fernando Francisco de Jesus Romeiro, professor-adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

Vogal suplente:

Professora Doutora Ausenda Luís Avelar Mendes, professora-coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

12 de Agosto de 2008. - O Presidente, Luciano Rodrigues de Almeida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1700386.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-07-01 - Decreto-Lei 185/81 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova o Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico.

  • Tem documento Em vigor 1999-08-11 - Decreto-Lei 319/99 - Ministério da Saúde

    Estabelece o meio de prova dos requisitos de robustez física, aptidão e perfil psíquico exigidos para o exercício de funções públicas ou para o exercício de actividades privadas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda