Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2327/2008, de 24 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Celebrado contrato administrativo de provimento com o Doutor José Ricardo Pinto Carvalheiro, como professor auxiliar convidado a tempo parcial (30 %)

Texto do documento

Despacho 2327/2008

Por despacho de 27 de Setembro de 2007 do reitor da Universidade da Beira Interior, foi celebrado contrato administrativo de provimento como professor auxiliar convidado, a tempo parcial (30 %), além quadro de pessoal docente desta Universidade, com o Doutor José Ricardo Pinto Carvalheiro, por conveniência urgente de serviço, com efeitos a partir de 28 de Setembro de 2007, pelo período de um semestre.

Nos termos do n.º 1 do artigo 8.º, n.os 2 e 3 do artigo 15.º do Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado com as alterações pela Lei 19/80, de 16 de Julho, publica-se a seguir o parecer que fundamenta este convite. (Isento de visto do Tribunal de Contas.)

9 de Janeiro de 2008. - A Chefe da Divisão do Expediente e Pessoal, Alda Bebiano Ribeiro.

Parecer

José Ricardo Pinto Carvalheiro é titular do Doutoramento na área de Ciências da Comunicação, com provas prestadas em Julho de 2007 na Universidade da Beira Interior mediante tese intitulada «Fronteiras de etnicidade: filhos de migrantes como audiências mediáticas», orientada pelo Prof. Doutor Paquete de Oliveira; do Mestrado em Sociologia sobre «As Sociedades Nacionais perante o Processo de Globalização», pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, concluído em Novembro de 2000, com a dissertação sobre «Os média e a cidadania na periferia portuguesa: inclusões e exclusões - O caso da Beira Interior», sob orientação do Prof. João Arriscado Nunes; da Licenciatura em Sociologia pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), concluída em 1988, com seminário final na área de Sociologia Urbana. Possui ainda o certificado de Proficiency em Língua Inglesa, pelo Instituto Britânico.

Em matéria de investigação científica, José Ricardo Carvalheiro é investigador do LABCOM, da Universidade da Beira Interior; é membro fundador do Grupo de Trabalho em Comunicação e Política, na Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM); é membro do Projecto Média, Cidadania e Proximidade, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de 2005 a 2007, e sedeado na Universidade da Beira Interior sob a direcção do Prof. João Correia; foi participante no Projecto de Luta contra a Pobreza «Integrar para Desenvolver», no concelho da Fundão, em 2001-2002, como membro do Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior; efectuou uma pesquisa empírica sobre a produção e o consumo da imprensa e das rádios regionais na Beira Interior, realizada em 1998 e 1999, no âmbito do Mestrado em Sociologia; levou a cabo uma pesquisa empírica sobre o impacto da emigração e do retorno nos direitos de cidadania («Emigração, regresso e cidadania na Beira Interior»), realizada em 1998, no âmbito do Mestrado em Sociologia.

Foi bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2003 e 2006 na área de Ciências da Comunicação.

Ao longo da sua actividade académica e de investigação, José Ricardo Pinto Carvalheiro tem vindo a produzir várias publicações, de que se destacam as seguintes: (2006), «Da representação mediática à recepção política: discursos de uma minoria», Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 51, 73-93; (2005), «Consumo mediático e identidades dos descendentes de portugueses em França: o "Étnico" e o "Mainstream", Trajectos, n.º 7, 121-130; (2005), «O triângulo bloqueado: média, política e cidadãos na democracia local», em J. C. Correia (org.), Comunicação e Política. Covilhã: Universidade da Beira Interior; (2005), «Entre o espelho e a janela - Contributos do interaccionismo simbólico e da fenomenologia para estudar as relações entre a comunicação mediada e as identidades sociais», em Livro de Actas do III Congresso da SOPCOM; (2000), «Média e cidadania na periferia portuguesa - O caso da Beira Interior».

Dissertação de mestrado: Universidade de Coimbra; (1996), «Os média e os poderes locais». UBI - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. A estas publicações acrescem múltiplas comunicações em colóquios e congressos, nacionais e internacionais, na área das Ciências da Comunicação.

Em termos de experiência profissional, José Ricardo Carvalheiro tem conjugado a actividade docente com a actividade de jornalista. Assim, e no que se refere à primeira, foi assistente convidado no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior em 2000/2001 e 2001/2002; Docente Convidado no curso de pós-graduação em Educação Social, organizado pelo Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, em 2003-2004; professor dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (disciplinas de Português e Inglês e Educação de Adultos), em 1990-1991 e 1991-1992. No que se refere à segunda, foi jornalista profissional no Jornal do Fundão, em 1992-1995 e 1997-2000; fez a experiência de jornalismo internacional no programa «Journalistes en Europe», em 1995-1996, como repórter da revista Europ e com formação especializada em seminários sobre a Europa e as instituições da União Europeia, na Fondation Journalistes en Europe. Acrescente-se ainda em matéria de experiência profissional o exercício da função de sociólogo na Associação Portuguesa para a Qualidade, em 1989.

Tendo em conta este currículo académico, científico e profissional, damos o nosso parecer muito positivo à contratação do Doutor José Ricardo Pinto Carvalheiro como professor auxiliar convidado do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, em regime de 30 % e pelo período de um semestre.

17 de Setembro de 2007. - António Fidalgo (professor catedrático) - Joaquim Paulo Serra (professor associado) - Anabela Gradim (professora auxiliar).

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1641810.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-11-13 - Decreto-Lei 448/79 - Ministério da Educação

    Aprova o estatuto da carreira docente universitária.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda