A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1184/2002, de 29 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Aprova o modelo de relatório anual da actividade dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Texto do documento

Portaria 1184/2002

de 29 de Agosto

O diploma regulador da organização e funcionamento das actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho prevê que os empregadores devem elaborar relatórios anuais das actividades desenvolvidas.

A informação constante desses relatórios interessa às autoridades da saúde e à administração do trabalho. É, no entanto, importante assegurar a viabilidade do tratamento estatístico da informação, bem como facilitar a elaboração e a apresentação dos relatórios por parte das empresas, pelo que se prevê que os mesmos sejam entregues por meios informáticos.

Ao abrigo do n.º 2 do artigo 26.º do Decreto-Lei 26/94, de 1 de Fevereiro, na redacção dada pelo Decreto-lei 109/2000, de 30 de Junho, manda o Governo, pelos Ministros da Saúde e da Segurança Social e do Trabalho, o seguinte:

Artigo 1.º

Modelo de relatório anual

1 - É aprovado o modelo de relatório anual da actividade dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho, anexo ao presente diploma.

2 - As entidades patronais com vários estabelecimentos devem elaborar relatórios anuais por cada um destes.

Artigo 2.º

Formas de entrega do relatório anual

1 - O relatório anual pode ser entregue por meio informático, nomeadamente em suporte digital ou correio electrónico, ou em suporte de papel, salvo o disposto no número seguinte.

2 - As entidades patronais com mais de 10 trabalhadores devem entregar os relatórios anuais por meio informático.

3 - As entidades patronais que procedam à entrega do relatório por meio informático devem obter elementos auxiliares necessários ao seu preenchimento, fornecidos pelo Departamento de Estatística do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, em endereço electrónico adequadamente publicitado.

4 - O modelo de suporte de papel do relatório anual é impresso e distribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em condições acordadas com o Departamento de Estatística do Trabalho, Emprego e Formação Profissional.

Artigo 3.º

Destinatários do relatório anual

1 - Os relatórios anuais devem ser enviados, por meio informático ou em suporte de papel, tendo em conta a localização do estabelecimento, ao delegado concelhio de saúde e à delegação ou subdelegação do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho.

2 - Os relatórios anuais relativos a estabelecimentos localizados nas Regiões Autónomas devem ser enviados aos correspondentes serviços regionais.

3 - Se o estabelecimento mudar de localização durante o ano a que o relatório respeita, este será enviado aos serviços da área da sede do empregador.

Artigo 4.º

Tratamento estatístico dos relatórios anuais

As delegações e subdelegações do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho devem remeter cópias dos relatórios anuais ao Departamento de Estatística do Trabalho, Emprego e Formação Profissional, para efeitos estatísticos.

Artigo 5.º

Regime transitório

1 - O relatório anual deve ser entregue de acordo com a presente portaria a partir de 2003.

2 - A obrigação de entregar o relatório anual por meio informático é aplicável a entidades patronais:

a) Com mais de 50 trabalhadores, em 2003;

b) Com mais de 20 trabalhadores, em 2004;

c) Com mais de 10 trabalhadores, a partir de 2005.

Em 8 de Julho de 2002.

Pelo Ministro da Saúde, Adão José Fonseca Silva, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. - Pelo Ministro da Segurança Social e do Trabalho, Luís Miguel Pais Antunes, Secretário de Estado do Trabalho.

(ver modelos no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2002/08/29/plain-155602.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/155602.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-02-01 - Decreto-Lei 26/94 - Ministério do Emprego e da Segurança Social

    Estabelece o regime de organização e funcionamento das actividades e serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho, previstos no artigo 13º do Decreto-Lei 441/91, de 14 de Novembro. Aprova o regime sancionatório das contra-ordenações verificadas ao disposto neste diploma, fixando coimas para o efeito e cometendo ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho e á Direcção-Geral da Saúde a fiscalização do cumprimento do disposto no presente Decreto-Lei.

  • Tem documento Em vigor 2000-06-30 - Decreto-Lei 109/2000 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade

    Altera o Decreto-Lei nº 26/94, de 1 de Fevereiro, que contém o regime de organização e funcionamento das actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho, republicando-o em anexo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-12-31 - Lei 107-A/2003 - Assembleia da República

    Grandes Opções do Plano para 2004.

  • Tem documento Em vigor 2009-03-20 - Portaria 288/2009 - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

    Aprova o modelo de relatório anual da actividade dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho, em versões para apresentação por meio informático e em suporte de papel, que constituem, respectivamente, os anexos i e ii da presente portaria.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda