Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 864/2002, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Regulamenta o tipo de calibre das armas a utilizar pelos funcionários da Polícia Judiciária.

Texto do documento

Portaria 864/2002
de 22 de Julho
A Lei Orgânica da Polícia Judiciária, aprovada pelo Decreto-Lei 275-A/2000, de 9 de Novembro, possibilita, no n.º 2 do seu artigo 17.º, a utilização pela Polícia Judiciária de armas de qualquer modelo e calibre.

No entanto, nomeadamente o preceituado no n.º 1 do referido artigo 17.º obriga à regulamentação do tipo de calibre das armas que poderão ser objecto de uso e porte pelas diversas categorias de funcionários.

Encontra-se também consagrado na mesma Lei Orgânica, no n.º 1, alínea a), do artigo 149.º, o direito ao uso e porte de armas de defesa por parte dos funcionários de investigação criminal aposentados sem ser definido em concreto o calibre que as mesmas poderão, em tal caso, atingir.

É também necessário estipular as condições em que a outras categorias de funcionários é permitido o acesso a armamento fornecido pelo Estado.

Tendo em vista a prossecução destes objectivos, nos termos e ao abrigo das disposições conjuntas dos artigos 17.º, n.os 1 e 2, e 149.º, n.º 1, alínea a), do Decreto-Lei 275-A/2000, de 9 de Novembro:

Manda o Governo, pelos Ministros da Defesa Nacional e da Justiça, o seguinte:
1.º As autoridades de polícia criminal, o pessoal de investigação criminal e o pessoal de polícia técnica a exercer funções nos serviços de lofoscopia e o pessoal de segurança têm direito ao uso e porte de armas dos seguintes tipos e calibres:

a) Quando fornecidas pelo Estado - armas de qualquer tipo e calibre;
b) Quando de propriedade particular - pistolas ou revólveres até calibre 7,65 mm ou 9 mm (0,38''), inclusive, cujo cano não exceda o comprimento de 10 cm ou 2'' (5 cm) respectivamente e ainda armas de caça e de recreio, simples ou aperfeiçoadas, nos termos do artigo 4.º do Decreto-Lei 37313, de 21 de Fevereiro de 1949.

2.º Ao restante pessoal em serviço na Polícia Judiciária, mediante autorização do director nacional, poderão ser fornecidas pistolas ou revólveres até calibre 7,65 mm ou 9 mm (0,38''), inclusive, cujo cano não exceda o comprimento de 10 cm ou 5 cm, respectivamente, desde que os funcionários se encontrem munidos da licença a que se refere o artigo 48.º (modelo n.º 5-A) do Decreto-Lei 37313, de 21 de Fevereiro de 1949.

3.º Os funcionários de investigação criminal aposentados por motivo diverso do de aplicação de pena disciplinar têm direito ao uso e porte de arma de defesa e ainda a armas de caça e de recreio, simples ou aperfeiçoadas.

4.º Os cartões de identificação a que se referem os artigos 14.º e 149.º do Decreto-Lei 275-A/2000, de 9 de Novembro, constituem título bastante para uso e porte de arma.

O Ministro da Defesa Nacional, Rui Eduardo Ferreira Rodrigues Pena, em 27 de Março de 2002. - Pelo Ministro da Justiça, Diogo Campo Barradas de Lacerda Machado, Secretário de Estado da Justiça, em 13 de Março de 2002.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/154408.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1949-02-21 - Decreto-Lei 37313 - Ministério do Interior - Comando-Geral da Polícia de Segurança Pública

    Aprova o regulamento respeitante ao fabrico, comércio, detenção, manifesto, uso e porte de armas e suas munições.

  • Tem documento Em vigor 2000-11-09 - Decreto-Lei 275-A/2000 - Ministério da Justiça

    Aprova a Lei Orgânica da Polícia Judiciária.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda