Despacho (extracto) n.º 21 763/2006
Por despacho do presidente do conselho directivo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa de 13 de Setembro de 2006, proferido por delegação de competências, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 25 de Agosto de 2005, foi autorizado o contrato administrativo de provimento, por um ano, como professor catedrático convidado, em regime de acumulação (50%), ao Doutor Luís Fernando Cordeiro Bettencourt Sardinha, por conveniência urgente de serviço, com efeitos a partir do despacho autorizador. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
25 de Setembro de 2006. - O Secretário, João Mendes Jacinto.
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 14.º do Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, alterado, por ratificação, pela Lei 19/80, de 16 de Julho
Luís Fernando Cordeiro Bettencourt Sardinha é presidente do Instituto do Desporto de Portugal. A nível académico, exerceu funções de gestão, investigação e docência como professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi um dos principais impulsionadores em Portugal da abordagem do exercício e actividade física como veículo privilegiado de promoção da saúde e qualidade de vida, tendo liderado na última década inúmeros projectos de investigação e de intervenção na comunidade na área do exercício e saúde com crianças, adultos e pessoas idosas. Os seus interesses científicos centram-se no desenvolvimento de modelos de avaliação da composição corporal e prescrição do exercício, onde representa uma referência a nível internacional através de diversas publicações em revistas, livros e proceedings, assim como de conferências onde é convidado. A oportunidade de o Prof. Doutor Luís Bettencourt Sardinha poder contribuir para os cursos de licenciatura e de mestrado na área do Exercício e Saúde enriquecerá o nível de formação pretendida no referidos cursos, pelo que se entende que deve ser contratado como professor catedrático convidado em regime de acumulação (50%).
Carlos Alberto Ferreira Neto - Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa - Gustavo Manuel Vaz da Silva Pires.